BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 24 a 25  de março –

Este foi um fim de semana claramente “na estrada” para as equipas do GICA, pois apenas os Sub16 masculinos e as Sub19 femininas jogaram em “casa”, estas com sucesso, pois depois de vários confrontos esta época venceram a Sanjoanense. Destacar ainda as vitórias das Sub14 e Sub16 femininas, em Vila do Conde e Viseu respetivamente e dos Sub18 masculinos, na deslocação a Vila Nova de Gaia.

Os nossos sub14 masculinos “2005” em fim de semana de jornada dupla, no sábado deslocaram-se a Estarreja onde perdemos 52-34. Num jogo em que a nossa equipa não entrou muito bem no jogo a nível ofensivo, pois não estávamos a conseguir marcar pontos, tínhamos grandes dificuldades devido a estrutura corporal da outra equipa, mas fomos insistindo e começamos a meter a bola no cesto. Nos ressaltos também surgiram grandes dificuldades, mas conseguimos mesmo ter o jogo empatado. Nos últimos períodos não conseguimos jogar devido ao contacto permanente da outra equipa a nível defensivo o que nos fazia perder algumas bolas e sofrer contra-ataques. Temos de ter a noção que dos nossos atletas muitos ainda são de minibasquete e não estão habituados a este tipo de jogos. Temos de nos preparar para a próxima conseguir debater estas equipas.

Jogaram: Rafael Paiva, Martim Santos, Martim Pinto, Bernardo Batista, Santiago Henriques, Alexandre Fernandes, Tiago Colaço, Rodrigo Pereira, Sebastião Santana, Guilherme Pereira, Diego Correia.

Treinador: Jorge Moreira

Ainda os Sub14 masculinos 2005, este domingo, deslocaram se a São João da Madeira onde saíram com uma derrota, 52-24. A equipa do GICA teve algumas dificuldades na finalização do lançamento onde não foi muito feliz, mas a nível defensivo nos primeiros períodos conseguimos que a outra equipa esgota-se o tempo de ataque sem conseguir executar lançamentos. Na segunda parte já não fomos tão fortes defensivamente, a outra equipa foi superior e tivemos dificuldades na organização do jogo, não conseguindo várias vezes concretizar pontos. O adversário em relação a nós, estava a conseguir finalizar o que permitia aumentar a sua vantagem e estar na frente do resultado. Foi um fim de semana com jornadas duplas onde tivemos alguns jogadores doentes e outros com dificuldades perante a oposição. Temos de treinar cada vez mais e melhor para estarmos ao nível dos nossos adversários.

Atletas: Alexandre Fernandes, Santiago Henriques, Rodrigo Pereira, Tiago Colaço, Daniel Dobosh, Guilherme Tavares, Sebastião Santana, Bernardo Batista, Martim Pinto, Martim Santos, Diego Correia.

Treinador: Jorge Moreira.

A equipa de Sub14 masculinos A deslocou-se a Sangalhos onde teve uma vitória (Sangalhos 11 – 128 GICA). A equipa entrou bem no jogo a nível ofensivo, em que estivemos muito coletivos e jogamos com pouco drible o que nos permitia chegar rapidamente ao cesto. A nível defensivo, conseguimos roubar muitas bolas o que nos permitia fazer contra ataques e estar sempre em cima da outra equipa. Não tivemos grandes dificuldades com esta equipa, que permitiu assim dar tempo a jogadores nossos que tem um pouco de dificuldades a estarem mais confortáveis e poderem errar para aprenderem. Continuamos o nosso trabalho durante estas semanas que vem com treinos para cada vez melhorarmos mais.

Jogaram: João Rodrigues, Ricardo Pinho, Diogo Pereira, João Pereira, Afonso Fernandes, André Mourão, André Leitão, Célio Correia.

Treinador: Jorge Moreira.

No último fim-de-semana antes das férias escolares dos atletas, a equipa de Sub18 masculinos do GICA fazia a sua primeira partida da segunda volta deste torneio Inter-Associações, visitando a equipa do Gaia. Na primeira volta tivemos uma excelente prestação contra este adversário e a intenção era repetir a exibição desse jogo, de modo a poder voltar às vitórias. Chegado o intervalo a nossa equipa vencia já por 4 pontos, mas cometera demasiados erros ofensivos. Defensivamente a equipa esteve muito pressionante e intensa, mas no contra-ataque estivemos demasiado displicentes, tendo desperdiçado demasiadas oportunidades de superioridade numérica. Na segunda parte um maior acerto ofensivo e alguns ajustes nos processos defensivos, permitiram que a equipa colocasse a vantagem na casa dos 20 pontos já no fim do terceiro período, tendo gerido o resultado a partir desse momento. Se a nível técnico e tático podemos sempre melhorar, neste jogo houve alguns momentos em que desnecessariamente nos deixámos ir abaixo mentalmente por questões extrínsecas, aspeto que temos rapidamente que melhorar. Parabéns à equipa por uma vitória importante, num terreno difícil.

Jogadores: João Marçal, João Vidal, João Pedro, João Fernandes, Joel Anjos, Gustavo Dias, Ricardo Almeida, Alexandre Morim, Miguel Colaço, Leonardo Silva e Ricardo Sambu.

Treinador: Luís Lobo

As Sub14 femininas, na sua deslocação a Vila do Conde para defrontar o CD José Régio, construíram uma exibição muito consistente desde o momento da bola ao ar. Sempre concentradas nas tarefas defensivas, impusemos sempre um ritmo forte e construímos boas situações de finalização. Foi muito positiva a forma como conseguimos ter em campo “cincos” diferentes do habitual sem perdermos qualidade (José Régio 31 – GICA 51). Terminamos de uma ótima forma este período letivo, muito enriquecedor para a nossa equipa e jogadoras pelas experiências que tivemos. Vamos agora para um interregno de férias da Páscoa, mas o trabalho não para porque os desafios regressam logo de seguida. Claramente o grupo está de parabéns, principalmente pelo crescimento que tem vindo a registar.

Jogaram: Anastasia Okhmerenko, Madalena Picado, Cândida Henriques, Salomé Neves, Ana Jorge, Juliana Duarte, Carolina Seixas, Beatriz Seixas, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Bruna Prazeres e Mafalda Lúcio.

Treinador: Luís Araújo

No último jogo antes da pausa para a Páscoa, as Sub19 femininas jogaram contra a Sanjoanense, que nos tinha ganho na primeira volta por 2 pontos. Início de jogo rápido, com boas situações criadas por ambas as equipas mas talvez por algum nervosismo foram se desperdiçando cestos fáceis dos dois lados do campo o que levou a Sanjoanense em vantagem para a pausa por 10-12. No início do 2.o período assentamos o nosso jogo variando a nossa defesa entre zona e hxh o que nos levou para o intervalo à frente. Na 2.a parte manteve-se um jogo equilibrado com as duas equipas a darem tudo, mas desta vez a sorte caiu para o nosso lado, conseguindo o GICA/Benetton uma boa vitória (GICA/Benetton 55-51 Sanjoanense).

Jogaram: Bruna Alves, Sofia Santos, Rita Baptista, Filipa Santos, Catarina Castanheira, Alexandra Marques, Mafalda Trindade, Silvania Mendes, Ana Silva.

Treinador: Nuno Hipólito.

Os Sub16 masculinos receberam a forte equipa da Oliveirense, num jogo em que esperávamos muitas dificuldades devido a qualidade do adversário. Tivemos muitas dificuldades em parar todos os momentos do seu ataque, pois a equipa adversária conseguia sempre  “castigar-nos“ nas desatenções que tínhamos a nível defensivo. Por momentos fomos consistentes e parávamos os movimentos mais complexos contrários, mas em seguida estávamos a sofrer pontos por pequenas distrações. Para subirmos mais degraus a nível de aprendizagem temos que ser mais constantes e ter outra predisposição para os momentos mais “duros“ dos jogos. Parabéns a Oliveirense pois foi um justo vencedor. Nós temos que continuar a trabalhar e refletir sobre tudo que tivemos de menos positivos e que isso nos dê mais motivação para continuar a trabalhar (GICA 49 – UD Oliveirense 76).

Jogaram: Miguel Almeida, Diogo Marques, Ricardo Almeida, João Pedro, Simão Fragoso, Gustavo Dias, Gonçalo Costa, João Rodrigues, André Leitão, André Balseiro.

 

Treinador: Sérgio Silva.

As Sub16 Femininos deslocaram-se este Domingo a Viseu defrontar a equipa do Gumirães, num jogo desnivelado, mas onde aproveitámos para dar mais tempo de jogo tempo de jogo a algumas atletas. A 1ª parte foi muito parecida em ambos os períodos, a tentar colocar uma pressão na portadora da bola e cortar as primeiras linhas de passe, nem sempre bem conseguida, mas realizando vários contra-ataques e algumas concretizações no 5×5, indo para intervalo a vencer por 6-33. Na segunda metade do jogo entrámos um pouco mais coesas defensivamente, conseguindo forçar alguns turnovers após 2×1 na portadora na bola e várias concretizações em vantagem numéricas, levando de vencida o Gumirães por 8-72. De salientar ainda a estreia da Ana Júlia Coelho em jogos oficiais.

Jogaram: Alexandra Marques, Leonor Cabral, Daniela Ribeiro, Joana Cruz, Maria Rodrigues, Matilde Picado, Barbara Matos, Mafalda Nunes, Ana Silva, Bruna Prazeres, Mariana Pina e Catarina Castanheira.

Treinadores: Nuno Brinco e Andreia Branco

 

Os comentários estão fechados.