BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 15 a 16 dezembro –

Este foi o último fim de semana competitivo de 2018, faltando a deslocação dos sub18 masculinos a Esgueira na próxima sexta-feira. Foi um fim de semana de emoções fortes com as sub14 femininas a obrigarem o campeão CP Esgueira a prolongamento, e a vitória das sub19 femininas face à Sanjoanense depois de terem estado em vários momentos do jogo atrás no marcador. De destacar a manutenção da invencibilidade dos sub16 masculinos no Grupo Distrital e a segunda vitória consecutiva para os sub14 masculinos, desta feita frente aos Atómicos, após mais uma semana difícil de trabalho.

 

A equipa de Sub-16 Femininos terminou o ano com uma deslocação a Esgueira, para a 2ª jornada da 2ª volta do Campeonato Distrital.

Se até aqui a nossa caminha tem sido uma montanha russa ao fim-de-semana, este não foi diferente. Depois de na semana passada termos competido 40 min, neste tivemos uma incapacidade de entrar focadas, guerreiras e confiantes nas nossas coisas. Foi uma primeira parte em que cometemos erros sucessivos quando ganhávamos a posse de bola, que pagámos bem caro. Tivemos, por isso, um desacerto muito grande ao nível coletivo quer quando atacavamos, quer quando tínhamos que defender. Embora na segunda parte tenhamos melhorado na atitude, a realidade é que a primeira parte tinha sido demasiado penosa para conseguir encontrar um rumo no jogo.

Não era esta a forma que queríamos terminar o ano de 2018, especialmente quando demos provas que podíamos estar e ser diferentes (e muito melhores) ao fim-de-semana. Com a entrada de o novo ano, que possamos apenas ficar a na parte ascendente da montanha russa.

Jogaram: Ana Cândida, Ana Jorge Silva, Catarina Martins, Cláudia Almeida, Inês Quintal, Juliana Duarte, Leonor Cabral, Mafalda Lúcio, Maria Luís Rodrigues, Mariana Pina, Matilde Picado.

Treinadoras: Leonor Silva, Beatriz Almeida

 

A equipa sub13 deslocou-se, este sábado, a Ílhavo, para defrontar a equipa local. No primeiro período entramos fortes, muito consistentes no ataque e rápidos na recuperação defensiva, conseguindo assim surpreender o adversário. Nos períodos seguintes entrámos mais relaxados e pouco focados no jogo, o que nos trouxe mais dificuldades, não conseguindo parar o adversário nos contra-ataques e com a percentagem de lançamentos convertidos muito baixa. No último período voltámos a “acordar” e conseguimos concretizar vários ataques, recuperar muitas bolas e parar contra-ataques. Agora com as férias de Natal e com os treinos a não parar, temos de trabalhar mais para melhorar a consistência e a concentração, para aumentar os períodos bons durante os jogos.

Jogaram: Ana Marta Neves, Maria Beatriz Dias, Camila Almeida, Joana Figueiredo, Juliana Pinheiro, Sara Pereira, João Saraiva, Rodrigo Gaspar, Gonçalo Loureiro.

Treinadora: Ana Martins

Os sub16 masculinos do GiCA receberam e venceram a equipa do Brandoense. Um jogo em que começamos bem, o que demonstra os 14 pontos de vantagem ganhos no primeiro período. Todos os outros períodos foram equilibrados, e nós não conseguimos vencer o último período, mérito da equipa adversaria que tentou até ao fim inverter o resultado. Os nossos atletas souberam gerir o jogo nos minutos finais (GiCA 81 – GRIB 68). Importante continuarmos a trabalhar e não nos iludirmos com o que temos conseguido até aqui.

Jogaram: Diogo Pereira, André Balseiro, André Mourão, André Leitão, João Pereira, Telmo Tomás, Célio Teixeira, Rafael Loureiro, João Valente, Gustavo Dias, João Pedro e Diogo Marques.

Treinador: Sérgio Silva.

Os sub14 masculinos, conseguiram então a sua segunda vitória consecutiva, na receção aos Atómicos, depois de uma nova semana de lesões, doenças, ausências e tudo aquilo que se tem tornado o “normal” desta nossa jovem equipa. Foi um jogo onde impusemos um ritmo forte, com transições rápidas e onde chegamos a uma vantagem de 17 pontos no 3.ª período. Infelizmente, tal como na semana anterior, no 4.ª período revelamos bastante imaturidade na gestão do jogo, principalmente das posses de bola e da colocação do primeiro passe após ressalto. Terminamos, com mérito o ano a vencer e a mostrar sinais de evolução, mesmo perante as mais diversas contrariedades. Agora é tempo de recuperar de todo o desgaste do corpo, mas continuando a trabalhar de forma afincada (GiCA 53 – Atómicos 46).

Jogaram: Tiago Colaço, Daniel Do Bosh, Alexandre Fernandes, João Rodrigues, Martim Pinto, Martim Santos, Sebastião Sant´Anna, Afonso Seabra, João Matos, Guilherme Pereira e Rafael Paiva.

Treinador: Luís Araújo.

 

A equipa Sub-14 Femininos terminou o ano de 2018 com a recepção do CPEsgueira, na tarde de domingo, a contar para o Campeonato Distrital. (GICA 53 – 56 CP Esgueira, após prolongamento).

Entrámos em campo com algum nervosismo, que nos impedia de ser eficazes no ataque. Soubemos, no entanto, ir dando a volta à medida que o jogo ia avançando e terminamos o primeiro quarto com um parcial 12-2. No segundo quarto, fruto da diferença física que o adversário apresentou (como habitualmente), tivemos alguma dificuldade em parar as entradas para o cesto. O importante é que nunca baixamos os braços à luta e saímos ao intervalo com um empate, depois de uma bomba do meio da rua, da nossa Carolina. De realçar que esta só foi possivel devido ao trabalho coletivo: paramos o ataque do adversário, ganhamos o ressalto, soltamos a bola para o primeiro passe e saímos a correr para o nosso cesto.

O coletivo continuou a ser a nossa chave numa segunda parte de muito equilíbrio. Disputámos cada posse de bola, com uma entrega e energia tremenda, que nos manteve sempre em jogo. Fomos ainda muito corajosas na altura de parar o 1×1 e nunca desistimos de o fazer, mesmo quando não tivemos sucesso. Criámos boas situações de lançamento tanto exterior como perto do cesto. Demonstramos também uma união enorme, foco e maturidade no momento de levar o jogo a prolongamento.

O prolongamento exigiu uma superação física muito grande da nossa parte, afinal, tinhamos até aí dado tanto e era preciso ir buscar ainda mais energia e ainda mais coragem. Foi assim que estivemos, mantendo o coletivo muito acesso. Apenas nos ficou a faltar “um bocadinho assim” para o marcador nos dar o saldo positivo que mereciamos.

Terminando 2018 orgulhosamente muito melhor do que quando começámos (em Setembro), esta precisa de ser a nossa motivação para entrar em 2019. Queremos ainda muito mais. Porque o podemos.

Jogaram: Ana Marta Neves, Anastacia Okhremenko, Beatriz Seixas, Carolina Seixas, Érica Coelho, Maria Beatriz Dias, Maria Luís Neves, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Salomé Neves,

Treinadoras: Leonor Silva e Andreia Branco

 

As sub19 femininas neste domingo recebemos a equipa da Sanjoanense, que nos criou bastantes dificuldades. Começamos mal o jogo, a defender não conseguimos parar o nosso jogador no 1×1 e no ataque não fomos eficazes contra a defesa zona do nosso adversário, conseguimos ir melhorando com o decorrer do jogo e chegar ao intervalo a ganhar por dois pontos. No 2 parte voltamos apáticos, falhando vários cestos fáceis, e na defesa não fomos agressivos o que permitiu ao adversário passar para a frente do marcador, no último período conseguimos ser um pouco mais consistentes, o que nos levou ao desfecho final, melhor o resultado que a exibição (GiCA/Benetton 44-41 Sanjoanense).

Jogaram: Bruna Alves; Filipa Santos; Silvania Mendes; Catarina Castanheira; Matilde Picado; Alexandra Marques; Rita Baptista; Mafalda Trindade; Ana Silva.

Treinadora: Leonor Silva.

Os comentários estão fechados.