BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 10 a 12 maio –

Este fim de semana terminava a primeira fase do Torneio Inter-Associações, que disputam as nossas equipas de sub16 masculinos, sub18 masculinos e sub19 femininos. Tinhamos situações distintas para cada uma das equipas, enquanto que os sub16 já se encontravam apurados para a final, os sub18 precisam de vencer e dependiam de resultado de terceiros, as sub19 dependiam de si próprias numa jornada dupla. As equipas mais velhas tiveram exibições com imensa entrega e empenho e saíram vitoriosas com muito mérito, os sub18 em Esgueira, e as sub19 no Académico no sábado e com o António Aroso no domingo. Os sub14 masculinos regressaram à competição com uma deslocação à Gafanha da Nazaré, enquanto que as sub14 “A” femininas deslocaram-se ao Porto para defrontar o líder da Taça Nacional, o António Aroso.

 

O fim de semana desportivo iniciou-se na sexta-feira com os sub16 masculinos. Deslocaram-se a Esgueira para disputar a última jornada da fase de grupos. Um jogo que não nos correu de feição, pois não conseguimos estar em jogo com a intensidade defensiva que nos caracteriza. Ofensivamente revelamos alguma imaturidade para atacar a estratégica defensiva do adversário. Temos de continuar a trabalhar e voltar a ter bem presente as normas defensivas tanto individuais e colectivas pois só assim poderemos criar mais dificuldades aos adversários (Esgueira 80 – GiCA 30).

Jogaram: João Pereira, Rodrigo Idanha, Célio Teixeira, Gustavo Dias, André Mourão, André Leitão, André Balseiro, Ricardo Pinho, João Rodrigues, João Valente e Rafael Loureiro.

Treinador: Sérgio Silva

 

Os sub14 masculinos regressaram à competição para a 2.ª Fase da Taça Distrital com uma deslocação para defrontar o GD Gafanha. Foi um jogo onde nos destacamos rapidamente no marcador, mas no entanto deixamos que a nossa defesa baixasse, de intensidade e agressividade, ao nível do adversário. É efetivamente no aspeto defensivo que temos de nos focar na próxima semana (GD Gafanha 35 – GiCA 81).

Jogaram: Alexandre Fernandes, Bernardo Baptista, Daniel DuBosh, Guilherme Pereira, João Rodrigues, João Matos, Martim Santos, Miguel Costa, Rafael Paiva, Tiago Colaço.

Treinador: Luís Araújo

 

Este sábado, defrontamos o Galitos em nossa casa. Apesar de termos entrado bem defensivamente, o facto de não conseguirmos ocupar bem os espaços fez-nos não conseguir atacar com qualidade, apesar de tomarmos boas decisões no 1×1, não conseguimos concretizar.

É importante realçar que o trabalho durante a semana começa a dar resultados, pequenos detalhes começam a surgir (GICA 15 – Galitos 71).

Jogaram: Sara Pereira, Maria Beatriz, Filipa, Carolina Coelho, Mara Antunes, Beatriz Antunes, Margarida Silva, Camila Almeida, Bárbara Pereira, Ana Lúcia e Sara Tavares.

Treinadora: Andreia Branco

 

Em fim de semana de jornada dupla, no sábado deslocamo-nos ao pavilhão do Académico para defrontar a equipa local.

Começamos bem o jogo fortes  a defender, a criar imensas dificuldades ao adversário, mas no ataque não estávamos a ser eficazes, fomos melhorando na finalização e chegamos ao intervalo em vantagem. Na 2.ª parte mantivemos a mesma qualidade na defesa, mas com erros no ataque permitimos ao adversário passar para a frente no marcador, fruto de alguns contra ataques. Mas com uma ótima atitude, voltamos a melhorar e acabar por ganhar o jogo (Acdémico FC 36- 45 GICA/Benetton).

No 2.º jogo do fim de semana recebemos em casa a equipa do Aroso, num jogo que era decisivo para o apuramento para a meia final. Tal como no jogo anterior, entramos bem na defesa, a obrigar o adversário a vários erros e com uma melhor finalização chegamos ao intervalo na frente. Na 2.ª parte mantivemos a mesma intensidade, até ao quarto período onde sentimos imensas dificuldades, fruto de uma melhoria significativa do nosso adversário, mas conseguimos manter-nos na frente e obter um bom resultado (GICA/Benetton 56 – 47 UAA Aroso).

Jogaram: Bruna Alves, Filipa Santos, Mafalda Trindade, Silvania Mendes, Catarina Castanheira, Mafalda Lúcio, Rita Baptista, Ana Jorge Silva, Bruna Prazeres e Alexandra Marques.

Treinador: Nuno Hipólito

 

Entrada forte permitiu gerir o jogo. Na última jornada do Torneio Inter Associações a nossa equipa de sub18 Masculinos deslocou-se a Esgueira para defrontar a equipa local, tendo ainda possibilidades matemáticas de se apurar para a fase final da competição. Depois de uma grande entrada em jogo a nossa equipa conseguiu controlar um jogo que desde cedo se mostrou intenso a vários níveis (CP Esgueira 56 – GiCA 69). Foi um excelente de jogo do ponto de vista mental, tático e técnico, sendo uma excelente forma de terminar uma época recheada de bons momentos e onde vários objetivos individuais e coletivos foram sendo cumpridos.

Jogaram: Jorge Framegas, Célio Teixeira, João Marçal, João Pedro, Simão Fragoso, Ricardo Almeida, Miguel Colaço, Miguel Almeida, Gonçalo Costa, Gustavo Dias e Joel Anjos.

Treinador: Luís Seixo

 

No domingo, a equipa sub13 masculina deslocou-se a Vale de Cambra para defrontar a equipa local. Foi um jogo muito complicado desde o início já que tivemos muitos altos e baixos. Tivemos boas situações de jogadas coletivas, em que rodamos a bola até encontrar o jogador com mais vantagem, mas também perdemos muitas bolas por penetrações forçadas ou por maus passes. Na defesa continuamos a ter muitas dificuldades na recuperação defensiva, o que nos custou muitos pontos (ACR Vale de Cambra 4 – GiCA 3).

Jogaram: Rodrigo Santos, Afonso Seabra, André Monteiro, Santiago Henriques, Rodrigo Gaspar, Pedro Ferreira, Martim Henriques, João Matos e José Santos.

Treinadora: Ana Martins

 

A equipa de Sub-14 Femininos deslocou-se ao Porto para defrontar o UAA Aroso para o inicio da segunda volta do campeonato da Taça Nacional do escalão (UAA Aroso 67-47 GICA).

Para podermos competir neste jogo precisavamos de impor uma agressividade maior ao adversário, que já conhecíamos, bem como o de ser capazes de correr mais para defender e para atacar. Tivemos bons momentos em que o conseguimos fazer e melhorámos bastante na saída para o campo de ataque (foi dos jogos que menos bolas perdemos no meio campo), contudo tivemos alguma falta de eficácia nas finalizações a atacar o cesto que nos foi penalizando. Ao nível defensivo, conseguimos ser mais coletivas na tarefa, mas demonstrámos dificuldade em parar o 1×1 do adversário. Ao nível do ressalto conseguimos ser bastante lutadoras, contudo faltou-nos por diversas vezes o bloqueio defensivo para podermos impedir cestos fáceis do adversário. Por fim, precisamos ainda de continuar a melhorar a superação ao cansaço e aos momentos em que não conseguimos concretizar, para nos podermos a manter a discutir o jogo com equipas mais agressivas e persistentes.

Jogaram: Ana Marta Neves, Anastácia Okhremenko, Beatriz Seixas, Carolina Seixas, Madalena Picado, Mara Antunes, Maria Beatriz Dias, Maria Luís Neves, Mariana Mendes, Margarida Silva, Rafaela Pinto, Sara Pereira.

Treinadora: Leonor Silva, Andreia Branco

Os comentários estão fechados.