BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 9 a 10 fevereiro –

As equipas de formação começam a voltar à sua atividade. Apesar de sub16 e sub18 masculinos e as su19 femininas só iniciarem o Torneio Inter-Associações na próxima semana, as sub16 femininas estrearam-se na Taça Nacional com uma deslocação à Maia. Os sub13 continuaram as suas boas exibições na recepção ao Vale de Cambra e as sub14 femininas confirmaram a presença no Campeonato Nacional na dupla jornada com o Gumirães.

No sábado, a equipa sub-13 recebeu e venceu o Vale de Cambra, com o resultado final 4-2, em períodos. No primeiro período conseguimos uma boa vantagem logo de início, com muita pressão na saída para o ataque adversário, em que conseguimos roubar muitas bolas, o que nos deu uma boa vantagem no resultado (17-5). No segundo período entrámos mais relaxados, o que permitiu ao adversário jogar à sua maneira e não fomos tão eficazes na defesa (9-12). No terceiro período, voltámos a vencer, mas por uma curta vantagem (8-5), com um problema no ataque, pois forçámos muitas situações em jogadas individuais. No primeiro período da segunda parte, não conseguimos mostrar as nossas capacidades, entrámos muito desconcentrados na defesa e pouco eficazes no ataque (3-9). No quinto (11-4) e sexto períodos (7-3) conseguimos repetir o desempenho do primeiro período, com grande pressão a campo inteiro, não permitindo ao adversário jogar confortável. Para além disso, no ataque explorámos várias situações de cortes e de procura dos espaços vazios, conseguindo encontrar situações de maior vantagem.

Jogaram: Rodrigo Santos, Juliana Pinheiro, Afonso Seabra, Ana Lúcia, Sara Tavares, Martim Pinto, Camila Almeida, Martim Santos, Sara Pereira, João Matos, Guilherme Ferreira.

Treinadora: Ana Martins

 

A equipa de sub-16 femininos começou a Taça Nacional com uma deslocação à Maia, pelo domingo de manhã (Maia Basket 53 – 35 GICA/Benetton). Podemos separar claramente o jogo em dois momentos totalmente diferentes: a primeira parte e a segunda parte.  Na primeira parte entrámos apáticas, deixámos que a pressão todo o campo do adversário nos causasse desconforto, fizemos inúmeros erros no passe que pagávamos com dois pontos sofridos, tivemos uma enorme dificuldade em meter a bola no cesto e os números bem o espelham, marcámos 2 pontos no primeiro período e 4 no segundo. Ao intervalo íamos para o balneário a 24-6, embora fossemos melhorado defensivamente, provocando por algumas vezes os 24 segundo ao adversário, mas sempre com muitos problemas em converter no nosso cesto. A segunda parte, foi totalmente diferente. Impusemos uma agressividade defensiva a todo o campo que condicionava o adversário, melhorámos aquando de encontrar situações para lançar ao cesto mais equilibradas (embora continuássemos com alguma dificuldade na eficácia nos lançamentos longe do cesto) e, por isso, fomos capazes de competir ao longo dos dois períodos finais. Mais uma vez, os números bem revelam com o parcial 29-29. Não é a primeira vez que a nossa entrada em campo nos penaliza para o resto do jogo. Precisamos claramente de melhorar o foco no jogo mas, mais do que isso, a energia que temos de ter para poder competir com qualquer equipa. Será este o desafio para a semana para o qual todas terão de estar em sintonia. Por fim, uma palavra ao regresso às quatro linhas da nossa atleta Bruna Prazeres, que esteve afastada por lesão prolongada. Bem-vinda de volta Bruna!

Jogaram: Ana Cândida, Ana Jorge Silva, Bruna Prazeres, Catarina Martins, Cláudia Almeida, Inês Quintal, Juliana Duarte, Leonor Cabral, Mafalda Lúcio, Maria Luís Rodrigues, Matilde Picado.

Treinadora: Leonor Silva

Os comentários estão fechados.