BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 31 maio a 2 de junho –

Este fim de semana marcou o final da competição oficial para as sub14 femininas, na Taça Nacional, e dos sub13 masculinos, Torneio do Futuro. Continuam em competição os sub14 masculinos, que receberam o GD Gafanha, e as sub16 femininas, com uma jornada dupla com 2 grandes jogos contra a AD Ovarense e o António Aroso.

 

Esta sexta feira, a equipa de sub14 B recebeu a equipa dos Atómicos para mais uma jornada.

A falta de concentração durante o jogo todo fez com que nunca conseguíssemos estar no nosso melhor. Revelamos maior dificuldade na recuperação defensiva e em parar o jogador com bola. Na parte ofensiva continuamos a estar ‘paradas’, obrigando assim a lançamentos forçadas e a perdas de bola no drible. Acabamos o jogo com a sensação que não conseguimos realizar um bom trabalho. Espera-nos uma semana de treinos em que nos temos de focar e superar em cada momento para continuarmos a crescer.

Jogaram: Ana Marta Neves, Maria Beatriz, Margarida Silva, Filipa Cardoso, Joana Figueiredo, Camila Almeida, Mara Antunes, Beatriz Antunes, Carolina Coelho, Inês Cruz, Bárbara Pereira e Sara Tavares.

Treinadora: Andreia Branco

 

Os sub14 masculinos receberam o GD Gafanha, jogo em que garantiram o acesso à Fase Final da Taça Distrital. Desde cedo marcamos a diferença no marcador, com uma defesa intensa e rápidas transições defesa-ataque (GiCA 91 – Gafanha 44). Nunca baixamos o ritmo das nossas ações e conseguimos construir iniciativas muito interessantes nomeadamente nas reações às penetrações. Seguem-se agora 2 desafios difíceis nas receções ao Esgueira e Atómicos.

Jogaram: Alexandre Fernandes, Bernardo Baptista, Daniel DuBosh, Guilherme Pereira, João Matos, Martim Pinto, Martim Santos, Miguel Costa, Rafael Paiva, João Rodrigues e Afonso Seabra e Tiago Colaço.

Treinador: Luís Araújo.

 

A equipa de Sub-16 Femininas recebeu em casa e em jornada dupla, o Ovarense (GICA/Benetton 44 – 50 Ovarense) e o Aroso (GICA/Benetton 61 – 63 UAA Aroso). Tendo tido uma boa prestação no fim de semana anterior, era importante mantermos o bom trabalho e continuar a subida o nosso rendimento.

Num fim-de-semana com uma carga física maior (pela jornada dupla e pelo tipo de adversário que tínhamos pela frente), a consciência era que, para podermos competir, precisávamos de impor uma agressividade maior nas nossas ações em campo, bem como o de sermos capazes de correr ainda mais para defender e para atacar.

De forma geral, conseguimos impor-nos bem dentro de campo, a boa agressividade defensiva a todo o campo, foi essencial para nos manter a competir durante todo o jogo, levando o adversário a chegar a jogar com menos tempo de ataque. Em momentos conseguimos provocar a violação de 8 segundos e dos próprios 24 segundos de ataque. Na parte ofensiva, primou o ataque coletivo mas, nem sempre escolhemos o melhor lançamento e aproveitamos bem as segundas bolas.

Os dois jogos foram muito competitivos com uma margem no marcador bem reduzida. Fomos revelando uma melhor capacidade de superação e de luta, que não deixam de ser importantes mesmo que não tenhamos conseguido reverter o marcador a nosso favor. No entanto, a certeza que nunca podíamos “parar de jogar” era uma premissa que nos traria mais oportunidades de vantagem e para querer mais. Perceber que uma ação tem sempre uma reação e que nunca podemos “baixar os braços” ou deixar de persistir em nenhum momento dentro de campo, é o ensinamento a levar para mais uma semana de trabalho. O fim de semana termina com a sensação de “satisfação q.b.”, porque precisamos continuar de mangas arregaçadas no trabalho do dia a dia e confiar, acreditando no processo que demora, mas que traz resultados a quem nele investe.

Jogaram: Ana Cândida, Ana Jorge Silva, Beatriz Seixas, Bruna Prazeres, Carolina Seixas, Catarina Martins, Cláudia Almeida, Inês Quintal, Leonor Cabral, Mafalda Lúcio, Maria Luís Rodrigues

Treinadora: Leonor Silva, Beatriz Melo

 

No domingo, a equipa sub-13 masculina deslocou-se a Coimbra para defrontar o Olivais FC. Entramos muito bem nos primeiros 2 primeiros períodos que dominamos com muita energia e atenção na defesa e boas opções a finalizar. A partir do 3.º período o Olivais tirou muito partido do seu poderio físico, conseguimos vários ressaltos ofensivos, ao mesmo tempo que não conseguimos parar o portador da bola nas penetrações com eficácia. Os 3 últimos períodos foram muito bem conseguidos da nossa parte, terminando atrás no marcador por 1 ponto em todos eles. Boas ações coletivas, com boa ocupação de corredores, cortes nas costas e assistência, fizeram com que a nossa exibição fosse muito positiva, mesmo com os pequenos erros que custaram as diferenças nos finais de período (Olivais FC 4 – GiCA 2).

Jogaram: Afonso Seabra, Martim Henriques, Martim Pinto, André Monteiro, João Matos, Martim Santos, Guilherme Ferreira, Santiago Henriques.

Treinador: Luís Araújo.

 

A equipa de Sub14 Femininos recebeu a equipa do CLIP para a última jornada da Taça Nacional (GICA 61- 55 CLIP).

Depois de uma entrada um pouco atribulada, com dificuldades em correr mais do que o adversário e em parar a jogadora com bola, conseguimos no segundo quarto impor o nosso ritmo ao jogo. Uma defesa mais agressiva levou a equipa adversária a tomar más decisões o que nos permitiu roubar várias bolas e finaliza las em contra ataque.

Na segunda parte continuamos com a mesma energia, a defesa agressiva associada a boas decisões ofensivas, permitiu nos continuar na frente do marcador até ao apito final.

Este jogo encerra a participação da nossa equipa nesta competição nacional, que trouxe uma nova bagagem de experiências a todas as nossas atletas. Olhando para trás, desde o momento em que começámos a trabalhar todas juntas em Setembro 2018, apercebemo-nos do longo caminho que percorremos e, acima de tudo, que superámos. A equipa teve muitos desafios ao longo destes largos meses. Atingir a Final 6 Distrital, superar a Final 6 Distrital, conquistar o direito a participar numa competição nacional, adaptar-se um calendário desportivo exigente com equipas de diferentes realidades e, acima de tudo, cair e levantar tantas vezes. Terminar muito melhor do que se começou, é fantástico. Mas o jogo de hoje não marca um fim, mas sim um novo começo para continuar a trabalhar, com toda a energia para abraçar novas superações, porque todas queremos (muito) mais.

Uma palavra de agradecimento ao Pais das nossas atletas, que foram incansáveis no apoio à nossa equipa em todos os altos e baixo, fosse em nossa casa, fosse por esse Portugal fora.

Jogaram: Ana Marta Neves, Anastácia Okhremenko, Beatriz Seixas, Carolina Seixas, Maria Beatriz Dias, Maria Luis Neves, Mariana Mendes, Margarida Silva, Rafaela Pinto e Salomé Neves.

Treinadoras: Leonor Silva e Andreia Branco

Os comentários estão fechados.