BASQUETEBOL | RESUMO DESPORTIVO

– 18 a 19 Novembro –

Com as nossas equipas a participarem nas respetivas competições, temos um fim de semana onde continuamos a demonstrar uma evolução muito positiva nas exibições. Este fim de semana foi passado principalmente a jogar fora de portas, à exceção das Sub19 femininas que receberam a Sanjoanense.

Em tempo de galas, poderíamos dizer que os atletas do sub16 masculinos fizeram uma exibição de gala, mas não. Gostaria de realçar a capacidade mental e a ética de trabalho destes jovens jogadores, que mesmo em um jogo sem dificuldades conseguem compreender as dificuldades que a equipa técnica vai colocando a sua própria equipa. Um jogo que nos faz pensar que esta competição pode não estar bem pensada. Este grupo feito, copiado de anos anteriores, talvez não tenha sido feito a pensar no que seria o melhor para a evolução dos atletas da região de Aveiro. “A vida é um processo de crescimento, uma combinação de situações que temos de atravessar. As pessoas falham quando querem eleger uma situação e permanecer nela. Esse é um tipo de morte (ANAIS NIN) o resultado é o menos importante. Parabéns ao Sangalhos e à sua equipa que nunca desistiu do jogo.

23668922_1997516340519640_1371394808554748016_o

Jogaram: João Pedro, Ricardo Almeida, Diogo Marques, Gonçalo Costa, Henrique, Miguel Almeida, Simão Fragoso, João Balseiro e Gustavo Dias.

Treinador: Sérgio Silva

A equipa de Sub14 masculinos deslocou-se a Alquerubim, para defrontar o SC Beira-Mar “B”, de onde trouxe uma vitória 99-32. Os nossos atletas entraram no jogo com grande vontade de ganhar e estar na frente do resultado, o que foi que aconteceu. Ganhamos logo grande vantagem sobre o adversário, dando assim hipótese de estarmos mais confortáveis. O jogo foi decorrendo, a nossa vantagem foi aumentando e íamos definindo alguns objetivos no jogo, criando dificuldades, para ver como a nossa equipa reagia e se conseguia continuar a jogar. Os atletas corresponderam de forma positiva. Chegamos ao final com um vitória por uma diferença grande, mas soubemos sempre respeitar o adversário, algo que temos incutido aos nossos atletas.

DSC_0156 (Copy) DSC_0194 (Copy) DSC_0213 (Copy)

Jogaram: João Rodrigues, André Leitão, João Pereira, Diogo Pereira, Célio Teixeira, Rodrigo Idanha, Alexandre Fernandes, Guilherme Pereira, André Mourão, Daniel Dobosh e Ricardo Pinho.

Treinador: Jorge Moreira

 A equipa do GICA sub14 masculinos “2005”, deslocou se a Ílhavo onde fomos derrotados por 76-51. O GICA entrou bem no jogo, muito empenhado, querendo roubar a bola sempre a defender campo inteiro com grande intensidade. Fomos criando algumas situações de ataque coletivas, apesar dos naturais erros por falta de experiência, mas é para isto mesmo que estes jogos servem, para que os atletas mais novos evoluam e se tornem mais confiantes no seu trabalho realizado durante a semana. Apesar de nunca termos estado na frente do marcador, continuávamos mesmo assim a tentar corrigir os nossos erros e a melhorar. No final do jogo conseguimos mesmo chegar à marca dos 50 pontos convertidos. Segunda-feira regressaremos para melhorar cada vez mais as nossas capacidades técnicas e táticas.

SUB14 B (Copy)

Jogadores: Alexandre Pereira, Guilherme Pereira, Daniel Dobosh, Diego Correia, Afonso Fernandes, Martim Pinto, Martim Santos, Sebastião Santana, Rafael Paiva, Bernardo Batista e Jonatas Teixeira.

Treinador: Jorge Moreira

As Sub14 femininas, deslocaram-se à Gafanha da Nazaré para defrontar a equipa local (Gafanha 44 – GICA 66). Foi um jogo que só teve equilíbrio no primeiro período, pois um parcial de 14-0 a terminar o segundo parcial destacamo-nos no marcador. O adversário apesar de estar atrás, nunca virou a cara à luta e obrigou-nos a estar sempre despertos e intensos. Depois de uma excelente semana de trabalho, colocamos em prática de forma muito efetiva os conteúdos a que demos mais atenção, nomeadamente bloqueio defensivo, saída para o ataque e a agressividade a jogar 1×1 com bola. De destacar o contributo muito interessante de todas as atletas, o que é revelador do desenvolvimento individual de todo o grupo.

177_s

Jogaram: Salomé Neves, Bruna Prazeres, Rafaela Pinto, Mariana Mendes, Beatriz Seixas, Cláudia Melo, Carolina Seixas, Ana Jorge, Juliana Duarte, Carina Abdulsatarova, Cândida Henriques e Mafalda Lúcio.

Treinador: Luís Araújo.

As Sub16 Femininas disputaram este Domingo, mais um jogo da 2ª Fase do Campeonato Distrital contra o Gafanha, equipa que já havíamos defrontado e vencido na 1ª Fase. Um jogo que se previa equilibrado, rapidamente o deixou de ser, pois a ausência ao jogo no 2º e 3º período por parte das atletas do GICA e a falta agressividade/concentração defensiva, criou um fosso de 32 pontos difíceis de ultrapassar. No 1º período, mesmo com alguma apatia defensiva, conseguimos equilibrar o jogo, acabando o período a perder por 3 pontos (14-11). Sem nada que o fizesse prever, entrámos no 2º período com ainda menos vontade de defender e procurando constantemente soluções individuais para atacar o cesto, tal como muitos passes forçados que deram contra-ataques fáceis para a equipa adversária, indo para intervalo a perder por 15 pontos (30-15). Após intervalo, em vez de demonstrar em campo que podíamos e devíamos fazer mais, entrámos ainda menos concentradas e mais apáticas, permitindo as adversárias fazer o que bem entendessem no ataque, com lançamentos sem qualquer oposição e sem ajudas coletivas, tal como não confiar nos processos ofensivos da equipa e procurar frequentemente soluções individuais, sofrendo um parcial de 20-3. No 4º período, como se nada tivesse acontecido 20 minutos antes, conseguimos voltar a entrar no jogo, com uma maior predisposição defensiva e solidariedade ofensiva, conseguindo encurtar distâncias com um parcial 5-16, mas insuficiente para dar a volta ao jogo, perdendo por 55-34. O resultado espelha perfeitamente a pouca “transpiração” defensiva e falta de confiança nos processos de equipa.

IMG_0817

Jogaram: Leonor Cabral, Alexandra Marques, Mariana Pina, Daniela Ribeiro, Bárbara Gorgulho, Joana Cruz, Ema Braga, Beatriz Pinto, Mafalda Nunes, Matilde Picado, Inês Quintal e Catarina Castanheira.

Treinadores: Nuno Brinco e Andreia Branco

Nesta terceira jornada do grupo distrital de sub18 masculinos, a nossa equipa deslocou-se a Ílhavo para defrontar a sua congénere do Illiabum. Dado o histórico de confrontos entre ambas as equipas, não se afigurava um jogo fácil, mas sim de grande intensidade e várias mudanças no marcador. Ao longo do jogo a equipa manteve-se com uma atitude e postura defensiva que lhe permitiu sofrer apenas 24 pontos, perfazendo uma média de apenas seis pontos sofridos por casa período. Ofensivamente ainda revelamos alguma ansiedade na hora da tomada de decisão e na finalização, assim como alguma falta de rotinas de alguns jogadores, mas os 51 pontos marcados não fogem à média de pontos marcados desde o início da época. Vitória importante, num campo difícil e que serve para confirmar o bom trabalho realizado por toda a equipa durante a semana (Illiabum 26 – GICA 51).

456_s

Jogaram: Daniel Ribeiro, Joel Anjos, Ricardo Almeida, João Fernandes, João Cabral, Alexandre Morim, Alexandre Cruz, João Vidal, João Marçal, Leonardo Silva, João Pedro e Miguel Colaço.

Treinador: Luís Seixo

As sub19 femininas, defrontaram a Sanjoanense num jogo que à partida sabíamos que seria complicado, contra um adversário que nos tinha ganho por 19 pontos na primeira fase. Entrámos mal no jogo, com uma defesa pouco agressiva e dificuldade em concretizar o que nos fez chegar ao final do primeiro período a perder 8-13. Melhorámos, fomos mais intensos, provocando alguns turnovers à Sanjoanense, chegando ao intervalo empatados. No terceiro período mantivemos a intensidade, mas com o avançar do jogo deixámos de conseguir concretizar os lançamentos o que facilitou a tarefa à Sanjoanense. No quarto período melhoramos, passámos para a frente do marcador, mas no fim algumas más decisões e precipitações levou ao resultado final (GICA 50-56 Sanjoanense).

IMG_0819

IMG_0809

Jogaram: Bruna Alves; Silvania Mendes; Rita Baptista; Mafalda Trindade; Sofia Santos; Filipa Santos; Ana Silva; Natacha Ferreira.

Treinador: Nuno Hipólito

Os comentários estão fechados.