BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 25 e 26 de janeiro – 

 

Este foi um fim de semana muito exigente para as nossas equipas, com sub14 masculinos, sub16 masculinos e femininos a competirem em fases para aceder à próximo momentos de competição. Destaque para as sub16 femininas que, ao ultrapassarem o GD Gafanha nos 2 jogos do fim de semana, asseguraram a vaga no Torneio Inter-Associações. As equipas de sub14 e sub16 masculinas discutiam objetivos diferentes. Os sub14 uma vaga na Fase Final Distrital frente ao Esgueira e os sub16 um lugar no Torneio Inter-Associações frente à AD Sanjoanense. Ambas, depois de um primeiro jogo pouco conseguido, frente a uma oposição muito consistente dos adversários, registaram desempenhos muito melhores no domingo. Mais concentrados e sempre empenhados já não foram surpreendidos. Os sub13 mistos continuaram a sua caminhada no Torneio do Futuro com um bom desempenho na deslocação ao Galitos.

 

No sábado, a equipa de sub-13 deslocou-se a Aveiro para defrontar a equipa do Galitos, no seu segundo jogo do Torneio. Entrámos no primeiro período do jogo muito apáticos, com medo de assumir e muito distraídos na defesa, o que permitiu que o adversário recuperasse muitas bolas e ganhasse o período com uma grande vantagem. A partir daí, nos períodos seguintes, melhoramos a nossa atitude perante o jogo, recuperamos muitas bolas, estivemos muito concentrados na defesa e fomos muito ofensivos no ataque, com boas jogadas coletivas, mas também situações muito positivas no 1×1. Apesar da derrota, foi um jogo em que os nossos atletas surpreenderam pela garra e vontade de jogar crescente ao longo do jogo, mas acabámos por ser vencidos pelo cansaço, no período final (Galitos 5 – GiCA 2).

Jogaram: Tiago Fernandes, José Santos, João Saraiva, Pedro Ferreira, Maria Clara Marques, Beatriz Fernandes, Lara Marques, Leonor Rodrigues.

Treinadora: Ana Martins

 

Os Sub14 Masculinos realizaram este fim de semana a liguilha que lhes permitia ter uma vaga na Fase Distrital, defrontando a equipa do Esgueira. No Sábado, realizámos o primeiro jogo em casa, mas em vez de nos apresentarmos como uma equipa unida e procurarmos processos coletivos para conseguirmos sair da pressão defensiva e 2×1 a meio campo que a equipa adversária nos apresentou, optámos por quase sempre tentar saídas em drible, o que raramente aconteceu. Mesmo conseguindo equilíbrar a partida por alguns momentos, nunca fomos coerentes nas nossas opções, perdendo por uns expressivos 82-40.

No Domingo deslocamo-nos a Esgueira para realizar o segundo jogo da liguilha, e ao contrário do que aconteceu no dia anterior, entrámos com a consciência do que terias que fazer e emendar o que de mal fizemos antes, com uma maior partilha da bola nas transições ofensivas, assim como uma melhor defesa a meio campo. Apesar de o resultado ter sido o mesmo, derrota por 64-53, a exibição foi totalmente diferente da do dia anterior, estando o atletas de parabéns pelo empenho e desempenho demonstrado.

Jogaram: Santiago Henriques, Martim Santos, David Silva, João Matos, Afonso Seabra,  Afonso Branco, Rodrigo Santos, João Saraiva, José Pedro e André Monteiro.

Treinador: Nuno Brinco

Seccionista: Francisco Santos

 

 

No fim de semana jogamos a liguilha de apuramento para o interassociações contra a equipa da Sanjoanense. No primeiro jogo em Águeda, começamos mal o jogo, sem conseguir colocar em campo o que temos trabalhado, devido em grande parte a intensidade que o nosso adversário colocou no jogo. Na segunda parte fomos dando alguns sinais de melhoria, mas nunca colocando em causa a vitória da Sanjoanense (GICA 40 – 77 ADS).

No segundo jogo em São João da Madeira, acabamos por apresentar algumas melhorias, começamos bem o jogo, causando imensas dificuldades ao nosso adversário que sofreu um parcial de 0-6 acabando o 1 período a perder 6-11, no segundo período, acabou por ser o descalabro total da nossa equipa, registando a Sanjoanense um score de 35-5, que os levou para o intervalo com uma vantagem confortável. Na segunda parte do jogo, voltamos a entrar fortes com bons momentos defensivos e ofensivos, acabando por ganhar os últimos dois períodos e levando ao resultado final. Foi um fim de semana difícil e de aprendizagem para  nós, em que pagamos caro a falta de consistência e de concentração. Nota ainda para a falta de alguns atletas de segundo ano que vinham a registar uma boa evolução e não puderam dar o contributo a equipa (ADS 61 – 48 GICA).

Jogaram: Tiago Colaço, João Rodrigues, Célio Teixeira, Miguel Costa, Alexandre Fernandes, Daniel Dobosh, Ricardo Pinho, Manuel Dias, Guilherme Pereira, André Mourão, Diogo Pereira.

Treinador: Nuno Hipólito

Seccionista: Paulo Rodrigues

 

 

A equipa de Sub-16 Femininos disputou este fim de semana o acesso à vaga no Inter-Associações com jornada dupla frente ao GD Gafanha  (GD Gafanha 31 – 60 GICA e GICA 105-28 GD Gafanha).

Para este jogo queríamos ser muito agressivas na parte defensiva e exigentes no nosso papel. Conseguimos cumprir esse objetivo bastante bem no primeiro jogo e, melhor, no segundo jogo. Contudo, a defesa na todo o campo, precisamos ainda de ser mais competentes, pois tivemos ainda algumas dificuldades a cumprir o que queríamos.

No ataque, fruto da boa defesa, conseguimos criar boas situações de lançamentos em vantagem e no próprio 5×5 estivemos claramente melhor na procurar de momentos de superioridade. Continuamos ainda de melhorar o não parar de jogar.

Ao mesmo tempo que fechamos um capítulo (competição distrital), abrimos a porta para um novo. Que seja assim, um bom re(começo) em que (re)começamos a passar de nível na nossa caminhada.

Jogaram: Alexandra Oliveira, Ana Cândida Henriques, Ana Jorge Silva, Beatriz Seixas, Bruna Prazeres, Carina Abdulsatarova, Carolina Seixas, Claudia Almeida, Mafalda Lucio, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Salomé Neves e Mara Antunes.

Treinadora: Leonor Silva, Beatriz Melo

Seccionista: Sandrine Herculano

 

 

A equipa de Sub-14 Femininos realizou um jogo de treino com o Académico FC (ABPorto) na manhã de Domingo, para preparação para a Final 6 Distrital no próximo fim de semana.

Foi um jogo competitivo, com um adversário com argumentos interessantes para nos porem à prova. Tivemos bons momentos defensivos, enquanto estivemos focadas nas tarefas e fomos coletivas nesse papel. Criámos algumas situações de contra-ataque e de vantagem a partir do 1×1. Contudo, não fomos consistentes ao longo de todo o tempo que estivemos em campo.

Assim, partimos para mais um semana de trabalho à procura da exigência certa, em todas as ações. Estamos juntas nesta caminhada de querer sempre mais um bocadinho todos os dias.

Jogaram: Ana Lucia, Ana Marta Neves, Anastacia Okhremenko, Camila Almeida, Geusimira Lima, Madalena Picado, Margarida Silva, Maria Beatriz Dias,  Maria Luís Neves, Maria Morais, Sara Pereira, Sara Tavares

Treinadoras: Leonor Silva e Andreia Branco

Seccionista: Inês Picado

 

 

 

 

 

Os comentários estão fechados.