BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 10 a 13 de outubro –

Os nossos “fins de semana” de competição têm estado cada vez mais alargados, visto que desde a noite de quinta-feira até ao final da tarde de domingo as nossas equipas estiveram em jogos oficiais. Iniciamos na 5.ª feira com a recepção dos sub18 masculinos ao Sangalhos, num jogo bem disputado, e continuamos na 6.ª feira com a recepção das sub19 femininas ao ENESSE, onde somaram a sua primeira vitória.

 

Na 3º Jornada para o Campeonato Distrital, a equipa do Gica recebeu o Sangalhos, numa disputa que teve como resultado, GICA 53 – 80 Sangalhos.
Entramos bem no jogo, tendo um boa dinâmica na transição ofensiva aquando da recuperação de bola e reagimos bem à perda de bola na recuperação defensiva.
O único aspeto menos positivo foi a rotação defensiva, chegávamos muitas vezes atrasados aos atiradores, não conseguindo contrariar o lançamento, facto que a equipa adversária ia aproveitando com uma boa percentagem nos lançamentos de curta e longa distância. Saímos para o intervalo a perder por 10 pontos.
Ao intervalo tentamos retificar o que de menos bom tínhamos feito, principalmente as saídas em close out mais assertivas e nas rotações mais rápidas.
Melhoramos a dinâmica ofensiva naquilo que era o 5X5 em meio campo, para criarmos maiores dificuldades defensivas e melhores situações para lançamento.

Mas não entramos bem na 2ª parte, permitindo à equipa adversária um parcial de 8 a 0, o que levou a uma distância no marcador para 18 pontos de diferença; mesmo assim, não desistimos, continuamos a lutar, embora não da melhor maneira: mais desconcentrados nos aspetos defensivos, permitindo pontos fáceis e segundos lançamentos. Ofensivamente deixamos de trabalhar em equipa, individualizando em demasia, tomando piores decisões. Nessa altura a equipa acusou algum desgaste físico. Mesmo não estando bem, conseguimos por duas vezes aproximar-nos do marcador na 2ª parte, uma vez a 6 pontos e outra a 10 pontos.
Durante o jogo, sofremos 10 pontos a 2 ou 3 segundos de terminar o tempo de ataque. Boa atitude/empenho por parte dos jogadores. Os 27 pontos de diferença não refletem o empenho/luta dos atletas.

Jogaram: Ricardo Almeida, Gustavo Dias, Miguel Almeida, Gonçalo Costa, Telmo Tomás, Paulo Simão, João Valente, André Balseiro, Célio Teixeira, André Leitão, Diogo Marques.

Treinador: João Anastácio

 

Nas sub19 femininas com fim de semana de jornada dupla entramos com o pé direito, em nossa casa, ao vencer a equipa do ENESSE (GICA/Benneton 83 – ENESSE 44).  Jogo em que conseguimos rodar a equipa toda e continuar a trabalhar os processos defensivos e ofensivos para continuarmos a nossa evolução.

No segundo jogo do fim de semana a nossa equipa recebeu o Sangalhos. Entramos bem e conseguimos levar o jogo equilibrado até perto da final da primeira parte , altura em que a equipa adversária mudou a estratégia a nível defensivo e não conseguimos manter o mesmo nível ofensivo que tínhamos até ao momento. Após o intervalo sabíamos o que tínhamos que fazer para tentar superar a equipa adversária, mas elas foram mais fortes e mais experientes que nós. Lutamos e defendemos muito, mas nem sempre tomamos as melhores decisões no ataque. Parabéns ao Sangalhos que neste jogo foi superior. A nós resta-nos aprender com os “erros “ e continuar a trabalhar.

Jogaram: Catarina Silva, Alexandra Marques, Mafalda Trindade, Mafalda Lúcio, Cláudia Almeida, Mariana Pina, Leonor Cabral, Bruna Prazeres, Silvania Mendes, Beatriz Pinto, Ana Jorge.

Treinadores: Sérgio Silva e Mário Vasconcelos.

 

Os Sub14 realizaram no sábado o seu primeiro jogo oficial em casa, contra a  equipa do Sanjoanense, com o resultado final de GICA 32 – 72 AD Sanjoanense.

Ao contrário do fim semana passado, o jogo tornou-se complicado muito por culpa própria, onde não conseguimos realizar contra-ataques porque abusámos do drible e com pouca partilha da bola, assim como exagerámos do 1×1 para lançamentos exteriores e nunca para penetrações, sempre com pouco sucesso.

Aliado à pouca inspiração ofensiva, defensivamente não conseguimos reagir rápido à perda da bola e sofremos muitos contra-ataques em desvantagem, para além de sermos muitas vezes batidos no 1×1.

Mesmo assim, na 2.ª parte conseguíamos realizar alguns movimentos ofensivos interessantes em 5×5, tal como algumas penetrações a partir do  1×1 que deram em falta e ponto, tal como assistências para lançamentos de meia distância, ficando claramente a ideia que podem fazer muito mais e mais vezes.

Jogaram: Rodrigo Santos, Afonso Seabra, Martim Pinto, Martim Santos, André Monteiro, Santiago Henriques, Pedro Ferreira, Martim Henriques, João Matos, Guilherme Ferreira e José Santos.

Treinador: Nuno Brinco e Ana Martins

 

As sub16 femininas deslocaram-se à Gafanha da Nazaré para defrontar o GD Gafanha. Foi um jogo em que a nossa equipa conseguiu manter um ritmo elevado em todo o jogo, sempre concentradas na defesa. Construímos boas situações de transição ofensiva  que levaram a lançamentos fáceis e fomos sempre tentando colocar em prática os conteúdos trabalhados para as situações de 5 contra 5 em meio campo (GD Gafanha 27 – GiCA/Benneton 84).

Jogaram: Ana Cândida Henriques, Ana Jorge Silva, Beatriz Seixas, Bruna Prazeres, Carina Abdulsatarova, Carolina Seixas, Claudia Almeida, Mafalda Lucio, Mara Antunes, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Salomé  Neves.

Treinadores: Luís Araújo e Beatriz Melo

 

Na 3ª jornada da 1ª fase do campeonato distrital recebemos a equipa do Campinho, com o resultado final de GICA 79 – 34 Campinho.

Começamos o jogo algo desligados, pouco comprometidos com o trabalho que tinha-mos realizado ao longo da semana, permitindo ao adversário andar sempre por perto no marcador. Contudo, com o avançar da partida fomos melhorando, indo para o intervalo com 9 pontos de vantagem. Na segunda parte tudo mudou, entramos melhores, mais comprometidos, fortes a defender e com algumas boas situações no ataque criamos a vantagem final. De realçar na nossa equipa a estreia de dois novos atletas, e por outro lado deixar uma palavra de apreço ao nosso adversário que nunca deixou de lutar.

Jogaram: Guilherme Pereira, Ricardo Pinho, Tiago Colaço, Manuel Dias, Gonçalo Trigo, André Mourão, Diogo Pereira, Daniel Dobosch, Rodrigo Idanha, Alexandre Fernandes, João Rodrigues, João Pereira.

Treinador: Nuno Hipólito

 

A equipa de sub-14 femininos disputou mais um jogo da primeira fase do Campeonato Distrital na deslocação ao pavilhão do Beira-Mar (SC Beira-Mar 52 – GiCA 62). Num jogo que foi sempre muito equilibrado, conseguimos impor uma boa agressividade defensiva que nos fez conquistar muitas posses de bola e concretizar bons contra-ataques. Contudo precisamos continuar a melhorar a defesa da bola e ajuda, para além da confiança a atacar, a tomada de decisão e a ocupação de espaços em meio campo. Assim, agora temos que querer mais no nosso dia a dia em treino, trabalhando ainda mais para nos superaremos sempre.

Jogaram: Ana Lucia Pereira, Ana Marta Neves, Anastacia Okhremenko, Filipa Cardoso, Geusimira Lima, Joana Figueiredo, Madalena Picado, Margarida Silva, Maria Beatriz Dias, Maria Clara Marques,  Maria Luís Neves, Sara Tavares.

Treinadoras: Leonor Silva e Andreia Branco

 

Os comentários estão fechados.