– 07 a 09 Dezembro –
Fim de semana pautado por progressão e superação. Foram 3 dias para as nossas equipas onde conseguimos ver em campo progressão muito significativa nas nossas sub14 e sub16 femininas no duplo confronto com a Sanjoanense, onde reduzimos claramente as diferenças da primeira volta, com muita entrega das nossas jogadoras. Entrega igualmente foi a palavra de ordem para os sub14 masculinos, que apresentando-se muito limitados, numa deslocação muito difícil levou de vencida a Oliveirense, de forma muito merecida. Destaque ainda para os desempenhos das sub19 femininas na sexta-feira, e dos sub18 masculinos, no domingo, ambos os jogos em Ílhavo contra o Illiabum em que saímos vencedores.
As sub19 femininas deslocaram-se a Ílhavo para defrontar o Illiabum, que ao longo dos jogos convosco tinha vindo a encurtar distâncias. Desde cedo que estivemos na frente do marcador apesar das dificuldades e das diferentes opções defensivas do colocadas pela equipa da casa. Fomos percebendo ao longo do jogo como ultrapassar essas dificuldades e como procurar os nossos pontos fortes a nível ofensivo. Mantivemos a invencibilidade com bastante dedicação, mas por vezes com mais “coração” do que “cabeça” e neste último aspeto que temos de melhorar (Illiabum 31 – 43 GiCA/Benetton).
Jogaram: Bruna Alves, Filipa Santos, Silvania Mendes, Catarina Castanheira, Ana Jorge Silva, Alexandra Marques, Rita Baptista, Mafalda Trindade e Inês Quintal.
Treinador: Luís Araújo.
A equipa de Sub-14 Femininas começou a segunda volta do campeonato distrital, na deslocação a S. João da Madeira na tarde de Sábado (ADSanjoanense 58 – 49 GICA).
Entrámos na primeira parte com algumas dúvidas quando atacavamos o cesto, o que não nos permitiu ser tão eficazes. A nível defensivo, fomos conseguindo condicionar o 1×1 do adversário, pecando algumas vezes na rotação da defesa e na recuperação a todo o campo, permitindo lançamentos exteriores, por um lado e, por outro, lançamentos em vantagem.
Saindo ao intervalo com uma desvantagem de 11 pontos (23-11), compreendemos que tinhamos de melhorar a nossa atitude em campo: mais guerreira e confiante. Assim, no primeiro minuto de jogo do terceiro periodo, impusemos um parcial de 8-0, obrigando ao desconto de tempo da equipa adversário. Foi, assim, que a Equipa sentiu que apenas tinha que se manter a batalhar todas as posses de bola, para se manter a discutir o jogo com uma equipa que na primeira volta tinhamos perdido por 27 pontos. Conseguimos, então, ser rápidas a sair para o ataque, ser bastante coletivas a encontrar uma vantagem, fomos confiantes a lançar ao cesto, soubemos lutar por todos os ressaltos e embora ainda com algumas dificuldades em parar o 1×1 do adversário, tivemos uma postura muito coletiva a defender. Com isto, vencemos a segunda parte por 2 pontos.
Neste jogo conseguimos voltar ao caminho que queremos seguir, fruto também de uma semana de treinos em que todas estiveram mais focadas. Agora é importante manter o foco, para continuarmos a aumentar a qualidade da nossa semana e mantermo-nos o nosso processo crescimento.
Jogaram: Ana Marta Neves, Anastacia Okhremenko, Beatriz Seixas, Carolina Seixas, Érica Coelho, Madalena Picado, Margarida Silva, Maria Beatriz Dias, Maria Luís Neves, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Salomé Neves,
Treinadoras: Leonor Silva e Andreia Branco
Os sub14 masculinos, defrontaram a Oliveirense, numa semana onde “tudo que podia correr mal correu mal” com ausências, lesões e doenças, antevendo-se um jogo muito difícil para a nossa equipa. No entanto desde o momento em que a bola foi ao ar que a nossa entrega foi fantástica. Discutimos todas as bolas divididas, melhoramos claramente a nossa defesa do portador da bola bem como a colocação face aos atacantes sem bola do lado contrário. No ataque a circulação da bola foi fluída, mudando o lado de jogo e atacando bem no 1×1, criando boas situações de finalização. Estivemos sempre na frente do marcador desde o primeiro período, e construímos uma vantagem que chegou aos 11 pontos já no 4.º período. Nos últimos 2 minutos, com o cansaço e alguma imaturidade, permitimos que todos os nossos descontos de tempo dessem posses de bola e finalizações ao adversário que encurtou a diferença para 3 pontos. Foi um trabalho espetacular da parte dos nossos jogadores que mais uma vez revelaram que nos momentos de maior dificuldade e limitação conseguem bons desempenhos. O que nos deixa satisfeitos é que esse desempenho esteve assente nos aspetos trabalhados nas últimas semanas. É daqueles dias em que vamos para casa muito satisfeitos (Oliveirense 49 – GiCA 52).
Jogaram: Tiago Colaço, Daniel Do Bosh, Alexandre Fernandes, Bernardo Baptista, Martim Santos, Sebastião Sant´Anna, Afonso Seabra e Rafael Paiva.
Treinador: Luís Araújo.
Os sub16 masculinos do GiCA foram até Oliveira de Azeméis para jogar contra a equipa da casa do Benfica de Oliveira de Azeméis. Conseguimos desde cedo exercer muita pressão a campo inteiro e recuperar muitas bolas. Nas situações de ataque organizado soubemos procurar as vantagens físicas perto do cesto e tirar proveito disso. Foi um bom jogo da nossa equipa, importante para continuarmos a aperfeiçoes as questões defensivas a campo inteiro, e a meio campo. Importante continuar a trabalhar para continuarmos a evoluir (Benfica Oliveira de Azemeis 47 – GiCA 80).
Jogaram: Diogo Pereira, Rodrigo Idanha, André Balseiro, André Mourão, André Leitão, João Pereira, Telmo Tomás, Célio Teixeira, Rafael Loureiro e João Valente.
Treinador: Sérgio Silva.
A equipa de Sub-16 Femininos começou a segunda volta do campeonato distrital com a recepção da ADSanjoanense, na tarde de domingo (GICA/Benetton 38 – 46 AD Sanjoanense).
Na primeira volta tinhamos tido um jogo muito longe de revelar o trabalho que temos vindo a construir, numa desvantagem final de 50 pontos. Desta vez, a história foi muito diferente. Desde o primeiro minuto que entrámos em campo, o coletivo prevaleceu (dentro e fora do campo). Colocámos um ambiente fantástico no pavilhão e mantivemo-nos unidas durante todo o jogo. Ao intervalo perdiamos apenas por 2 pontos, depois de uma primeira parte muito equilibrada. Na segunda parte o equilibrio manteve-se e acabou por ser nos pormenores que não fomos capazes de reverter o resultado desfavorável.
Ao nível do ataque, conseguimos correr mais rápido que o adversário para o ataque, não tivemos problemas em sair da pressão todo o campo, criámos boas situações de lançamento no 5×5, precisamos, no entanto, de continuar a melhorar a qualidade do nosso 1×1. Defensivamente estivemos sempre muito ativas e agressivas, quer em todo o campo, quer no meio campo. Provocámos maus passes ao adversário e até 24 segundos, que nem sempre conseguimos transformar em 2 pontos para nós, afinal os nervos atrapalharam-nos muitas vezes nestas situações.
Este jogo foi muito importante para a nossa Equipa. Provou que temos capacidade de ser competitivas, com qualquer equipa e que todas têm um papel importante, não tivesse sido a chave do jogo: o coletivo. Agora temos que nos manter a trabalhar e a querer melhorar, para isso, todos as semanas contam, todos os treinos contam.
Jogaram: Ana Cândida, Ana Jorge Silva, Catarina Martins, Claudia Almeida, Inês Quintal, Juliana Duarte, Leonor Cabral, Mafalda Lucio, Maria Luís Rodrigues, Mariana Pina, Matilde Picado.
Treinadoras: Leonor Silva, Beatriz Almeida
“Pressão defensiva ajudou a produção ofensiva”
Começava a segunda volta do grupo distrital de sub18 masculinos e a equipa do GICA deslocaram-se a Ílhavo para defrontar a equipa local. A ansiedade em deixar uma imagem melhor daquela que deixamos na primeira volta era imensa e o trabalho desenvolvido desde então fazia com que estivéssemos preparados para este momento.
Apenas com um minuto de jogo a equipa adversária viu-se forçada a pedir o primeiro desconto de tempo, tal era a pressão defensiva da nossa equipa e o parcial de 7-0 antes dessa paragem, surgiu com naturalidade. Muitos dos pontos desta primeira parte foram feitos em situações de 1 e 2×0, fruto das muitas bolas recuperadas no meio campo ofensivo. Em todos os momentos defensivos conseguimos ser intensos, mas ainda há certas situações nas quais podemos melhorar.
Na segunda parte a equipa do Illiabum tentou surpreender com uma defesa zona, mas conseguimos dilatar a vantagem com uma excelente seleção de tiros. A pressão defensiva não foi tão intensa, mas apesar da rotação ter sido, tanto quanto possível, alargada, não conseguimos manter os índices físicos necessários.
A equipa está de parabéns, temos que acreditar que o trabalho traz frutos e que conseguimos sempre melhor (Illiabum 49-83 GICA).
Jogaram: Joel Anjos, Leonardo Silva, João Pedro, João Marçal, Miguel Colaço, Miguel Almeida, Jorge Framegas, Ricardo Almeida, Gonçalo Costa, Gustavo Dias e Simão Fragoso.
Treinador: Luis Seixo