BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 20 a 22 abril –

Fim de semana de sol e com mais bons desempenhos das nossas equipas de formação. Começou logo na sexta-feira com as nossas Sub19 femininas a obrigarem o Illiabum a prolongamento, em mais uma boa exibição. Destaque ainda para as Sub14 femininas, que regressaram as vitórias frente ao SC Beira-Mar e a ficarem muito bem colocadas para jogar a Fase Final do Torneio Inter-Associações.

As Sub19 femininas em mais um confronto com o Illiabum, não conseguiram manter uma regularidade para chegar ao fim a ganhar. Entramos muito bem no jogo com uma defensa forte, fomos ganhando bolas que íamos finalizando com qualidade o que nos permitiu chegar ao intervalo a ganhar 20-33. Na 2.ª parte tudo mudou, com o Illiabum a criar-nos imensos problemas na transição para o ataque e com uma grande capacidade de jogo interior, foi aproximando no marcador até conseguir empatar o jogo. No prolongamento fomos inferiores o que levou ao resultado final (Illiabum 58-52 GICA,  após prolongamento). De destacar mais uma vez a atitude da equipa do GICA que contra um adversário superior, lutou sempre, chegando a ter alturas de um basquete de bom nível.

Jogaram: Bruna Alves, Sofia Santos, Catarina Castanheira, Alexandra Marques, Silvania Mendes, Ana Silva, Filipa Santos, Rita Baptista, Inês Quintal, Mafalda Trindade.

Treinador: Nuno Hipólito.

Mais um passo importante rumo aos objetivos. Neste fim-de-semana a equipa de Sub18 masculinos do GICA, deslocou-se a Viseu para defrontar a equipa local do Gumirães. Apesar dos resultados da equipa adversária (ainda não tem qualquer vitória), sabíamos que não ia ser um jogo fácil e isso verificou-se na primeira parte, onde defensivamente não estivemos mal (apenas 22 pontos sofridos), mas ofensivamente estivemos desastrados, falhando demasiadas oportunidades de superioridade e insistindo demasiado no tiro exterior. Na segunda parte, com uma atitude e intensidade renovadas, conseguimos construir uma vantagem sólida, passando largos períodos do jogo sem sofrer pontos e partido rápido para o contra-ataque, permitindo cestos fáceis em 1×0 e 2×0. Este período destacou-se ainda por ter permitido que todos os jogadores tivessem jogado bastante tempo, dando ainda oportunidade de uma nova estreia na equipa, do atleta sub16 Simão Fragoso (Gumirães 38 – 55 GICA). Parabéns a todos, faltam 3 finais para cumprirmos o nosso objetivo.

Jogadores: Ricardo Almeida, Ricardo Sambú, Gustavo Dias, Simão Fragoso, João Marçal, João Pedro, João Vidal, João Cabral, Daniel Ribeiro, Joel Anjos, Leonardo Silva e Miguel Colaço.

Treinador: Luís Seixo.

No sábado, os Sub-14 “2005” defrontaram, em casa, a equipa do Galitos “B”. Foi um jogo de altos e baixos para a nossa equipa que acabou por nos custar o jogo nos momentos finais (51-53). O 1.º período ficou marcado pela consistência e eficácia no ataque, mas pela pouca eficácia defensiva, principalmente nas situações de 1×1 (15-17). No 2.º período melhorámos em algumas situações defensivas, mas estivemos pior ao nível do ataque, não conseguindo construir jogadas coletivas e sem conseguir passar à frente do adversário, indo para o intervalo com uma diferença de 10 pontos (21-31). No 3.º período entrámos bem, mais confiantes e coletivos no ataque e conseguimos melhorar na defesa, conseguindo um parcial de 22-11. No último período não fomos tão eficazes no ataque, mas conseguimos manter o bom desempenho defensivo, mas não foi suficiente para vencer a equipa adversária.

Atletas: Alexandre Fernandes, Martim Santos, Tiago Colaço, Afonso Fernandes, Daniel Dobosh, Santiago Henriques, Diego Correia, Martim Pinto, Guilherme Pereira, Sebastião Santana.

Treinadores: Ana Martins e Jorge Moreira.

As Sub14 femininas, frente ao SC Beira-Mar, conseguiram construir uma exibição muito interessante, mesmo com os contratempos que nos têm impedido de treinar e jogar como habitual, nomeadamente lesões. Aspeto que reforça ainda mais o valor deste desempenho. Focadas, na defesa, em não ser ultrapassadas pelo seu atacante e no ataque em não perder bolas (aspeto onde ainda precisávamos de ter sido mais consistentes) a partir do final do 1.º período destacamo-nos pela nossa dinâmica. Durante todo o jogo fomos conseguindo utilizar muito bem o passe para sair para o ataque e selecionar bem o lançamento exterior, e foi no 3.º período que fomos muito esclarecidas nas decisões, chegando a uma diferença de 31 pontos. A equipa está de parabéns pelo conjunto da semana de trabalho, onde a dedicação e atenção foram grandes e lançam alicerces para um bom final de participação na competição (SC Beira-Mar 33 – GICA 59).

Jogaram: Mafalda Lúcio, Salomé Neves, Ana Jorge, Juliana Duarte, Carolina Seixas, Beatriz Seixas, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Bruna Prazeres e Cláudia Melo.

Treinador: Luís Araújo.

Os Sub16 masculinos receberam e ganharam à equipa do CB Leiria, num jogo em que desde o início conseguimos exercer muita pressão a campo inteiro e causar muitas dificuldades a equipa adversária. Conseguimos ter todos os jogadores a jogar mais ou menos o mesmo tempo, o que tem sido importante para os jogadores com menos experiência, terem as melhores experiências possíveis em um jogo de basquetebol (GICA 85 – CB Leiria 26).

Jogaram: Ricardo Almeida, Miguel Almeida, João Pereira, João Valente, Henrique, Gustavo Dias, André Balseiro, Simão Fragoso, João Rodrigues, Diogo Marques, Célio Teixeira, João Rodrigues, Rafael.

Treinador: Sérgio Silva

Um mês após o ultimo jogo oficial, as Sub16 Femininas defrontaram este domingo o Juvemaia, claramente a equipa mais forte do grupo. Começamos bem o 1.º período, organizados ofensivamente e solidários defensivamente, equilibrando o marcador os primeiros 10 minutos de jogo. Sem que nada o fizesse prever, o 2.º período foi totalmente o oposto, uma desconcentração gritante no ataque, com vários turnovers não forçados e movimentos ofensivos precipitados e atabalhoados, sofrendo um parcial de 5-30 e indo para intervalo a perder por 20-45. Após intervalo, e querendo demonstrar que aquele 2º período tinha sido um percalço, entrámos mais aguerridas, defensivamente mais disponíveis e concentradas nas transições ofensivas, mas com uma desvantagem substancial do intervalo e defrontando uma equipa muito forte física e taticamente, sofremos uma derrota pesada 37-73. Este foi um jogo típico desta equipa Sub16 Feminino do GICA, onde realizamos 30 minutos de bom nível, mas basta 10 minutos de ausência de “suor” defensivo e concentração ofensiva, criamos fossos no marcador que dificilmente conseguimos dar a volta. Temos que ser mais conscientes das tarefas a realizar e empenhar-nos ao máximo nelas.

Jogaram: Leonor Cabral, Alexandra Marques, Mariana Pina, Daniela Ribeiro, Bárbara Gorgulho, Joana Cruz, Ana Júlia Coelho, Beatriz Pinto, Maria Rodrigues, Matilde Picado, Inês Quintal e Catarina Castanheira.

Treinadores: Nuno Brinco e Andreia Branco

Os comentários estão fechados.