Warning: Parameter 2 to wp_hide_post_Public::query_posts_join() expected to be a reference, value given in /home/gica/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286
História |

História

O GINÁSIO CLUBE DE ÁGUEDA (GiCA), é uma instituição centenária e de utilidade pública, fundado no longínquo ano de 1909 a 17 de março, por um grupo de homens dinâmicos e mobilizadores do associativismo à época.

O contexto inicial da atividade desta associação, incidia nas práticas sociais, como jogos tradicionais, saraus, bailes, convívio e excursões, tendo sido na década de 60 com particular iniciativa do nosso Sócio nº 1 Guilherme da Silva Guerra no ressurgimento do Clube, que proporcionou viragem histórica no seu dinamismo desportivo e cultural como o Campismo, a Ginástica infantil, o Atletismo, o Ténis de Mesa (de que é sócio fundador e de mérito da ATMA Associação de Ténis de Mesa de Aveiro), e o Motorismo.

Em valor desse dinamismo e em virtude de solicitações da sociedade da altura sente a necessidade de alargar a sua atividade desportiva, por isso nos anos 70 outras modalidades se iniciam neste eclético Clube, como o Karaté, a Canoagem (de que é sócio fundador da FPC Federação Portuguesa de Canoagem), o Bridge, o Basquetebol, o Rugby e o Cicloturismo, ampliado ainda à sua atividade a vertente organizacional de provas Nacionais de Canoagem, Ténis de Mesa, Karting, Bridge, Atletismo, e com especial destaque de provas de motocross, que lhe granjeou uma enorme e reconhecida projeção internacional, primeiro na pista de Casal d’Alvaro e posteriormente no Crossodromo Internacional do GiCA.

Toda esta dinamização desportiva teve os seus frutos com os reconhecidos méritos e títulos desportivos alcançados por atletas do GiCA, destacando-se aqui Adelaide Meireles no Atletismo, Bério Marques e Sérgio Varela na Canoagem, Ana Emilia Rocha no Ténis de Mesa, Manuel Massadas no Motocross, entre muitos outros que competentemente representaram e honraram as cores e valores do GiCA.

Foi com esta dinâmica desportiva que o GiCA vê a necessidade de passar das palavras aos atos, como era a de construir um pavilhão gimnodesportivo, o que por via do empenho e trabalho de muitos, conseguiu alcançar o seu objetivo, ocupando as novas instalações no início os anos 80. Desta forma, e com esta nova infraestrutura, contribuiu o GiCA decisivamente para um desenvolvimento cada vez maior do desporto Concelhio e para uma maior promoção da atividade física e de lazer.

Também e por via do crescimento e sucesso na organização de provas de motocross começa no GiCA a crescente ambição de organizar provas do Campeonato do Mundo, para isso inica a aquisição de terrenos no Casarão, local escolhido para a construção de uma nova pista de motocross do Clube, para que lhe fosse possível aspirar à organização deste tipo de eventos e corresponder às necessidades organizacionais de provas desta envergadura. O GiCA conta neste momento no seu palmarés a organização de 22 Campeonatos do Mundo e 7 campeonatos europeus, tendo desta forma prestado uma forte contribuição na projeção de Águeda, da região e de Portugal.

Por via da sua relevante atividade foi agraciado com algumas distinções das quais destacamos a Medalha de Honra Municipal atribuída pela Câmara Municipal de Águeda ao GiCA a 11 de junho de 1989, o Diploma de Mérito da FPM (Federação Portuguesa de Motociclismo) em 1987, e medalha de mérito motociclista em dezembro de 2009 pela FMP (Federação Motociclismo de Portugal), o Prémio “Alto Prestigio” em outubro de 2012 na Gala dos Campeões da Bairrada.

Em 2011 por via de candidatura ao programa de regeneração urbana das cidades procede á requalificação e ampliação do seu pavilhão que mereceu o apoio de fundos da comunidade europeia e Câmara Municipal de Águeda onde o papel do então presidente Dr. Gil Nadais foi preponderante na realização desta obra, moderna e versátil colocou o nosso Concelho no mapa desportivo e cultural nacional.

Hoje, o Ginásio Clube de Águeda, mantem o cariz dos seus propósitos “desporto e cultura” conciliando estas duas vertentes e num objetivo claro da promoção da atividade física com essência na formação, tendo em atividade o Andebol, Basquetebol, Campismo, Canoagem, Grupo Motard, Karaté, e Ténis de Mesa, movimentando mais de três centenas de praticantes o que faz do GiCA o maior e mais eclético Clube do nosso Concelho.

Os comentários estão fechados.