BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 9 a 10 março –

Depois de um breve interregno carnavalesco para a maioria das equipas, regressamos em força às competições neste fim de semana com dois dias com muitas partidas. O destaque vai inteiro para as equipas mais jovens, a estreia da equipa B de sub14 femininas, que receberam a AD Vagos, e para os sub13, na deslocação a São João da Madeira, até agora mistos, passam a ser uma equipa totalmente destinada aos rapazes, integrando um conjunto muito alargado de atletas sub12 que sobem agora mais um degrau na sua experiência competitiva. São dois passos muito importantes na consolidação dos grupos masculinos e femininos que no próximo ano serão as equipas de sub14.

 

No sábado a equipa de sub16 masculina deslocou-se à Figueira da Foz para jogar contra o Ginásio Figueirense. Foi um jogo em que nem sempre conseguimos ser competentes e eficazes, com mérito da equipa adversária que nos colocou bastantes dificuldades. Temos que ser mais colectivos e comunicativos na defesa, para termos melhores resultados nos processos defensivos. Importante realçar, que conseguimos ter cabeça fria para nos minutos finais sermos mais fortes que a equipa da casa (Ginásio Figueirense 54 – GiCA 61).

Jogaram: João Pedro, João Valente, Ricardo Pinho, André Mourão, André Leitão, Diogo Marques, Rodrigo Idanha, João Pereira, Telmo Tomás, João Rodrigues, Rafael Loureiro e Célio Teixeira.

Treinador: Sérgio Silva

 

Os sub14 masculinos receberam, para a Taça Distrital, o GRI Brandoense “B”, num jogo que acabou por se revelar bastante desequilibrado (GiCA 61 – GRIB “B” 13). Esta fase tem para nós o objetivo de servir de adaptação a novos papeis por parte dos nossos jogadores, o que implica maiores responsabilidade. Temos agora colocado desafios de, por exemplo, jogadores que passaram a ter de, por exemplo, ser responsáveis pela defesa dos adversários mais preponderantes ou conseguir encontrar soluções ofensivas em espaços mais reduzidos. O assumir desses desafios é um processo muito importante para o crescimento individual e coletivo para estarmos preparados para defrontar equipa mais competentes num futuro próximo.

Jogaram: Daniel Do Bosh, Alexandre Fernandes, Martim Santos, Tiago Colaço, João Matos, Guilherme Ferreira, Guilherme Pereira, Santiago Henriques, Bernardo Baptista e Rafael Paiva.

Treinadores: Luís Araújo e Nuno Hipólito

 

A equipa de Sub-16 Femininos fechou a primeira volta da primeira fase do Taça Nacional, ao receber o CP Esgueira, na manhã de domingo.

O CP Esgueira é outra das equipas que já tínhamos defrontado no Campeonato Distrital, por isso, para competir precisávamos de manter uma agressividade defensiva coletiva durante todo o jogo, parar a jogadora da bola e melhorar a capacidade de meter a bola no cesto. Conseguimos, assim, entrar bastante bem no jogo, cumprindo relativamente as regras defensivas, encontrando boas situações de lançamento e ganhando muito na luta das tabelas. Mais do que isso, conseguimos manter-nos consistentes, na restante primeira parte, tendo alguns erros (bastante) básicos atrapalhado o nosso foco, aumentando a desvantagem de 2 pontos do primeiro quarto, para os 10 no segundo quarto. Apesar de, ao regresso do intervalo continuarmos com algum desacerto coletivo, tanto no ataque, como na defesa, mantivemos-nos em jogo e a lutar até ao segundo final. Espelho disso foi o facto de chegarmos a estar a perder por mais de 20 pontos no terceiro quarto e terminarmos o jogo apenas 8 pontos abaixo do adversário (GICA/Benetton 54-62 CP Esgueira).

Do jogo também é de destacar o coletivo. Todas as atletas conseguiram contribuir defensiva e ofensivamente e tal foi um factor chave essencial. Por fim, este jogo marcou o regresso ao campo da nossa atleta Carina Abdutatarova, que recuperou (finalmente) de lesão (muito) prolongada (não jogava desde Fevereiro 2018). Bem-vinda de volta Carina!

Jogaram: Ana Cândida, Ana Jorge Silva, Bruna Prazeres, Carina Abdutatarova, Catarina Martins, Cláudia Almeida, Inês Quintal, Juliana Duarte, Leonor Cabral, Mafalda Lúcio, Maria Luís Rodrigues, Mariana Pina, Matilde Picado.

Treinadora: Leonor Silva

 

 

Os sub-13 defrontaram, este fim de semana, a equipa da sanjoanense. Foi um jogo que ficou marcado pela inconsistência do nosso grupo, que não soube aproveitar os pontos fracos do adversário. Entrámos em jogo muito apáticos, sem grande reação na defesa e poucas movimentações no ataque, forçando muitas penetrações sem vantagem. O adversário tinha rotinas defensivas bem trabalhadas, como a defesa do 1×1 e as ajudas, mas tinham limitações na defesa dos cortes e a nossa equipa não conseguiu tirar partido dessa fraqueza. Em relação às transições para o ataque, perdemos muitas bolas, devido a más decisões de passes ou no 1×1 forçado. Apesar disso, tivemos boas situações defensivas, em que conseguimos parar muitos contra-ataques e recuperar a posse de bola (Resultado final: ADS 4 – 2 GiCA).

Jogaram: Afonso Seabra, Martim Pinto, Santiago Henriques, Rodrigo Gaspar, Pedro Ferreira, Martim Henriques, João Matos, Guilherme Ferreira, João Saraiva, Santiago Almeida, José Santos.

Treinadora: Ana Martins

 

Depois do fim-de-semana no carnaval, a nossa equipa recebia a formação do ACER Tondela, adversário que ainda não tinha qualquer vitória nesta edição do Inter-Associações.

Os objetivos eram claros e, depois de uma boa entrada, a equipa acabou por abrandar e nem uma rotação muito alargada permitiu que a equipa reagisse à vantagem que foi ganhando (GICA  80-37 ACER Tondela).

Jogamos os mínimos para atingir a vitória, mas podemos fazer algo mais para cumprir os objetivos a que nos propusemos. Valeu pela vitória e pela integração de mais um jogador sub16 no grupo.

Dar os parabéns à equipa do Tondela, porque apesar do plantel curto, manteve sempre uma excelente atitude e deu uma boa demonstração de como estar no desporto.

Jogadores: Telmo Tomás, João Marçal, João Pedro, Ricardo Almeida, Gonçalo Costa, Miguel Colaço, Miguel Almeida, Célio Teixeira, Simão Fragoso, Leonardo Silva, Joel Anjos e Jorge Framegas.

Treinador: Luís Seixo

 

A equipa de Sub-14 Femininos arrancou para a segunda volta da primeira fase do Campeonato Nacional, com jogo em casa no final de Domingo, frente ao C. Galitos.

Defrontámos assim, a equipa que ainda não perdeu na competição e que já conhecíamos bem do Campeonato Distrital. Assim, como queríamos melhorar as nossas prestações contra este adversário, a palavra de ordem para o jogo era uma: “Passe”. Claro que precisávamos de lutar mais, querer muito mais que as outras, parar a jogadora da bola e manter uma boa agressividade defensiva coletiva, lutar pelos ressaltos e criar movimento no ataque.

Conseguimos cumprir bastante bem, na primeira parte, com a palavra de ordem e acrescentar bastantes coisas boas na defesa coletiva e nos lançamentos ao cesto, saindo ao intervalo com uma desvantagem de 10 pontos. Na segunda parte, o passe voltou a comprometer a possibilidade de competirmos. Precipitámo-nos bastante a sair da pressão todo o campo e revelámos alguma falta de confiança com a bola na mão, o que fomos pagando com demasiados pontos fáceis a nosso desfavor. No entanto, a equipa nunca baixou os braços, quando obrigávamos o adversário a jogar em meio campo, conseguimos provocar más decisões, maus passes e lançamentos com oposição, para disso, lutámos muito pelos ressaltos, corremos bem no todo o campo e até mais do que o adversários, GICA 39-68 C.Galitos (precisamos contudo de melhorar a nossa eficácia de lançamento).

No próximo fim-de-semana temos desafio em dose dupla, por isso precisamos de arregaçar bem as mangas esta semana, para nos mantermos a competir ainda melhor.

Jogaram: Ana Marta Neves, Anastácia Okhremenko, Beatriz Seixas, Carolina Seixas, Érica Coelho, Madalena Picado, Maria Beatriz Dias, Maria Luís Neves, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Salomé Neves.

Treinadores: Leonor Silva e Andreia Branco

Os comentários estão fechados.