BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 17 a 18 de fevereiro –

As equipas do GICA entraram em bom plano no Torneio Inter-Associações. Depois de um pequeno interregno competitivo, as nossas cinco equipas apuradas para esta competição, iniciaram a sua participação com bons desempenhos que deixam boas perspetivas para a continuidade.

As Sub16 Femininas iniciaram este sábado a sua participação no Torneio Inter-Associações, defrontando no nosso pavilhão a equipa do Gumirães, de Viseu. Desconhecendo da valia adversária, entrámos em campo com o compromisso coletivo de sermos uma equipa o mais competitiva e aguerrida possível, cumprindo na integra esse intento na 1ª metade do jogo, com uma defesa unida e agressiva, assim como muita partilha de bola no ataque posicional e vários contra-ataques, indo para intervalo a ganhar por uns claros 47-7. Após intervalo optamos por realizar uma maior rotação de atletas e dar descanso a algumas atletas com maior sobrecarga de jogos, tentando manter o maior foco e intensidade possível no jogo, onde salvo rara exceções, foi conseguido, levando de vencido a equipa do Gumirães por 81-17.

“SOZINHOS VAMOS MAIS RÁPIDO, MAS JUNTOS VAMOS MAIS LONGE!!”

IMG_3306

Jogaram: Alexandra Marques, Mariana Pina, Daniela Ribeiro, Joana Cruz, Maria Rodrigues, Matilde Picado, Beatriz Pinto, Mafalda Nunes, Ema Braga, Inês Quintal e Catarina Castanheira.

Treinadores: Nuno Brinco e Andreia Branco

Ainda no sábado a equipa de Sub16 masculina do GICA fez a sua estreia em Oliveira de Azeméis contra a Oliveirense, equipa que competiu no Grupo Nacional. Uma entrada muito séria, concentrada e com boas opções deu a tónica para um jogo sempre discutido que mostrou uma equipa com uma permanente atitude competitiva, mesmo face aos diversos argumentos ofensivos do adversário. A desvantagem final no marcador foi mesmo fruto de um final de jogo mais eficaz da Oliveirense. Vamos seguramente fazer um bom torneio, pois rapidamente nos adaptaremos à nova realidade competitiva.

Jogaram: João Pedro, Ricardo Almeida, Gustavo Dias, Diogo Marques, Henrique, Miguel Almeida, Gonçalo Costa, Simão Fragoso, Célio Teixeira, André Leitão e André Balseiro.

Treinador: Luís Araújo

No domingo, as Sub19 femininas deslocaram-se a S.J. Madeira, para jogar com uma equipa que já conhecíamos bem. Entramos no jogo fortes a defender, forçando muitos erros ao adversário, o que nos permitiu alguns contra ataques e chegar ao final do 1.º período a ganhar 8-14. No segundo período continuamos fortes, unidos, mas fomos menos eficazes no ataque, apesar de tudo chegamos ao intervalo a ganhar 17-23. No regresso do intervalo tudo mudou, acusamos algum cansaço, o que permitiu à Sanjoanense passar para a frente, fruto de turnovers, e de uma série de erros da nossa parte. Ainda conseguimos recuperar e voltar a passar para a frente, mas nos últimos instantes não conseguimos ser eficazes e ganhar (Sanjoanense 46-44 GICA/Benetton). Bom jogo de toda a equipa.

Jogaram: Bruna Alves; Sofia Santos; Filipa Santos; Silvania Mendes; Mafalda Trindade; Alexandra Marques; Inês Quintal; Catarina Castanheira; Rita Baptista; Ana Silva.

Treinador: Nuno Hipólito

As Sub14 femininas receberam o CD José Régio, de Vila Conde, no regresso à competição após a participação na Fase Final Distrital. Num desempenho algo intermitente, sempre que a nossa defesa subiu o seu nível e não cometeu erros fugimos no marcador. O adversário nunca desistiu do jogo e diminui a diferença no 4.º período, mas uma boa ponta final da nossa parte conseguimos construir uma diferença confortável. (GICA 55 – CD José Régio 42).

DSC_0658DSC_0648DSC_0641DSC_0613

Jogaram: Bruna Prazeres, Madalena Picado, Cândida Henriques, Salomé Neves, Ana Jorge, Juliana Duarte, Carolina Seixas, Beatriz Seixas, Mariana Mendes, Cláudia Melo, Anastasya Okhmarenko e Mafalda Lúcio.

Treinador: Luís Araújo

“Entrar com o pé direito!”  – Frase que se adequa perfeitamente aos Sub18 masculinos, que neste primeiro jogo desta nova fase deste trajeto, no qual recebíamos a forte equipa do Gaia, formação que apesar de não ter vencido nenhum jogo oficial esta época, disputou a fortíssima primeira divisão distrital do Porto.

A expectativa era grande, quer em conhecer o adversário, quer em relação a nós próprios, pois ao fim de mais de um mês sem competição muitos dos aspetos trabalhados em treino ainda não tinham sido aplicados nos jogos.
Ofensivamente a equipa entrou muito forte, com bastante eficácia nos lançamentos próximos do cesto e sempre com imensa intensidade nos movimentos, ao passo que na defesa estivemos pouco acutilantes e fizemos demasiadas faltas desnecessárias em situações em que quisemos defender tarde demais. Apesar disso, e fruto dos excelentes momentos ofensivos, chegámos ao intervalo na frente.
A partir daí, nunca largámos a liderança do marcador e em termos defensivos melhoramos imenso, tendo sofrido “apenas” 17 pontos na segunda parte, o que também permitiu facilidades ofensivas e muitos contra-ataques.
A equipa está de parabéns, entrámos muito bem numa competição que não terá jogos fáceis, estando convictos de que ainda há muito por fazer (GICA 72 – 48 GAIA).

DSC_0694 DSC_0699 DSC_0711 DSC_0731 DSC_0741

Jogadores: Ricardo Almeida, João Pedro Fernandes, João Pedro, Gustavo Dias, João Vidal, João Marçal, Leonardo Silva, Daniel Ribeiro, Joel Anjos, Miguel Colaço, Ricardo Sambu e Alexandre Morim.

Treinador: Luís Seixo

Os comentários estão fechados.