BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 1 a 5 maio –

Consecutivamente tivemos 2 semanas com feriado pelo meio sempre com muita competição e as equipas em alta rotação. Destaque para os sub16 masculinos que carimbaram o apuramento para a Fase Final do Torneio Inter-Associações, conseguindo algo inédito no nosso historial. Por sua vez, as equipas de sub18 masculinos e sub19 femininos, vencendo os seus compromissos com Alfenense e Gumirães, respetivamente, decidem no próximo fim de semana o acesso às respetivas Fases Finais.

 

No dia 1 de Maio, as sub14 femininas “B” receberam a equipa da Ovarense “B” para mais um jogo. Entramos com uma atitude pouco agressiva o que nos levou a sofrer muitos cestos, sendo que nos últimos minutos de cada período da primeira parte conseguimos roubar bolas e sermos mais esclarecidas no ataque.  Na segunda parte, voltou-se a notar a nossa inexperiência, temos que continuar a trabalhar no nosso jogo coletivo, mas também no controlo e ‘trato’ da bola a nível individual. Seguimos para mais uma semana de treinos que serão planeados para sentirmos mais confiança no que estamos a fazer. O processo é algo que demora, mas que com trabalho se consegue.

Jogaram: Ana Lúcia, Inês Cruz, Margarida Silva, Joana Figueiredo, Mara Antunes, Geusimira, Beatriz Antunes, Carolina Coelho, Filipa, Sara Pereira, Camila Almeida e Sara Tavares.

Treinadora: Andreia Branco

 

A equipa masculina de sub-13 deslocou-se, quarta-feira, para defrontar a AD Sanjoanense e recebeu, no sábado, o Illiabum. Foram dois jogos muito diferentes no que toca ao desempenho da nossa equipa. No jogo em São João da Madeira, estivemos muito empenhados no cumprimento dos objetivos pedidos, mostramos muita garra e quisemos ganhar o jogo, o que acabou por surpreender o adversário e deu-nos a vitória (AD Sanjoanense 3-4 GiCA).  No sábado, não conseguimos repetir o bom desempenho do jogo anterior. Apesar de termos entrado bem no jogo, conseguindo o parcial de 11-2 no primeiro período, não conseguimos voltar a ganhar o domínio do jogo. Estivemos muito lentos na recuperação defensiva, apáticos na defesa coletiva e forçámos muitas situações individuais (GiCA 1-5 Illiabum). Estes jogos provaram que a consistência da nossa equipa ainda é um ponto essencial que temos de trabalhar.

Jogaram: Afonso Seabra, Martim Pinto, André Martins, André Monteiro, Rodrigo Gaspar, Pedro Ferreira, Martim Henriques, Santiago Almeida, João Saraiva, José Santos.

Treinadoras: Ana Martins, Joana Lúcio

 

Os sub18 masculinos também tiveram “dupla” jornada:

“Partes Distintas” – Tal como no jogo anterior, a equipa demorou o tempo da primeira parte a ser ela mesma. Depois de uma primeira parte no qual não conseguimos refletir toda a nossa qualidade em campo, a equipa teve uma entrada fabulosa no segundo tempo, tendo sofrido apenas um ponto no terceiro período. A partir daí limitou-se a gerir o resultado que acabaria com uma diferença de 10 pontos (GICA 65-55 Sanjoanense).

“Jogar o jogo por inteiro” – No sábado, num jogo que se avizinhava complicado dada a diferença do marcador na primeira volta, a nossa equipa precisava de vencer a partida para manter viva a esperança de poder cumprir os seus objetivos. Durante a primeira parte conseguimos ser bastante eficazes no ataque, mas o facto de termos sofrido 34 pontos não nos deixava suficientemente confortáveis no resultado. Na segunda parte, tivemos novamente uma excelente entrada no terceiro período, tendo ganho uma vantagem acima dos dez pontos, mas uma reta final da partida acabou por provocar um ou outro calafrio, tendo o adversário acabado com uma oportunidade para empatar o jogo, algo que não aconteceu. Este foi um excelente jogo da nossa parte, onde finalmente demonstrámos que podemos ser constantes ao logo de toda a partida (GiCA 69 – Alfenense 66) .

Jogadores: Joel Anjos, Simão Fragoso, João Pedro, João Marçal, Miguel Colaço, Miguel Almeida, Ricardo Almeida, Gonçalo Costa, Célio Teixeira, Jorge Framegas, Gustavo Dias e Telmo Tomás.

Treinador: Luís Seixo

 

A equipa de Sub-14 Femininos continuou a sua participação pela Taça Nacional com a deslocação no feriado ao Porto, para defrontar o CLIP (CLIP 61-51 GICA) e com a deslocação a Coimbra, para jogo com a AAC (AAC 17 – 62 GICA), no Sábado. No confronto com o CLIP, que marcou o fim da primeira volta da competição, o marcador esteve sempre muito equilibrado, sendo apenas nos minutos finais que a equipa da casa ganhou mais vantagem. Ao nível defensivo conseguimos condicionar o advertido, não fomos capazes foi de o ser consistentes ao longo de todo o jogo, nem com tanta energia e garra que era necessária. No ataque, querendo ser mais agressivas tomámos decisões que se repercutiram em demasiadas perdas de bolas, que pagávamos com pontos sofridos. No sábado, já a contar para a segunda volta da competição, enfrentávamos a Académica de Coimbra. Ao nível ofensivo fomos tomando melhores decisões coletivas, criando situações boas de lançamento e a ser efetivada no contra ataque. Na defesa conseguimos ir melhorando no “estar prontas para defender”, conseguimos parar bem o adversário, embora por vezes um pouco displicentes nos cortes para o cesto. No final do jogo, a Equipa juntamente com a grande comitiva de Pais que sempre nos acompanha e tanto nos apoia, foi assistir à final do Campeonato da Liga Feminina. Um tipo de experiências importante também no crescimento das nossas atletas.

Jogaram: Ana Marta Neves, Anastácia Okhremenko, Beatriz Seixas, Carolina Seixas, Madalena Picado, Mara Antunes, Maria Beatriz Dias, Maria Luís Neves, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Salomé Neves.

Treinadora: Leonor Silva, Andreia Branco

 

As sub19 femininas regressaram à competição no domingo na deslocação a Viseu para defrontar o Gumirães. Tínhamos pela frente um adversário que já conhecíamos e entramos na partida fortes com vontade de resolver o jogo rapidamente, chegando ao intervalo com uma vantagem de 24 pontos. Na segunda parte fomos gerindo o marcador o que ditou o resultado final. Apesar de ser uma equipa menos experiente e com menos soluções que a nossa o Gumirães nunca deixou de lutar (Gumirães 16-57 GiCA/Benetton).

Jogaram: Bruna Alves, Filipa Santos, Mafalda Trindade, Silvania Mendes, Catarina Castanheira, Mafalda Lúcio, Rita Baptista.

Treinador: Nuno Hipólito

 

Os sub16 masculinos receberam em casa emprestada (Oliveira do Bairro) e com muitas ausências a dinâmica equipa do GRI Brandoense, num jogo que nos permitia garantir o apuramento para a Fase Final da competição. Uma entrada forte permitiu-nos fugir no marcador, mas o adversário nunca virou a cara à luta, aproveitando sempre os nossos erros ofensivos para marcar em contra-ataque. Ao intervalo o marcador registava um empate. Na segunda parte o jogo foi sempre difícil e o 3.º período jogado com algum nervosismo, no entanto a nossa defesa e muita eficácia no ressalto ofensivo permitiram que nos destacássemos no marcador. Até ao final fomos avolumando a diferença com mérito (GiCA 67 – GRIB 49). A uma jornada do fim garantimos o acesso ao ponto alto da competição, mas isso não nos pode fazer perder o foco e continuarmos a progredir para levar o nosso jogo a um nível que nos permita competir com os melhores.

Jogaram: Ricardo Pinho, João Pereira, Gustavo Dias, Rodrigo Idanha, Célio Teixeira, Rafael Loureiro, André Mourão, André Leitão, João Rodrigues, João Valente, Diogo Marques e André Balseiro.

Treinador: Sérgio Silva

Os comentários estão fechados.