BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 29 de fevereiro e 1 de março – 

 

Foram verdadeiramente 2 dias “em cheio” para as nossas equipas de formação. Destaques para os sub18 masculinos que mantém a sua invencibilidade na Taça Distrital, num jogo muito difícil com o Sampaense, as sub19 femininas no Torneio Inter-Distrital Porto/Aveiro a derrotarem em casa a Sanjoanense. As sub14 femininas conquistaram a sua 1.ª vitória no Campeonato Nacional na recepção à Académica de Coimbra e logo a seguir as sub16 femininas regressaram aos triunfos frente ao Gumirães. Os sub16 masculinos derrotaram fora de portas a Oliveirense “B” para a Taça Distrital. Por fim dos sub13 “mistos” terminaram esta fase do Torneio do Futuro recebendo os Atómicos.

 

 

No passado sábado deslocamos-nos  a Oliveira de Azeméis para defrontar a Oliveirense. Começamos muito bem a partida com uma ótima intensidade defensiva, que no proporcionou vários contra ataques, e com uma boa percentagem de finalização rapidamente nos afastamos no marcador chegando ao fim do 1 período com uma vantagem de 11 pontos. No 2 período fomos mantendo a intensidade defensiva, já no ataque não fomos tão eficazes, apesar disso fomos para o intervalo na frente.

No 3.º período o menos conseguido de todos, em que tivemos alguns jogadores com 4 faltas e em que o adversário marcou a maioria dos pontos da linha de lance livre. A Oliveirense passou para a frente do marcador, na entrada do último período deixamos tudo em campo, mas as vezes jogando mais com o coração do que com a cabeça.

Apesar de todas as adversidades conseguimos acabar na frente do resultado. Uma palavra para a nossa equipa que em algumas alturas do jogo perdeu a cabeça, e com algumas atitudes individuais prejudicaram o coletivo (Oliveirense B 53-59 GICA).

Jogaram: Célio Teixeira, Ricardo Pinho, Tiago Colaço, João Pereira , Daniel Dobosch, João Rodrigues, Alexandre Fernandes, Diogo Pereira, Miguel Costa, Ricardo Pinho, Guilherme Pereira, Manuel Dias.

Treinador: Nuno Hipólito

Seccionista: Paulo Rodrigues

 

 

A equipa de Sub-14 Femininos recebeu a Académica de Coimbra para a segunda jornada da 1ª fase do Campeonato Nacional (GICA 57-54 AAC).

Entrámos muito bem jogo, com boa agressividade defensiva, a concretizar lançamentos em vantagem numérica e a encontrar boas situações para lançar ao cesto. Todas as atletas deram contributo importante e foram cumprindo as tarefas que o jogo ia pedindo.

A segunda parte já foi uma história completamente diferente. Foi como se passássemos do dia para a noite. Entrámos muito relaxadas, sem atitude e com pouco compromisso nas ações defensivas, permitindo ao adversário diminuir a diferença de 18 pontos que arrecadámos na primeira parte.

Precisamos ser sempre o 80 e nunca o 8, dar tudo durante 40 minutos, não basta 20. A única forma de o conseguirmos é através do trabalho acima dos 100% e de compreendermos, todas juntas, o caminho para a nossa equipa: queremos mais. Isso implica, ser mais cada dia, ser mais período após período, ser mais jogo após jogo, sem recuos.

Jogaram: Ana Lúcia Pereira , Ana Marta Neves, Anastacia Okhremenko, Filipa Cardoso, Geusimira Lima, Madalena Picado, Margarida Silva, Maria Beatriz Dias, Maria Clara Marques, Maria Luis Neves, Sara Pereira, Sara Tavares

Treinadoras: Leonor Silva e Andreia Branco

Seccionista: Inês Picado

 

 

 

No domingo, a equipa de sub-13 recebeu a equipa do Atómicos. Foi um jogo de estreia neste escalão para alguns atletas sub-12 e sub-14 e, apesar da derrota (1-5), todos os atletas tiveram bastante tempo de jogo, que é essencial nesta fase de formação dos atletas.

Neste jogo, demonstramos algumas dificuldades nas reações para a transição defesa-ataque, o que permitiu muitos contra-ataques dos adversário. No ataque perdemos muitas bolas por maus passes, mas melhoramos no aspeto da ocupação dos espaços.

Este foi o último jogo desta fase e, neste intervalo, vamos aproveitar para treinar os aspetos em que demonstrámos mais dificuldades, para dar continuidade ao trabalho realizado com estes atletas.

Jogaram: Lara Marques, Inês Pinto, Domingas João, Beatriz Fernandes, Adriana Tomás, Dinis Ozgunes, Tiago Fernandes, João Saraiva, José Santos, Pedro Ferreira.

Treinadora: Ana Martins

 

 

Este domingo os Sub18 tiveram um jogo difícil, tendo encontrado uma equipa forte fisicamente, que nos criou dificuldades defensivas, uma equipa que carrega no ressalto e nós nem sempre fomos capazes de bloquear/antecipar da melhor maneira.
Uma equipa que após ponto e num largo período do jogo coloca pressão a todo campo, sempre que saímos em passe e colocávamos a saída de pressão que tínhamos trabalhado, conseguíamos sair com alguma “fluidez”, quando não cumpríamos com o estabelecido, cometia-mos erros que permitiam ponto à equipa adversária.
Um 1.º quarto equilibrado, um 2.º quarto em que equipa adversária saiu com uma vantagem de 6 pontos para o intervalo.
No 3.º quarto em que entramos mais focados nas tarefas a desempenhar, mais agressivos a defender e mais dinâmicos nas acções ofensivas, conseguimos terminá-lo com 11 pontos de vantagem.
O 4.º quarto foi de muita inconstância, alternávamos coisas boas com menos boas, chegamos a ter uma vantagem de 14 pontos que não fomos capazes de gerir. Com decisões precipitadas, momento em que deveríamos controlar o jogo mas que não tivemos o discernimento necessário, “mantínhamos uma toada de jogo, que parecia que estávamos a perder” (GICA 86-82 Sampaense).
Temos que estar mais concentrados nas questões defensivas, principalmente no posicionamento da ajuda entre a linha da bola e o jogador que defendemos.


Convocados: Gonçalo Costa, Paulo Simão, André Balseiro, João Pedro, Guilherme Cardoso, Gustavo Dias, João Valente, Diogo Marques, Ricardo Almeida, Miguel Almeida, Telmo Tomás.

Treinador: João Anastácio

Seccionista: Alexandre Pereira

 

 

A equipa de sub-16 femininos terminou a primeira volta da 1ª fase do Torneio Inter-Associações com a recepção do Gumirães (GICA 87- 44 Gumirães).

Durante todo o jogo impusemos uma boa agressividade defensiva a todo o campo que criou bastantes dificuldades ao adversário. Apenas no último período é que descuidámos os nossos princípios a meio campo, permitindo que o adversário concretizasse tantos pontos neste quarto do que em todos os anteriores juntos (22 (três períodos) vs 22 (último período)).

Ao nível ofensivo conseguimos boas situações em contra-ataque fruto da boa defesa que nos fez conquistar bolas no nosso campo ofensivo ainda, no campo defensivo e de ressaltos. Também conseguimos criar bons momentos de leitura a meio campo, frente à zona 2-3 que o adversário nos impôs durante os 40 minutos do jogo.

Seguimos para uma nova semana para nos dedicarmos ao trabalho, afim de agora podermos superar a segunda volta da competição que se inicia no próximo fim-de-semana.

Jogaram: Ana Cândida Henriques, Ana Jorge Silva, Beatriz Seixas, Bruna Prazeres, Carina Abdulsatarova, Carolina Coelho, Juliana Duarte, Mafalda Lúcio, Mara Antunes, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Salomé Neves,

Treinadoras: Leonor Silva e Beatriz Melo

Seccionista: Sandrine Herculano

Os comentários estão fechados.