BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

-20 e 21 de janeiro – 

Em fim de semana em que algumas equipas já tinham terminado a sua competição, foi agora a vez dos Sub16 masculinos, já apurados para o Torneio Inter-Associações realizarem a sua última jornada. O destaque vai para as equipas de Sub14, enquanto que a equipa feminina levou de vencida o Sangalhos e apura-se para a Fase Final Distrital, a equipa masculina, apesar da boa réplica ao Brandoense termina assim a sua participação na competição.

As Sub14 femininas deslocaram-se a Sangalhos para a Liguilha de apuramento para a Fase Final Distrital e, num jogo em que desde cedo a diferença ficou marcada, a nossa equipa foi superior (Sangalhos 20 – GICA 66). Destacamo-nos claramente no aspeto defensivo, especialmente na primeira parte, onde fomos realmente intensas.

No segundo jogo do fim de semana novamente com o Sangalhos, a nossa equipa voltou a vencer com naturalidade (GICA 65 – 36 Sangalhos). Depois do resultado da véspera o jogo permitiu colocar em prática os conceitos trabalhados nas últimas semanas e passar já a encarar os próximos desafios.

DSC_0331 (Copy)

Jogaram: Madalena Picado, Cândida Henriques, Salomé Neves, Ana Jorge, Juliana Duarte, Carina Abdulsatarova, Mariana Mendes, Carolina Seixas, Beatriz Seixas, Anastasya , Cláudia Melo e Mafalda Lúcio.

Treinador: Luís Araújo.

A equipa dos sub14 masculinos teve igualmente um cruzamento de dois jogos contra o GRI Brandoense, onde perdeu o primeiro jogo 76-44, em que entramos no jogo um pouco nervosos com algumas dificuldades de atacar o cesto devido a boa defesa da outra equipa. Mesmo assim conseguimos ter uma boa defesa e criar dificuldades à outra equipa. No terceiro período já estivemos um pouco melhor, já mais organizados no ataque o que nos permitia atacar o cesto. No quarto período continuamos o nosso trabalho e conseguimos ganhar mais alguns ressaltos ofensivos e fazer boas jogadas de reposições de bola o que nos permitia fazer alguns pontos extras. A equipa do GICA terminou o jogo em grande com uma excelente postura apesar de ter perdido.

No domingo deslocamo-nos a Paços de Brandão para defrontar o adversário em sua casa. Entramos no jogo a ganhar por 10 pontos com uma defesa fantástica e muito concentrada, a fazer excelentes jogadas. No segundo período a nossa equipa não esteve tão bem o que permitiu à outra equipa passar para a frente do marcador devido a perdas de bolas e à nossa precipitação no ataque. Nos últimos períodos não conseguimos encostar no marcador pois continuamos a ter grandes dificuldades na concretização e a nível defensivo estivemos um pouco limitados devido às faltas que tínhamos (GRIB 81 – GICA 49). Temos de nos preparar para os próximos jogos e melhorar o nosso trabalho a nível defensivo e ofensivo.

DSC_0006DSC_0012DSC_0013DSC_0028

Jogadores: João Rodrigues, Célio Correia, André Mourão, André Leitão, Rodrigo Idanha, João Pereira, Diogo Pereira, Ricardo Pinho, Alexandre Fernandes, Guilherme Pereira, Daniel Dobosh e Tiago Colaço.

Treinador: Jorge Moreira

Neste sábado a equipa de Sub16 masculina do GICA fez o seu último jogo desta fase do campeonato distrital em Esgueira, contra a equipa B local. Após uma forte entrada no primeiro período, marcado por uma grande intensidade defensiva, a equipa viu o seu rendimento descer no segundo período, permitindo demasiados ressaltos ofensivos e muitos cestos fáceis. Na segunda parte, a equipa foi-se encontrando lentamente, o que permitiu uma rotação acentuada nos jogadores. Já perto do final da partida a equipa viu a sua vantagem ser reduzida derivado do acumular de faltas de alguns dos seus jogadores mais influentes.

26961963_2030980547173219_8408037841742029108_o

Jogadores: João Teles, João Pedro, Ricardo Almeida, Gustavo Dias, Diogo Marques, Henrique, Miguel Almeida, Gonçalo Costa, Simão Fragoso e André Balseiro.

Treinador: Luís Seixo

As Sub16 Femininas deslocaram-se este Domingo de manhã a Ovar defrontar a equipa local em mais um jogo do Campeonato Distrital, jogo que teve duas partes distintas, que mais parecia duas equipas do GICA distintas. Nos primeiros 20 minutos tivemos praticamente ausentes todo o tempo, muito macias e nada agressivas na defesa, assim como pouco solidárias e muito precipitadas no ataque, mas nos 20 minutos seguintes fomos totalmente o oposto. Entrámos no jogo relativamente bem, ofensivamente agressivas e objetivas, com uma defesa unida nos minutos iniciais, mas quando nada se fizesse esperar, várias desconcentrações defensivas e demasiada precipitação nos ataques, permitiu a Ovarense acabar o período a ganhar por 7 pontos. Nunca imaginando que a desconcentração se mantivesse no 2º período, a falta de agressividade e “transpiração” defensiva, a juntar ao individualismo e precipitação ofensiva, foi muito mais acentuada, estando completamente ausentes do jogo, sofrendo um parcial de 19-5, indo para intervalo a perder por 21 pontos (32-11). Após intervalo e muita reflexão no balneário, entrámos completamente transfigurados e com uma vontade extrema de demonstrar que não eramos aquela equipa da 1ª metade do jogo, que eramos mais do que tínhamos demonstrado, querendo disputar o jogo até ao fim. Com uma pressão defensiva muito forte no inicio da transição ofensiva adversária e muita solidariedade na defesa a meio campo, obrigámos o adversário a errar mais, juntando alguns contra-ataques e uma maior partilha da bola no ataque posicional, conseguimos equilibrar o jogo e recuperar de uma grande desvantagem, mas insuficiente para levar de vencido o jogo, perdendo por 6 pontos (51-45). As atletas foram autênticas guerreiras na 2ª metade do jogo, ficando provado que sabem defender e atacar em equipa, mas têm que perceber que devem ser assim sempre, nos 40 minutos de jogo, e não a espaços. Muitos parabéns pela mudança de mentalidade ao intervalo. SOZINHOS VAMOS MAIS RÁPIDO, MAS JUNTOS VAMOS MAIS LONGE!!

Sub Femininas 16

Jogaram: Leonor Cabral, Alexandra Marques, Mariana Pina, Daniela Ribeiro, Bárbara Gorgulho, Joana Cruz, Maria Rodrigues, Bruna Prazeres, Matilde Picado, Beatriz Pinto, Mafalda Nunes e Catarina Castanheira.

Treinadores: Nuno Brinco e Andreia Branco

Os comentários estão fechados.