BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 15 a 16 fevereiro-

Neste dois dias destaque para o regresso dos sub14 masculinos à competição, agora na Taça Distrital, com a deslocação a Vagos, e para as sub14 femininas na 1.ª jornada do Campeonato Nacional, defrontando a conhecida AD Sanjoanense, num jogo em que apesar do bom desempenho coletivo, alguma ineficácia no final não nos permitiu sair com a vitória. Os sub18 masculinos mantiveram o seu bom desempenho na Taça Distrital, na recepção ao CP Esgueira, menos sorte, apesar da fantástica entrega tiveram as sub19 femininas na recepção ao GD Gafanha. Os sub16 masculinos conquistaram a sua primeira vitória na Taça Distrital frente ao Benfica de Oliveira de Azeméis e as sub16 femininas discutiram todo o jogo em São João da Madeira e sairam derrotadas por um resultado enganador. Os nossos sub13 mistos tiveram um desempenho intermitente, mas positivo frente ao ENESSE, em mais uma jornada do Torneio do Futuro.

 

A equipa de Sub-14 femininos começou a primeira fase do Campeonato Nacional, com a já conhecida equipa da Sanjoanense.

O jogo foi no geral bastante equilibrado, contudo numa primeira parte menos conseguida a nível defensivo nos penalizou para a restante partida. Era importante parar a jogadora da bola e fazer um bom balanço defensivo e não fomos competentes nesse momento, conseguimos, no entanto melhorar bastante na segunda parte.

O nosso ataque também começou muito confuso, bastante precipitado, mas também foi algo que fomos tomando melhores decisões ao longo do jogo.

Seguimos para um fim de semana de paragem da competição, por isso é muito importante aproveitar para trabalhar ainda mais, querer chegar ao próximo jogo a defender melhor e a ser mais eficazes no ataque.

Jogaram: Ana Lúcia, Ana Marta Neves, Anastacia Okhremenko, Filipa Cardoso, Geusimira Lima, Madalena Picado, Margarida Silva, Maria Beatriz Dias, Maria Clara Marques, Maria Luis Neves, Sara Pereira, Sara Tavares

Treinadoras: Leonor Silva e Andreia Branco

Seccionista: Inês Picado

 

 

 

No sábado, os sub-13 deslocaram-se a Oliveira de Azeméis, para defrontar a equipa do ENESSE, onde conseguiram conquistar a sua segunda vitória (ENESSE 2 – 5 GiCA).  Foi um jogo muito atípico, com muitos altos e baixos da nossa equipa, com muita agressividade por parte do adversário, o que acabou por nos intimidar na primeira parte do jogo. Estivemos mal a nível defensivo, muito apressados no ataque e não conseguimos ser eficazes na concretização. Na segunda parte conseguimos concentrar-nos no nosso jogo e melhoramos consideravelmente. A nível mental soubemos gerir bem o jogo devido à agressividade do adversário, procuramos os jogadores com mais vantagem, estivemos mais concentrados na defesa, o que acabou por trazer melhores resultados.

Jogaram: Matilde São Bento, Tiago Fernandes, Beatriz Fernandes, Inês Pinto, Lara Marques, André Monteiro, Pedro Ferreira, José Santos, João Saraiva. Treinadora: Ana Martins

Treinadora: Ana Martins

 

 

 

Cabia este sábado aos sub18 um jogo que se esperava difícil, dado o último confronto com o CP Esgueira. Entramos concentrados e focados no que tínhamos que fazer; “agressivos a defender” e uma maior dinâmica e velocidade ofensiva.
Estivemos bem defensivamente, esclarecidos no ataque, mas não com a velocidade pretendida nem com agressividade perante o cesto que precisamos.
O 1.º quarto foi equilibrado. Para o 2.º quarto mantivemos a boa atitude defensiva e aumentamos a velocidade do jogo e a agressividade perante o cesto o que nos levou a distanciar no marcador.
No 3.º quarto entramos muito fortes defensivamente/ofensivamente criando muitas dificuldades ao Esgueira, que não conseguiam jogar o que pretendiam, temos sofrido somente 3 pontos.
No 4.º quarto, relaxamos um pouco, fruto também da rotatividade e pela distancia no marcador (GICA 67 – 39 CP Esgueira).

Todos estiveram empenhados e focados no jogo, bem defensivamente, melhores leituras e rotações. Continuar a trabalhar e acreditar no que está a ser feito principalmente nos exercícios defensivos, estarmos sempre preparados/focados para darmos mais, melhorarmos neste aspecto do jogo para que possamos ser mais consistentes.

Convocados: Gonçalo Costa, Paulo Simão, André Balseiro, João Pedro, Guilherme Cardoso, Célio Teixeira, Gustavo Dias, João Valente, Diogo Marques, Ricardo Almeida, Miguel Almeida, Telmo Tomás.

Treinador: João Anastácio

Seccionista: Alexandre Pereira

 

 

 

Os Sub14 Masculinos iniciaram este Domingo a Taça Distrital, deslocando-se a Vagos para defrontar a equipa local. Num jogo onde deveríamos entrar forte defensivamente e práticos nos momentos ofensivos, complicámos em demasia a nossa tarefa.

Na 1.ª parte fomos muito “macios” na defesa do 1×1 e pouco coletivos nas ajudas defensivas, permitindo penetrações e lançamentos fáceis, para além de errarmos muitos passes nas saídas para o ataque e pouco esclarecidos no jogo a meio campo, levando o jogo para intervalo a vencer por apenas 10 pontos.

Na 2.ª metade do jogo pretendíamos aumentar a nossa intensidade defensiva e melhorar os nossos contra-ataques, que a tempos conseguimos, mas fomos demasiado inconstantes nessas tarefas, não conseguindo aumentar a nossa vantagem trazida do balneário e permitir ao adversário ter esperança em virar o jogo.

Mesmo com esta exibição inconstante, conseguimos levar de vencido o Vagos por 47-32. Temos que perceber que para melhorarmos o nosso jogo coletivo, temos que treinar MAIS em conjunto, para treinarmos MELHOR!!

Jogaram: Pedro Ferreira, Santiago Henriques, Martim Henriques, João Matos, Afonso Seabra,  Afonso Branco, Rodrigo Santos, João Saraiva, Martim Pinto e José Pedro.

Treinador: Nuno Brinco

Seccionista: João Seabra

 

 

A equipa de Sub-16 femininos disputou a segunda jornada da primeira fase do Torneio do Inter-Associações com o já conhecido AD Sanjoanense.

Entramos muito bem no jogo, com uma defesa coletiva agressiva que condicionou bastante o adversário, embora nem sempre fossemos competentes a parar jogadoras com bola, após assistência.

Nos últimos 5 minutos do segundo quarto, permitimos que o adversário fugisse no marcador, fruto de menos boas decisões no nosso ataque e pouco competentes no que precisávamos cumprir na defesa a meio campo.

A segunda parte voltou a ser equilibrada e conseguimos de forma fantástica de voltar a colocar o marcador com 1 ponto de diferença, já na segunda metade do 4.º quarto. Tínhamos toda a capacidade de continuar o ascendente que levávamos, mas não encontrámos facilidade em chegar ao cesto a partir daí, o que nos foi abalando bastante, levando também a que a nossa equipa cometesse algumas falhas na defesa em meio campo.

Assim o resultado final é bastante pesado (e meio injusto), não fazendo jus à nossa prestação, nem a como o jogo se desenrolou. Agora, só temos que aproveitar a paragem da competição para arregaçar as mangas, curas as lesões e mazelas e voltar bem mais forte.

Jogaram: Ana Cândida Henriques, Ana Jorge Silva, Beatriz Seixas, Bruna Prazeres, Carina Abdulsatarova, Carolina Coelho, Cláudia Melo, Mafalda Lúcio, Mara Antunes, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Salomé Neves,

Treinadoras: Leonor Silva e Beatriz Melo

Seccionista: Sandrine Herculano

 

 

As nossas sub 19 perderam com o GD Gafanha. Foi um jogo em que demonstramos uma capacidade de “luta “ digna de se registar, mas não tivemos energia para aguentar a pequena vantagem que tivemos no quarto período. Não fomos muito eficazes, falhando cestos fáceis e lances livres em alturas decisivas, mas lutamos muito no ressalto ofensivo e defensivo.  Parabéns ao GD Gafanha pela vitória, e muitos parabéns as nossas meninas, pois tudo fizeram para que o resultado fosse outro (GiCA 47  – 56 GD Gafanha).

Jogaram: Alexandra Marques , Catarina Martins , Silvana Mendes , Marisa Santos, Leonor Cabral, Maria Luís, Matilde Picado e Beatriz Pinto.

Treinador: Sérgio Silva

Seccionista: Ana Rosa

 

 

 

Na segunda jornada da taça distrital deslocamo-nos a Oliveira de Azeméis para defrontar a escola de modalidades do Benfica, tentando corrigir o resultado da 1 jornada em Ílhavo.

Entramos bem na partida, onde fomos superiores, bastante solidários na defesa, e com um jogo coletivo interessante chegamos ao fim do período com 13 pontos de vantagem.

No segundo período sentimos mais dificuldades devido a reação do nosso adversário, onde foram mais agressivos, tendo a nossa equipa cometido alguns turnovers, mas apesar disso chegamos ao intervalo a ganhar por 9.

Na segunda parte da partida voltamos a ser superiores, voltando a fugir no marcador e criando imensas dificuldades em todos os capítulos do jogo ao nosso adversário (SLB O. Azeméis 40-53 GiCA).


Jogaram: Célio Teixeira, André Leitão, André Mourão, Tiago Colaço, João Pereira, Daniel Dobosch, João Rodrigues, Alexandre Fernandes, Diogo Pereira, Miguel Costa, Guilherme Pereira, Manuel Dias.

Treinador: Nuno Hipólito

Seccionista: Paulo Rodrigues

Os comentários estão fechados.