BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 12 a 14 outubro-

Novo fim de semana (muito) competitivo, com as nossas equipas de Sub14 e Sub16 masculinos a perderem por margens mínimas em cima da buzina, em dois jogos de muita entrega dos nossos jogadores. Destaque ainda para as vitórias dilatadas das nossas Sub14 e Sub16 femininas e dos sub18 masculinos. Por fim, as Sub19 femininas, na difícil deslocação ao Galitos fizeram uma excelente primeira parte.

  Nesta sexta-feira 12 de Outubro a equipa de Sub18 deslocava-se a Oliveira do Bairro para enfrentar a equipa local, o Atómicos. Os resultados desta época e o histórico entre as duas equipas previam uma vitória para a nossa equipa, mas quando assim é há necessidade de estabelecer objetivos para que a evolução seja o mais contínua possível. No primeiro período a equipa entrou algo adormecida, entrando a equipa do Atómicos a ganhar com um parcial de 6-4, mas após um desconto de tempo acabámos por entrar mais concentrados, terminando os primeiros dez minutos com o resultado de 6-22 a nosso favor. O segundo período não foi muito diferente e os jogadores que entraram em campo deram uma resposta tão boa ou melhor do que aqueles que tinham alinhado no período anterior, indo o resultado para intervalo em 49-13. Na segunda parte era necessário estabelecer novas metas para a nossa equipa e quase que as conseguimos cumprir, falhando apenas alguns aspetos defensivos, com dois períodos onde ambos os ataques se superiorizaram às defesas. A evolução não é mais do que ultrapassar obstáculos e esses obstáculos devem ser constantes para que a evolução não seja posta em causa. Neste jogo, como em todos os outros, tivemos que cumprir objetivos e conquistar desafios. Parabéns pelo resultado, força para trabalhar para atingir cada vez mais objetivos.

“Cumprir no resultado, cumprir (quase) nos objetivos.”

Jogadores: Miguel Colaço, Miguel Almeida, João Marçal, Ricardo Almeida, Gustavo Dias, Gonçalo Costa, Jorge Framegas, Joel Anjos, Telmo Tomás, Leonardo Silva e Simão Fragoso.

Treinador: Luís Seixo.

Na passada sexta-feira a equipa de Sub19 deslocou-se a Aveiro para defrontar a forte equipa do Galitos. Entramos bem no jogo conseguido aplicar algumas das situações que trabalhamos e fomos mantendo o jogo equilibrado. Na segunda parte tudo mudou, o nosso adversário superiorizou-se em todos os capítulos do jogo o que nos levou a cometer demasiados erros, levando o jogo para este resultado (Galitos 68-28 GiCA/Benetton).

Jogaram: Bruna Alves, Mafalda Trindade, Silvania Mendes; Rita Baptista, Catarina Castanheira, Alexandra Marques, Inês Quintal, Matilde Picado, Ana Jorge, Daniela Ribeiro.

Treinador: Nuno Hipólito.

A equipa de Sub16 femininas deslocou-se no sábado ao final do dia, até Oliveira do Bairro, para a penúltima jornada da primeira do campeonato distrital (Atómicos 14 – 56 GICA/Benetton). Não entrámos focadas no jogo, estivemos muito apáticas nas nossas tarefas defensivas e pouco agressivas a atacar o cesto. Melhorámos na mudança para a segunda parte, no entanto, saímos com o sentimento que quebrámos o caminho ascendente que temos vindo a construir. Precisamos de nos manter focadas nas nossas tarefas diárias e semanais, com o intuito de quereremos crescer sempre um pouco mais treino a treino, jogo a jogo.

Jogaram: Ana Jorge Silva, Catarina Martins, Cláudia Almeida, Inês Quintal, Joana Cruz, Juliana Duarte, Leonor Cabral, Mafalda Lúcio, Maria Luís Rodrigues, Mariana Pina Matilde Picado.

Treinadoras: Leonor Silva e Beatriz Almeida

Os nossos Sub 16 fizeram um jogo muito positivo contra o Esgueira. Um jogo em que conseguimos lutar até ao fim, nunca desistir, e que nos últimos minutos poderíamos ter ganho, porque não conseguimos converter 4 lances livres nos últimos 5 segundos de jogo. Mas o mais importante foi tudo o que fizemos para conseguir lutar pelo jogo nos minutos finais. Não fomos felizes nos minutos finais, mas só temos que estar orgulhosos de todo o trabalho feito durante o jogo. Continuar a trabalhar para continuar a crescer .

“ Lutar sempre , desistir nunca, ganhar talvez “

Jogaram: Diogo Marques, João Pedro, Gustavo Dias, Rafael, Ricardo Pinho, Diogo Pereira, João Pereira, Telmo, André Mourão, André Leitão, André Balseiro, Rodrigo Idanha.

Treinador: Sérgio Silva

A equipa de Sub 14 Femininos realizou o último jogo da primeira fase do campeonato distrital, na tarde de domingo, recebendo o Sangalhos em nossa casa (GICA 68 – 24 Sangalhos). Fomos capazes de entrar no jogo com uma boa atitude, tal como no fim-de-semana passada, tivemos capacidade para impor alguma agressividade defensiva e conseguimos encontrar boas situações de lançamento. O passo que precisamos de dar agora, é o tornarmo-nos mais consistentes ao longo do jogo e melhorarmos a forma de criar vantagens para o cesto.

Jogaram: Ana Marta Neves, Anastacia Okhremenko, Beatriz Seixas, Carolina Seixas, Érica Coelho, Madalena Picado, Maria Beatriz Dias, Maria Luís Neves, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Salomé Neves, Sara Pereira.

Treinadoras: Leonor Silva e Andreia Branco.

Os Sub14 masculinos receberam a UD Oliveirense (GiCA 37 – UD Oliveirense 38). Este foi um jogo de duplas sensações, positivas por não termos nunca desistido, termos deixado tudo em campo e discutirmos as bolas perdidas, mas menos boas pela incapacidade de percebermos a importância de cumprir as indicações e de construímos soluções coletivas. Depois de na semana anterior termos conseguido uma vitória assente numa boa segunda parte, fundamentalmente graças a um excelente trabalho coletivo, desta vez só conseguimos essa dinâmica nos primeiros 10 minutos (17-7). Apesar da boa atitude em todo o jogo, 3 períodos carregados de más decisões e de opções individuais não nos permitiram terminar na frente do marcador. Numa derrota por 1 ponto, 21 lançamentos livres falhados e 26 perdas de bola pesam demasiado, bem como os lançamentos fáceis que permitimos ao adversário concretizar perto do cesto. Este é um resultado que tem de nos deixar (muito) chateados, por 2 motivos, primeiro por termos lutado até ao fim e queríamos mais, e segundo por não termos conseguido interiorizar, com a exibição da semana anterior, que o exagero de (más) opções individuais é um beco sem saída. O nosso jogo coletivo foi de tal forma inexistente que terminamos esta partida com 0 assistências. O árduo e difícil caminho de aprender a jogar basquetebol é muito comprido e tem ingredientes indispensáveis: trabalhar, cumprir indicações, diminuir o número de erros cometidos, perceber que o sucesso individual não passa pelos pontos marcados e procurar o sucesso coletivo. Semana a semana temos de colocar estes “ingredientes” em campo.

Jogaram: Guilherme Pereira, João Matos, Tiago Colaço, Rafael Paiva, Santiago Henriques, Afonso Seabra, Alexandre Fernandes, Bernardo Baptista, Guilherme Ferreira, Martim Pinto, Martim Santos e João Rodrigues.

Treinador: Luís Araújo.

Os comentários estão fechados.