– 8 e 9 de julho –
Decorreu, nos dias 8 e 9 de julho, o III Torneio Engº Adolfo Roque, que reuniu 15 clubes oriundos do Continente e Ilhas, num total de 24 equipas e mais de 300 atletas, nos escalões de Sub-14 e Sub-16 masculinos e femininos.
Foram realizados 64 jogos nos dois campos do Pavilhão Multiusos do GiCA e no pavilhão da escola Fernando Caldeira em que participaram as equipas do GiCA, AB Aveiro, Beira-Mar, Chamusca, C José Régio, CPN, SC Coimbrões, CP Esgueira, FC Porto, Galitos, Maia Basket, CA Salesianos, SC Braga, SL Benfica e Seleção dos Açores.
Num fantástico fim de semana de basquetebol, registou-se uma enorme afluência de público, oriundo de vários pontos do pais, que foi lotando o pavilhão do GiCA ao longo destes dias, registando-se mesmo uma enchente na tarde de domingo para assistir às finais e ao momento alto da cerimónia de entrega de prémios.
No plano desportivo, que decorreu num verdadeiro ambiente de fair-play por parte de todas as equipas, o torneio teve como vencedores o SL Benfica em Sub-14 femininos, o CP Esgueira em Sub- 14 masculinos, o CPN em Sub-16 femininos e o Galitos em Sub-16 masculinos.
Para o 5 ideal de cada escalão, foram votados pelos treinadores das equipas presentes os seguintes atletas:
Sub14 Femininos: Margarida Correia e Diana Batista (SL Benfica), Maria Tavares (AB Aveiro), Inês Santos (SC Coimbrões) e Inês Quintal (GiCA);
Sub14 Masculinos: João Pereira (GiCA), André Marques e Tiago Ministro (CP Esgueira), Bernardo Matos (SL Benfica) e João Ferreira (FC Porto);
Sub16 Femininos: Ana Bompastor (C José Régio), Leonor Ferreira (CPN), Beatriz Santos e Bárbara Ferreira (C Galitos) e Mafalda Trindade (GiCA);
Sub16 Masculinos: Miguel Silva, João Costa e Leonardo Maio (C Galitos), Leo Dyky (Chamusca) e João Marçal (GiCA).
Nos prémios MVP venceram Margarida Abrantes (Sub14 F – AB Aveiro), João Pereira (Sub14M – GiCA), Leonor Ferreira (Sub16 F – CPN) e João Costa (Sub16M – C. Galitos).
De destacar o prémio da Equipa Fair-Play do torneio, atribuído à equipa Sub16 Feminina do GiCA.
O Presidente da Direção do GiCA, Francisco Picado, no discurso final, agradeceu às Entidades e Patrocinadores o apoio que prestaram a este evento, bem como um agradecimento muito especial aos Pais que voluntariamente colaboraram na realização deste evento e às Famílias de Acolhimento que alojaram em suas casas mais de 100 atletas, numa das caraterísticas mais marcantes do torneio.
Foi, sem dúvida, mais um evento que, fruto da cooperação de toda a família do GiCA, se tem consolidado como uma referência nacional no basquetebol de formação.