Basquetebol | Resumo do fim de semana

– 28 de abril a 1 de maio –

As nossas equipas tiveram desta feita um fim de semana prolongado, que teve o seu início na sexta-feira e terminou apenas na 2.ª. Foram muito jogos e muitas atividades para conferir.

Os Sub18 deslocaram-se, logo na sexta feira, a Oliveira do Bairro para defrontar os Atómicos. O GiCA não entrou bem no jogo, com os atletas muito relaxados e a construir poucos contra-ataques, chegando a estar a perder por 24 pontos. No terceiro período, a nossa equipa mostrou-se mais empenhada, correndo tanto para a defesa como para o ataque e conseguimos recuperar significativamente a diferença de pontuação, chegando mesmo a 8 pontos do adversário. No final, a derrota por 14 pontos é fruto da nossa clara falta de concentração. Jogaram: Bernardo Tavares, Ismael Manafaca, Ricardo Sambú, João Cabral, João Fernandes, Miguel Colaço, João Vidal, Leonardo e João Marçal.

Já no sábado, os nossos sub18 receberam CJS Arouca. Entramos bem no jogo com uma concretização fantástica, sendo que tudo corria bem tanto na defesa como no ataque, apesar da sempre presente dificuldade a nível de estatura. Quando viemos do intervalo estávamos a ganhar o jogo, mas não por uma diferença grande, o que não nos dava conforto no jogo. Começamos a revelar muitas dificuldades nos lançamentos que não entravam e perdemos muitos ressaltos. Fomos uma equipa totalmente diferente da que entrou no primeiro período o que deu origem a que fossemos perder o jogo por 12 pontos. Jogadores: Bernardo Tavares, Alexandre Cruz, João Fernandes, Jorge Framegas, Miguel Almeida, Ricardo Sambú, João Cabral, Gonçalo Costa, Ismael Manafaca, Ricardo Almeida

 As sub13 femininas, no primeiro jogo desta 3.ª fase do Torneio Distrital, receberam a Sanjoanense, aproveitando a nossa equipa para dar minutos a atletas que dão os primeiros passos na modalidade. Acabamos por ser superiores em todos os períodos do jogo fruto de maior ritmo e experiência. Temos agora de continuar a trabalhar para estarmos bem nos jogos seguintes (GiCA 6 – Sanjoanense 0). Jogaram: Carolina Seixas; Beatriz Seixas; Mariana Mendes; Mariana Pina; Carina; Ema Braga; Joana Cruz; Juliana Duarte; Mafalda Lúcio; Maria Luís; Matilde Picado.

Em sub14 masculinos recebemos o BC Vila Real com o resultado a ficar em GiCA 42 – BC Vila Real 58. Num jogo em que entrámos muito mal, apáticos e sem atitude, facilmente a equipa visitante ganhou uma vantagem grande no marcador, tendo a nossa equipa revelado uma incapacidade muito grande para lutar contra as adversidades. Assim, foi com naturalidade que chegámos ao intervalo a perder por 15 – 32. O 3º período foi a continuação da primeira parte, sem iniciativa nem reação, apenas no final do mesmo e no 4º conseguimos mostrar o que conseguimos fazer. No último período, um parcial de 19 x 6 foi uma mostra do que o jogo podia e devia ter sido. Pelo GiCA jogaram: João Pedro, Ricardo Pinho, Mário Lourenço, Rafael Loureiro, Célio Teixeira, Diogo Marques, André Leitão, André Mourão, Diogo Pereira e André Balseiro.

As nossas sub16 femininas voltaram a registar uma exibição muito aquém do que vinham a conseguir. Completamente distraídas e apáticas permitiram que o GRIB concretizasse quase sempre a partir de erros nossos (GRIB 64 – GiCA 19). Erros infantis nas reposições de bola, no primeiro passe após ressalto e muitas dificuldades técnicas em driblar com a mão fraca e a passar a bola. Este foi um resultado com números absurdos, se tivermos em conta os jogos anteriores com este adversário, mas foi inteiramente justo pela intensidade colocada pelo GRIB e pela inércia demonstrada pelas nossas jogadoras. Jogaram: Alexandra Marques; Mafalda Trindade; Daniela Ribeiro; Ana Jorge Silva; Catarina Vidal; Catarina Castanheira; Inês Quintal; Beatriz Pinto; Silvania Mendes; Beatriz Damásio; Leonor Cabral; e Bárbara Gorgulho.

20170430_Sub14_b 20170430_Sub14

As sub14 femininas receberam o ENESSE (GiCA 50 – Enesse 32). Entramos mal no jogo, desconcentradas a atacar e a defender, o que fez com que perdêssemos o 1.º período 12-16. A partir daí fomos fortes na defesa das linhas de passe, saímos rápido para o contra-ataque e acabamos por conseguir um parcial de 13-0. Continuamos sérias e intensas no resto do jogo e acabamos por conseguir uma vitória fácil. Jogaram: Bruna Prazeres; Ema Braga; Mafalda Nunes; Mafalda Lúcio; Ana Jorge; Joana Cruz; Matilde Picado; Inês Quintal; Cláudia Melo; Mariana Pina; Carina Abdulsatarova.

20170501_Sub19

Já as sub19 femininas, em fim de semana de jornada dupla, realizaram dois jogos totalmente diferentes. No domingo, contra o Vigorosa (GiCA 75 – Vigorosa 23), fomos mais fortes em todos os aspetos do jogo, acabando por conseguir uma vitória fácil, em que todas as atletas fizeram pontos. No dia 1 de maio, no nosso 2.º jogo da jornada, encontramos um adversário que nos colocou imensas dificuldades. Contra o Lousada (GiCA 50 – Lousada 60), entramos bem no jogo, defendemos com muita intensidade, o que nos levou ao fim do 1.º período a ganhar 12-8. No 2.º período, não conseguimos ser tão consistentes acabando por condicionar o resto do jogo. Nunca conseguimos adaptarmo-nos às mudanças defensivas do adversário entre pressão e zona, o que nos levou a cometer uma série de turnovers. Na defesa perdemos intensidade. Melhoramos na 2.ª parte acabando por ganhar o 4.º período, mas não foi suficiente. Acabou por ser um bom jogo contra um adversário com jogadoras com um ritmo diferente e vivências diferentes das nossas! Jogaram: Alexandra Marques; Mafalda Trindade; Ana Silva; Bruna Alves; Sofia Santos; Daniela Ribeiro; Filipa Santos; Mara Lourenço; Rita Baptista; Silvania Mendes.

Para finalizar, os sub16 masculinos deslocaram-se esta 2a feira a Vila Real para defrontar o Diogo Cão, num jogo pautado pelo equilíbrio do início ao fim. Podíamos justificar o resultado com uma dualidade incrível de critérios da equipa de arbitragem, um protecionismo à agressividade da equipa local, mas a verdade é que se tivéssemos convertido um terço de todos os lançamentos tentados, termos realizado apenas metade dos turnovers, o jogo podia ter sido totalmente diferente.

Começámos muito bem o jogo, com um parcial de 7-0, e, talvez com essa facilidade toda, relaxamos na defesa e perdíamos bolas fáceis no ataque, perdendo o período por 18-13. Indo atrás do prejuízo, entrámos no segundo período concentrados defensivamente, mas algo perdulários no ataque indo para intervalo a perder por dois pontos (26-24).

Na 2a parte do jogo entrámos com vontade de dar a volta, fortes defensivamente e mais assertivos no ataque, conseguindo passar para a frente do marcador. Mas o excesso de agressividade defensiva fez com que também ficássemos condicionados com faltas, que juntamente com a fraca percentagem de lançamento, nos fez perder o foco e liderança, perdendo o jogo por 7 pontos (60-53).

Jogaram: João Marçal, Jorge Framegas, Ricardo Almeida, Rúben Silva, Daniel Ribeiro, João Vidal, Miguel Colaço, Gonçalo Costa, Simão Fragoso, Miguel Almeida, João Pereira e Joel Anjos.

Os comentários estão fechados.