BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 01 a 04 novembro –

O início do mês de novembro fica marcado pelo arranque da segunda fase das competições distritais, com a presença das várias equipas do GiCA. As sub14 e sub16 femininas competem nos respetivos Grupos Nacionais, que dão acesso à Fase Final Distrital, enquanto que as sub19 femininas, e os sub14, sub16 e sub18 masculinos disputam os seus Grupos Distritais, lutando para atingir o Torneio Inter-Associações. Foram bastante diferentes os nossos resultados, mas o destaque vai para a continuidade do progresso da nossa equipa de sub13 mistos, que registaram uma evolução considerável ao longo destas 3 semanas e atingiram a sua primeira vitória.

 

“Da falta de compromisso ao Cumprimento”

No passado dia 1 de novembro a equipa de sub18 recebia a congénere do Illiabum no jogo que marcava o início da nova fase do campeonato distrital. Na primeira parte a equipa entrou demasiado displicente em todos os momentos do jogo e chegou ao intervalo depois de uma exibição paupérrima e com muita falta de compromisso e entreajuda. Na segunda parte a equipa acabou por se encontrar e mudou o chip para dar a volta ao marcador (GICA 65-54 Illiabum). O resultado cumpriu os objetivos, que quase nos foram retirados pela falta de atitude do pré-jogo e na primeira parte.

Jogadores: Joel Anjos, João Pedro, João Marçal, Gonçalo Costa, Ricardo Almeida, Miguel Almeida, Miguel Colaço, Leonardo Silva, Jorge Framegas, Telmo Tomás e Gustavo Dias.

Treinador: Luís Seixo

Este fim de semana os sub-13 receberam a venceram a equipa do Vagos. Logo desde início conseguimos controlar o jogo, com boas situações coletivas, mas também situações de 1×1 com muita qualidade e, na defesa, recuperamos muitas bolas, que deram origem a contra-ataques. Durante o jogo conseguimos melhorar aspetos em que tínhamos tido dificuldades nos jogos anteriores, como a ocupação dos espaços na transição para o ataque e a recuperação defensiva. Apesar disso, ainda revelámos algumas dificuldades no jogo organizado 5×5 e no aproveitamento dos cortes para o cesto. Resultado Final-4-2.

Jogaram: Afonso, Ana Lúcia, Camila, Ana Marta, Sara, João, Juliana, Martim, Guilherme, Érica.

Treinadora: Ana Martins

Este fim-de-semana, a equipa de Sub-16 Femininas deu inicio à sua caminha na segunda fase do Campeonato Distrital (grupo nacional), com a deslocação ao pavilhão da AD Sanjoanense. O jogo esteve muito longe de espelhar o trabalho dos primeiros dois meses no campo, com uma grande falta de agressividade e atitude perante qualquer situação que tivéssemos em mãos. Constantemente acusámos uma grande ansiedade e falta de confiança no momento da tomada de decisão, falhámos na maior parte dos princípios defensivos e não fomos capazes de injectar o “querer” disputar todas as bolas (ADS 72-22 GICA/Benetton).

À parte das lesões que nos assolaram nesta primeira fase da época, como equipa não podemos deixar de acreditar no nosso trabalho diário e confiar nele quando chegamos ao fim-de-semana. Para além disso, é urgente mudar a forma como o coletivo (e individualmente) encara o desafio. O desafio é aquilo que mais faz crescer, então é preciso encara-lo com tudo o que temos e guerrear de frente.

Jogaram: Ana Jorge Silva, Catarina Martins, Cláudia Almeida, Ema Braga, Joana Cruz, Juliana Duarte, Leonor Cabral, Mafalda Lúcio, Maria Luís Rodrigues, Mariana Pina, Matilde Picado.

Treinadores: Leonor Silva, Beatriz Almeida

 

Depois de dois fins-de-semana de paragem, a equipa de Sub-14 Femininas entrou na segunda fase da competição distrital (grupo nacional), ao receber a equipa da ADSanjoenense, no domingo de manhã (GICA 34 – 61 ADS).

Após termos crescido na forma de encarar o jogo e o adversário, no último jogo da primeira fase do campeonato distrital, tínhamos todas as condições para continuarmos a subir, neste novo momento de competição. Para este jogo era importante manter essa atitude e diminuir os nossos erros, afim de não sofrermos cesto como consequência deles. No entanto, o que aconteceu foi exatamente o contrário. Tivemos muita dificuldade em parar a jogadora com bola, em negar as linhas de passe e a impor uma agressividade defensiva consistente. Éramos capazes de criar melhores vantagens em drible sobre a defesa direta e de escolher situações mais eficazes de lançamento exterior. Apesar disso, revelámos uma capacidade de superação, quando no 4º período impusemos uma agressividade nas ações em campo completamente diferente do resto do jogo.

Terminamos esta primeira jornada com a sensação que tínhamos claramente possibilidade de fazer muito mais e melhor. Precisamos de compreender, por isso, que temos de abraçar um espírito guerreiro e aliá-lo ao trabalho diário do treino. Tal irá tornar-nos muitos mais capazes e confiantes quando entrarmos em campo com adversário que seja.

Jogaram: Ana Marta Neves, Anastacia Okhremenko, Beatriz Seixas, Carolina Seixas, Madalena Picado, Margarida Silva, Maria Beatriz Dias, Maria Luís Neves, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Salomé Neves,

Treinadoras: Leonor Silva e Andreia Branco

 

Os sub16 masculinos receberam e venceram a equipa da Escola do Benfica de Oliveira de Azeméis, um jogo sem história. Desde cedo conseguimos demonstrar que éramos mais fortes que a equipa adversaria. Aproveitamos o jogo para dar muitos minutos a jogadores menos utilizados (GICA 95-37 SLB O. Azemeis). É importante continuarmos a trabalhar para estarmos bem preparados para os jogos mais competitivos.

Jogaram: João Pedro, Gustavo Dias, João Pereira, Diogo Pereira , Rodrigo Idanha, Telmo, Rafael, André Balseiro, André Mourão, Ricardo Pinho e André Leitão.

Treinador: Sérgio Silva.

As sub19 femininas receberam a Sanjoanense, um jogo que se esperava muito difícil. As nossas meninas estiveram muito bem, foram sempre uma equipa unida, conseguimos anular os pontos fortes da equipa adversaria e construir uma vitoria muito solida. As nossas atletas estão de parabéns pois tiveram um jogo muito bom a nível defensivo e souberam gerir bem os processos ofensivos (GICA/Benetton 65-39 ADS).

Jogaram: Bruna Alves, Mafalda Trindade, Rita Batista, Filipa Santos, Daniela Ribeiro, Alexandra Marques, Matilde Picado, Beatriz Pinto, Ana Jorge Silva e Silvania Mendes.

Treinador: Sérgio Silva

Os sub14 masculinos receberam a UD Oliveirense para fechar o fim de semana desportivo. Num jogo onde procurávamos continuar a nossa evolução a nível coletivo revelamos maior capacidade de partilhar a bola, tentando sempre ser mais coletivos, no entanto foi uma tarde de grande desacerto na hora de lançar ao cesto. Criamos inúmeras oportunidades para lançar completamente sozinhos e claramente temos de melhorar a nossa eficácia neste tipo de lançamentos. Infelizmente, não fomos suficientemente agressivos e “espertos” a nível defensivo, permitindo ressaltos, lançamentos curtos e contra-ataques ao adversário (GiCA 29 – Oliveirense 54). A eficácia ofensiva bem como a agressividade defensiva são os temas a que temos de nos dedicar.

Jogaram: Guilherme Pereira, Santiago Henriques, Tiago Colaço, Rafael Paiva, Sebastião Sant´Anna, Afonso Seabra, Alexandre Fernandes, Guilherme Ferreira, Bernardo Baptista, Martim Pinto, Martim Santos e João Rodrigues.

Treinador: Luís Araújo.

Os comentários estão fechados.