BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 05 a 07 Outubro –

Este fim de semana “prolongado” trouxe inúmeros jogos para as nossas equipas, destacando-se as primeiras vitórias dos Sub14 masculinos e das Sub19 femininas.

O fim-de-semana prolongado foi sinónimo de jornada distrital em dose dupla para a equipa de sub-14 femininos. Na sexta-feira de manhã recebemos a AD Ovarense no pavilhão do GICA, naquele que foi um jogo com dois momentos bem distintos. Um primeiro momento em que estivemos com mais apatia defensiva, precipitação no passe e algum nervosismo na altura de atacar o cesto e outro momento, bem diferente, em que impusemos uma boa agressividade defensiva em que conseguimos provocar erros ofensivos ao adversário, bem como que esgotassem o tempo de ataque sem que lançassem ao cesto. Nesta manhã, ficou claro para nós de que tínhamos capacidade para deixar muito mais de nós em campo (GiCA 35 – Ovarense 39).

Jogaram: Ana Marta Neves, Anastacia Okhremenko, Beatriz Seixas, Carolina Seixas, Érica Coelho, Madalena Picado, Maria Beatriz Dias, Maria Luís Neves, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Salomé Neves, Sara Tavares.

Treinadoras: Leonor Silva e Andreia Branco.

Na tarde de domingo deslocamo-nos até ao pavilhão do CP Esgueira para a penúltima jornada da primeira fase do campeonato distrital. Embora o resultado final do marcador não tenda para nós, pouco espelha a atitude e entrega de demonstrámos em campo. Um jogo mesmo muito diferente daquele que disputámos dois dias antes. Entrámos muito agressivas a defender, apesar de alguma hesitação inicial para atacar o cesto, fomos ficando confortáveis e encontramos boas vantagens perto do cesto e de longa distância também. A primeira parte foi bastante equilibrada e na segunda o jogo foi-nos fugindo muito devido às decisões de passe que fomos tomando, de forma muito precipitada (Esgueira 48 – GiCA 27). Com este fim-de-semana de jornada dupla saímos com uma boa sensação relativamente ao caminho que estamos a trilhar. Temos um longo trabalho pela frente, mas com a noção de que podemos e temos capacidade para crescer muito.

Jogaram: Ana Marta Neves, Anastacia Okhremenko, Beatriz Seixas, Carolina Seixas, Margarida Silva, Madalena Picado, Maria Beatriz Dias, Maria Luís Neves, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Salomé Neves, Sara Pereira.

Treinadoras: Leonor Silva e Andreia Branco

Os Sub14 masculinos também tiveram direito a “jornada dupla”, visitando, primeiro o Illiabum. Este foi um jogo onde novamente o adversário “viveu” à custa dos nossos erros, principalmente nas perdas de bola, permitindo que construísse uma vantagem na casa das duas dezenas na 2.ª parte. No entanto, a nossa equipa foi gradualmente melhorando no 4.º período chegando à diferença mínima de 8 pontos, muito porque nunca viramos a cara à luta, discutindo todos os lances. A diferença final (Illiabum 55 – GiCA 45) espelha a nossa evolução ao longo da semana e deixa aberta a porta para melhorarmos ainda mais.

Jogaram: Guilherme Pereira, João Matos, Tiago Colaço, Rafael Paiva, Santiago Henriques, Afonso Seabra, Alexandre Fernandes, Bernardo Baptista, Sebastião Sant’Anna, Daniel Du Bosh, Martim Santos e João Rodrigues.

Treinador: Luís Araújo.

No domingo, mais uma viagem, desta feita à Gafanha da Nazaré. Foi um jogo onde na 1.ª parte tivemos dificuldade em cumprir as indicações, quer na defesa onde estivemos distraídos e no ataque onde tomamos demasiadas opções individuais. Ao intervalo vencíamos por 1 ponto, 24-23. Na 2.ª parte fomos bastante mais consistentes e cumpridores, sofrendo apenas 2 pontos em todo o 3.º período e destacando-nos no marcador. No final nunca tiramos o pé do acelerador (GD Gafanha 36 – GiCA 54). Foi positivo alcançarmos a nossa primeira vitória da temporada com um bom contributo de todos.

Jogaram: Guilherme Pereira, João Matos, Rafael Paiva, Santiago Henriques, Afonso Seabra, Alexandre Fernandes, Guilherme Ferreira, Sebastião Sant’Anna, Daniel Du Bosh, Martim Santos e João Rodrigues.

Treinador: Luís Araújo.

 

No primeiro dia deste fim-de-semana prolongado, os Sub-18 masculinos receberam a congénere do Beira-Mar, equipa fisicamente superior e com um tipo de experiência completamente distinta da nossa.

A entrada no jogo não foi a ideal, mas muito assertiva, com atitude e com vontade em fazer algo mais, o que contrastou com a saída para o intervalo no qual a equipa faz 4 turnovers seguidos e onde esteve absolutamente desastrada.

Na segunda parte, a equipa forasteira limitou-se a controlar o resultado e a diferença física foi-se acentuado.

O resultado, ainda que volumoso (GICA 43-80 Beira-Mar) não espelha a diferença técnica entre as duas equipas, mas sim na diferença física, que se amplifica quando nós tivemos treinos com apenas 5 jogadores na semana que antecedeu o jogo e onde só tivemos 8 jogadores disponíveis, fruto das lesões sentidas na equipa.

Sexta-feira há um novo jogo, há que continuar a trabalhar e lutar, pois só com muito sacrifício chegaremos aos objetivos estabelecidos.

Jogadores: Jorge Framegas, João Marçal, Miguel Colaço, Ricardo Almeida, Gonçalo Costa, Simão Fragoso, Joel Anjos e Miguel Almeida.

Treinador: Luís Seixo

 

A equipa de Sub-16 femininas recebeu, para a segunda jornada do campeonato distrital, a equipa congénere do São João de Ver, clube que participa pela primeira vez na competição. O desnível entre as equipas era grande (GICA 110 – 6 S. João de Ver), pelo que precisamos de nos manter focadas no trabalho diário, procurando ser mais consistentes, assertivas e eficazes nas decisões ofensivas e ter a capacidade de manter agressividade, concentração e intensidade da defesa durante um maior período de tempo.

Jogaram: Ana Cândida Henriques, Cláudia Almeida, Ema Braga, Joana Cruz, Juliana Duarte, Leonor Cabral, Mafalda Lúcio, Maria Luís Rodrigues, Mariana Pina, Matilde Picado.

Treinadoras: Leonor Silva e Beatriz Almeida

As sub19 femininas, no segundo jogo da 1.ª fase do Campeonato Distrital recebemos em nossa casa o Illiabum. Ao contrário do último jogo em Ovar entrámos mal, com muitos lançamentos forçados no ataque, fruto de más decisões tanto no contra-ataque como no 1×1, a nível das transições defensivas também não estivemos bem, apesar disto conseguimos chegar ao intervalo empatados a 25. Na segunda parte melhoramos em todos os aspetos do jogo na defesa fomos mais agressivos, só permitindo 6 pontos ao adversário em toda a segunda parte, no ataque também estivemos bem melhor, o que nos garantiu este resultado. Bom trabalho da nossa equipa, mas é preciso entrar sempre bem (GICA 51-30 Illiabum).

Jogaram: Bruna Alves, Rita Baptista, Daniela Ribeiro, Alexandra Marques, Catarina Castanheira, Inês Quintal, Ana Jorge, Silvania Mendes, Mafalda Trindade.

Treinador: Nuno Hipólito.

No passado dia 5 de outubro, os Sub16 do GiCA receberam em casa a forte equipa do Galitos. Um jogo que já esperávamos de um grau de dificuldade elevado, desde cedo cometemos erros infantis, erros esses que o adversário soube aproveitar. Não tirando mérito a toda a capacidade do adversário, sabemos que podemos fazer melhor. Indo para o intervalo com a diferença no marcador já elevada, procuramos na segunda parte continuar nosso processo de trabalho. Resultado justo, e resultado que nos mostra que temos muito trabalho pela frente (GiCA 48 – Galitos 83).

Jogaram: Célio Teixeira, Telmo, Rafael Loureiro, João Pedro, João Valente, Gustavo Dias, Henrique Pereira, Diogo Marques, João Pereira, Ricardo Pinho, André Leitão e André Balseiro.

Treinador: Sérgio Silva.

No dia seguinte, e depois da derrota contra o Galitos, os nossos atletas sub16 apresentaram-se em São João da Madeira para disputar o jogo contra a Sanjoanense. Um jogo totalmente diferente e um jogo em que conseguimos ser mais consistentes e muito melhores como equipa. Mas os nossos esforços foram superados pela maior experiência da equipa adversária em lugares perto do cesto. Não fomos competentes a defender os jogadores interiores da equipa adversária. Saímos destes dois jogos com uma vontade enorme de trabalhar e continuar a aprender para nos apresentarmos melhores nos próximos desafios (Sanjoanense 51 – GiCA 37).

Jogaram: João Rodrigues, João Pedro, Gustavo Dias, Rafael Loureiro, Célio Teixeira, Diogo Pereira, João Pereira, Telmo, André Mourão, André Leitão, André Balseiro e Rodrigo Idanha.

Treinador: Sérgio Silva

Os comentários estão fechados.