BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 09 a 11 novembro –

Este foi mais um fim de semana de muita atividade para as nossas equipas. De destacar os sub16 e sub18 masculinos a darem continuidade ao ciclo de vitorias, ao passo que as sub14 e sub16 femininas conseguiram exibições muito positivas, assente na sua atitude e agressividade, deixando boas indicações.

 

“Controlar e Acabar a Sofrer”

Na passada sexta-feira os Sub18 masculinos deslocaram-se à Gafanha para defrontar a equipa local, num campo tradicionalmente difícil.

A pressão exercida sobre a transição ofensiva da equipa adversária permitiu a criação de pontos fáceis, mas no ataque organizado bem sempre fomos esclarecidos na tomada de decisão, chegando ao intervalo a ganhar apenas por um ponto.

Na segunda parte, uma entrada muito forte permitiu ganhar uma vantagem de mais de uma dezena de pontos, diferença essa que se foi reduzindo ao longo do quarto período, o que fez com que os minutos finais fossem de alguma ansiedade nos vários momentos do jogo.

Felizmente, e ao contrário do que se passou em jogos anteriores, essa ansiedade não nos afetou na linha de lance livre e conseguimos ir contrariando a estratégia adversária.

Jogadores: João Pedro, João Marçal, Miguel Almeida, Miguel Colaço, Gonçalo Costa, Jorge Framegas, Telmo Tomás, Simão Fragoso, Ricardo Almeida, Gustavo Dias, Leonardo Silva e Joel Anjos.

Treinador: Luís Seixo

Os sub14 masculinos, depois de um jogo nada conseguido no fim de semana anterior, deslocaram-se a Oliveira do Bairro para defrontar os Atómicos (Atómicos 50 – 38). Foi um jogo muito equilibrado e com várias alternâncias no marcador. A nossa equipa mais uma vez revelou a sua inconstância ao longo do jogo, conseguindo mostrar ótimos momentos de basquetebol, com sequências de defesa agressiva, saída para o ataque em passe e finalizar com boas opções, com outros momentos de falta de agressividade, distração, má ocupação dos espaços, passes errados e lançamentos forçados. Depois de três períodos onde o jogo esteve sempre equilibrado e fomos lutadores, uma sucessão de erros no 4.º período quando estávamos em desvantagem por 1 ponto, permitiu ao adversário distanciar-se no marcador. A nossa equipa mostrou melhorias nos aspetos trabalhados, mas ainda não conseguiu ser consistente como pretendíamos. A agressividade defensiva, bem como o bloqueio defensivo têm de ser os temas a que nos vamos dedicar.

Jogaram: Guilherme Pereira, Santiago Henriques, Tiago Colaço, Rafael Paiva, Sebastião Sant´Anna, Afonso Seabra, Alexandre Fernandes, Guilherme Ferreira, Bernardo Baptista, João Matos, Martim Santos e João Rodrigues.

Treinador: Luís Araújo

Na tarde de Sábado a equipa de Sub16 Femininos recebeu o CP Esgueira para a segunda jornada do campeonato distrital (GICA/Benetton 41 – 58 CPE). A nossa Equipa demonstrou uma entrega enorme durante todo o jogo, com uma atitude sempre muito guerreira, algo completamente diferente da semana anterior. Para além disso, conseguimos ganhar muitas vezes a luta nas tabelas e provocar alguns erros ao ataque do adversário. Temos ainda que ter mais qualidade a defender a bola e a emparelhar melhor o coletivo defensivo. A nível ofensivo precisamos de ter mais confiança nas nossas regras e escolher melhor as opções de passe e lançamento ao cesto. O jogo deste fim-de-semana foi importante para voltarmos a subir na caminhada do nosso processo. Agora, precisamos de nos manter a trabalhar durante a semana, tendo como ponto de partida a atitude deste fim-de-semana.

Jogaram: Ana Jorge Silva, Catarina Martins, Cláudia Almeida, Ema Braga, Inês Quintal, Joana Cruz, Juliana Duarte, Leonor Cabral, Mafalda Lúcio, Maria Luís Rodrigues, Mariana Pina, Matilde Picado.

Treinadores: Leonor Silva e Beatriz Almeida.

Os nossos sub16 masculinos deslocaram-se a Paços de Brandão para jogar contra o GRIB. Desde cedo conseguimos demonstrar que estávamos determinados a “lutar “pelo jogo. Conseguimos ser uma equipa muito unida nos processos defensivos e saber partilhar a bola nos processos ofensivos. Mesmo com as alternâncias defensivas da equipa adversaria conseguimos ser pragmáticos e coletivos o suficiente para levar de vencida a equipa da casa (GRIB 41 – GiCA 55).

Jogaram: João Pedro, João Pereira, Diogo Pereira, André Leitão, André Mourão, Rodrigo Idanha, Rafael Loureiro, Gustavo Dias, Telmo Tomás, Célio Teixeira e Diogo Marques.

Treinador: Sérgio Silva

No Domingo, a equipa sub13 recebeu e venceu a equipa do Campinho. No primeiro período entrámos muito bem, a conseguir tirar proveito do jogo 1×1, mas também com boas movimentações ofensivas que desequilibravam a defesa (12-5). No segundo período tivemos mais dificuldades na concretização, mas também na recuperação defensiva, já que a equipa do campinho tinha um jogador muito forte com bola e mostrámos algumas dificuldades em pará-lo (3-11). No terceiro período, a nossa equipa voltou a controlar o jogo, com transições rápidas e consistentes nos ressaltos (11-4). No quarto período, conseguimo-nos adaptar às dificuldades sentidas anteriormente e, apesar do período perdido, fomos mais lutadores pelas bolas, conseguindo equilibrar o período (6-8). No quinto período, sentimos algumas dificuldades no ataque uma vez que forçámos várias situações de 1×1 quando não tínhamos vantagem, forçando lançamentos e não conseguindo concretizar. No entanto, na defesa estivemos bem, não deixando o adversário atacar confortável (8-4). No último período, notava-se que ambas as equipas queriam ganhar e mostraram-se muito lutadores. Tentámos sempre jogar coletivo, no entanto houve várias situações em que precipitámos muito o lançamento e isto não nos permitiu vencer o período (7-7). Resultado Final: 4-3.

Jogaram: Afonso, Ana Lúcia, Sara Tavares, Camila, Sara Pereira, Santiago, João Matos, Guilherme, João Tomás, Rodrigo.

Treinadora: Ana Martins.

A equipa de Sub-14 Femininas deslocou-se, na tarde de Domingo, ao pavilhão do CP Esgueira para a segunda jornada do campeonato distrital (CPE 71 – 59 GICA). Num jogo que foi muito intenso e duro, a nossa Equipa teve uma atitude e união fantástica. Um ingrediente que consideramos essencial manter, para nos ajudar a superar os desafios do fim-de-semana. Ao nível defensivo impusemos uma boa agressividade defensiva, fomos capazes de esgotar o tempo de ataque ao adversário e ainda de provocar alguns erros ao mesmo, que nos fizeram ganhar a posse de bola. Precisamos agora de continuar a trabalhar para melhorar nos bloqueios defensivos e a luta nas tabelas, especialmente contra equipas fisicamente maiores, para além de melhorarmos as rotações na defesa. No nosso ataque partilhamos bem a bola, encontrando boas situações de lançamentos perto do cesto, concretizámos bolas importantes em reposições de linha final. Vamos manter-nos a melhorar o ressalto ofensivo, a reação às ações da bola para termos mais oportunidades de lançamento exterior e a saída para o ataque em passe. O jogo deste fim-de-semana fez-nos perceber que somos capazes de coisas boas se mantivermos, em Equipa, um espírito muito lutador e uma energia forte dentro e fora de campo. Queremos mais e por isso para a semana arregaçamos mangas de novo.

Jogaram: Ana Marta Neves, Anastacia Okhremenko, Beatriz Seixas, Carolina Seixas, Érica Coelho, Madalena Picado, Margarida Silva, Maria Beatriz Dias, Maria Luís Neves, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Salomé Neves.

Treinadoras: Leonor Silva e Andreia Branco

Os comentários estão fechados.