– 16 e 17 de março –
Todas as equipas de formação do GiCA estiveram em ação este fim de semana cheio de atividade e viagens, em que o destaque vai para as sub14 femininas, que conseguiram as suas primeiras vitórias no Campeonato Nacional nas difíceis deslocações aos redutos do Sporting Figueirense (após prolongamento) e do CPN. Além disso de referir que os sub16 masculinos mantiveram a invencibilidade no Torneio Interassociações, ao derrotar o Brandoense, os sub13 masculinos regressaram as vitórias na recepção à Ovarense, bem como as sub19 femininas frente ao Gumirães.
Os sub13 masculinos, defrontaram a equipa da AD Ovarense, em que saímos vitoriosos (4-2). Neste jogo conseguimos melhorar muitos aspetos relativamente ao fim de semana passado, o que demonstra que aprendemos com os nossos erros e esforçamo-nos para melhorar. Em relação ao ataque, melhoramos consideravelmente na ocupação dos espaços e também nas movimentações coletivas, conseguindo concretizar após cortes e vários passes no ataque. Apesar disso, em alguns momentos do jogo ainda cometemos erros nas tomadas de decisão de quando deveríamos jogar 1×1. Na defesa melhoramos nas ajudas, mas precisamos de ser mais consistentes na recuperação defensiva.
Jogaram: Afonso Seabra, Martim Pinto, Martim Santos, André Monteiro, Santiago Henriques, Rodrigo Gaspar, Martim Henriques, João Matos, Guilherme Ferreira, José Santos.
Treinadora: Ana Martins
Os sub16 masculinos deslocaram-se a Paços de Brandão para defrontar a equipa local. Um jogo que prevíamos de grau de dificuldade elevada, mas que conseguimos estar à altura. Conseguimos estar muito bem nos processos defensivos e fomos perspicazes nos processos ofensivos. Foi um jogo muito importante para a nossa evolução como equipa pois tivemos vários momentos de aprendizagem, e momentos em que tivemos que saber ser mais fortes que o adversário (GRIB 61 – GiCA 66). É, agora, importante continuarmos a aprender com os erros e continuar focados nos processos ofensivos e defensivos.
Jogaram: João Pedro, Célio Teixeira, Telmo Tomás, Rafael Loureiro, João Rodrigues, Rodrigo Idanha, André Mourão, André Balseiro, André Leitão, Ricardo Pinho, Diogo Marques e João Valente.
Treinador: Sérgio Silva
A equipa de Sub-14 Femininos teve fim-de-semana em dose dupla, os últimos jogos da primeira fase do Campeonato Nacional. Sabíamos que seriam dois dias difíceis, afinal eram dois jogos “fora” e frente a adversários que nos tinham vencido na primeira volta do campeonato. No sábado deslocámo-nos até à Figueira da Foz, para defrontar o Sporting Figueirense. O jogo foi sempre bastante equilibrado, no entanto nem todas as nossas ações em campo tinham a dose de energia suficiente para conseguirmos ser superiores tanto no momento de atacar, como no de parar a jogadora com bola adversária. Apesar disso, algo que fomos sempre capazes de cumprir foi o facto de corremos mais do que as outras. Isso foi essencial para levarmos o jogo ao prolongamento e vencê-lo. Claro que também acrescentámos uma boa dose de garra, determinação, união, bem como uma grande maturidade a gerir os 5 minutos extra, conseguindo um parcial de 13-2 e alcançando uma vitória muito merecida (Sporting Figueirense 40 – GiCA 51).
No domingo viajamos para o norte, fomos até Ermesinde para o último jogo desta fase do campeonato (CPN 46 – GiCA 48). Tínhamos pela frente um adversário difícil (na primeira volta tínhamos perdido por 30), por isso precisamos de conseguir jogar com mais garra e determinação que no dia anterior. Foi nessa vontade que pegámos e juntámos à nossa boa defesa todo o campo e ao jogo coletivo em meio campo, que nos fazia ter boas situações de lançamento. Tivemos ainda algumas dificuldades em parar a jogadora com bola, algo que precisamos de continuar a melhor muito. Lutamos bem nas tabelas e foi o jogo em que melhor jogamos em todo o campo, não perdendo bolas quando íamos para o nosso campo (fazendo mesmo que o adversário recuasse a sua defesa a todo o campo). Num jogo que também se pautou pelo equilíbrio, estivemos, contudo, sempre atrás do marcador na segunda parte. Mas porque nunca baixamos os braços, nem desacreditamos, empatámos o jogo, passámos para a frente e fomos capazes de segurar a vantagem mínima até ao final. Esta foi uma ótima forma de terminar mais uma fase do nosso percurso. Melhorámos muito da primeira para a segunda volta da competição, conseguindo compreender que os desafios em campo vão sendo sempre cada vez mais difíceis e, por isso, nós temos que ser cada vez melhores. Daqui a duas semanas seguimos na competição nacional, desta feita para a Taça Nacional, onde iremos defrontar novamente o Sporting Figueirense e CPEsgueira, para além do CLIP, UAAAroso e AAC. Vamos continuar de mangas arregaçadas, porque mantemos em mente que “queremos mais”.
Por fim, temos ainda que agradecer o apoio dos pais, nesta jornada dupla fora de casa, que foi de um espírito incansável e que muito ajudou a equipa nos momentos de superação.
Jogaram: Ana Marta Neves, Anastácia Okhremenko, Beatriz Seixas, Carolina Seixas, Érica Coelho, Madalena Picado, Maria Beatriz Dias, Maria Luís Neves, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Salomé Neves.
Treinadoras: Leonor Silva e Andreia Branco
Este Sábado, com as sub14 “B” femininas, deslocamo-nos ao Pavilhão do Galitos para realizarmos o nosso segundo jogo. Apesar de já prevermos uma deslocação difícil, fomos com vontade de jogar e de fazer o nosso trabalho o melhor possível. Foi uma partida muito difícil para a nossa equipa, face à diferença técnica, frente a um adversário com muito mais experiência e capacidade. Agora segue-se uma semana de trabalho em que nos temos de focar em muitos aspetos técnicos individuais para não continuarmos com receio de “fazer” as coisas no jogo. O mais importante destes jogos é a capacidade de não desistir e de continuar a lutar até ao último segundo. Confiar e acreditar no trabalho que está a ser feito e evoluir todos os jogos (Galitos 113 – GiCA 4).
Jogaram: Mara Antunes, Beatriz Antunes, Erica Coelho, Inês Cruz, Camila Almeida, Juliana Pinheiro, Sara Tavares, Ana Lúcia, Joana Figueiredo e Margarida Silva.
Treinadora: Andreia Branco
A equipa de Sub-16 Femininos recebeu o MaiaBasket, para o início da segunda volta da Taça Nacional. Tendo tido uma boa prestação no fim de semana anterior, era importante continuarmos a subir no nosso caminho. Entrámos em campo com uma boa agressividade defensiva a todo o campo, que foi essencial para nos manter a competir durante todo o jogo. Na primeira parte estivemos melhor a criar situações de vantagens a partir do 1×1 enquanto na segundo fomos menos objetivas é essencialmente pioramos a decisão do passe. Ao nível da defesa continuamos a precisar de continuar a melhor a defesa da bola, especialmente quando temos pela frente equipas como jogadoras fortes quando têm a bola na mão. Com tudo isso, conseguíamos sair ao intervalo a vencer por 7 pontos, mas não capazes de manter a vantagem no terceiro período. Nos minutos finais a perder por 7 pontos, fruto de um ataque rápido e um roubo de bola, colocamos o jogo a 3 pontos, mas não tivemos maturidade para aproveitar essa investida (GiCA 51 – MaiaBasket 60). Algo que também iremos continuar a trabalhar. Sentimos que o nosso jogo esta a melhorar, por isso, estamos em altura de continuar a acreditar no nosso trabalho e a investir ainda mais nele. A ideia é continuarmos a subir todas as semanas, com frutos aos fins de semana.
Jogaram: Ana Cândida, Ana Jorge Silva, Bruna Prazeres, Catarina Martins, Cláudia Almeida, Juliana Duarte, Leonor Cabral, Mafalda Lúcio, Maria Luís Rodrigues, Mariana Pina, Matilde Picado.
Treinadoras: Leonor Silva e Beatriz Melo
Os sub14 masculinos receberam, para a Taça Distrital, a Casa do Benfica de Oliveira de Azeméis, adversário que entrou muito melhor que nós, num primeiro período onde estivemos muito apáticos e em que não cumprimos sistematicamente os nossos princípios, nomeadamente ao nível da transição defensiva. Este “incumprimento” custou-nos uma desvantagem de 14 pontos no final dos primeiros 10 minutos de jogo, que nos obrigou a subir a intensidade e o ritmo de jogo a partir do 2.º período. Já estávamos na frente ao intervalo e melhoramos ao longo do jogo, sendo que a diferença máxima apareceu no final (GiCA 59 – Benfica Ol. Azeméis 41) contra um adversário bem organizado, bem orientado e que nunca virou a cara à luta. Continuamos, à terceira partida desta Taça Distrital a revelar grandes dificuldades em elevar o nível do nosso jogo, principalmente nas questões individuais, com notórias desconcentrações e irresponsabilidades que impedem o jogo coletivo de evoluir como pretendíamos.
Jogaram: Daniel Do Bosh, Alexandre Fernandes, Martim Santos, Tiago Colaço, João Matos, Guilherme Ferreira, Guilherme Pereira, Marcelo Reis, Martim Pinto, Bernardo Baptista e Rafael Paiva.
Treinadores: Luís Araújo e Nuno Hipólito
“Espelho de uma semana”
Depois de uma semana atribulada de treinos a equipa deslocava-se a Alfena para defrontar a equipa local.
Apesar de uma boa entrada, assim que perdemos a vantagem no resultado nunca nos conseguimos encontrar, fruto dos muitos erros defensivos e da falta de eficácia (e lançamentos) no ataque (Alfenense 67 – 41 GICA).
Devemos aprender com os erros.
Jogadores: Leonardo Silva, Joel Anjos, Miguel Colaço, Ricardo Almeida, Jorge Framegas, Célio Teixeira, João Marçal, João Pedro, Simão Fragoso, Gonçalo Costa e Telmo Tomás
Treinador: Luís Seixo
As sub19 femininas, neste domingo receberam a equipa do Gumirães para mais uma jornada do Torneio Interassociações, num jogo que se revelaria bastante desequilibrado. Entramos fortes no jogo, pois não conhecíamos o nosso adversário e rapidamente ganhamos uma vantagem que foi aumentando até ao fim, uma palavra para o nosso adversário que nunca deixou de lutar (GiCA 92 – Gumirães 24).
Jogaram: Bruna Alves, Filipa Santos, Rita Baptista, Catarina Castanheira, Silvania Mendes, Ana Silva, Alexandra Marques, Mafalda Lúcio.
Treinador: Nuno Hipólito.