BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 3 a 5 Janeiro-

A entrada no novo ano é sempre uma incógnita para as equipas. As férias, as ausências, o trabalho das seleções, os excessos, entre outros factores podem trazer alterações significativas ao rendimento das nossas equipas, e nunca sabemos muito bem como as coisas vão correr. Era importante para todas as nossas equipas entrarem da melhor forma, com boas exibições e consistência. Esses objetivo foi bem conseguido pelas sub14 femininas e as sub19 femininas, que saíram vencedoras dos difíceis embates com o Galitos e a Ovarense, respetivamente, e pelos sub18 masculinos, que levam vantagem sobre o CP Esgueira. Mais dificuldades revelaram os sub14 e sub16 masculinos, nas deslocações à Oliverense e ao Sangalhos apesar de te manterem a lutar pelos jogo, e as sub16 femininas numa emotiva partida em São João da Madeira.

 

As sub 19 femininas deslocaram-se ao Colégio de Calvão para defrontar a equipa do Vagos. Sabíamos que ia ser um jogo difícil devido a capacidade da equipa adversária, mas entramos focadas em continuar a trabalhar os processos ofensivos e defensivos. A equipa adversária foi sempre superior, muito pressionante e consistente. Não soubemos lidar com essa pressão e não tivemos discernimento para superar os obstáculos que a equipa adversária nos colocou. As nossas meninas estiveram bem pois não desistiram e nunca caíram em frustração. Parabéns à equipa do Vagos que foi claramente superior. (AD Vagos  87- 21 GiCA/Benetton).

 

No seu segundo jogo do fim de semana as sub 19 femininas venceram em casa a equipa da Ovarense (GiCA/Benetton 48 – 35 Ovarense). Entramos concentradas e focadas no jogo que tínhamos pela frente pois sabíamos que não ia ser fácil devido a qualidade da equipa que demonstrou na primeira volta. Com processos simples a nível ofensivo e com uma defesa agressiva fomos construindo uma vantagem que nos levou para o intervalo a ganhar por 27-13. Na segunda parte conseguimos manter o foco a nível defensivo, e ofensivamente conseguimos ir superando todas as alternâncias defensivas que a equipa da ovarense nós ia colocando. Parabéns as nossas meninas.

Jogaram: Alexandra Marques, Catarina Martins, Mafalda Trindade, Leonor Cabral, Maria Luís, Mariana Pina, Matilde Picado, Beatriz Santos, Silvania Mendes, Ana Jorge e Bruna Prazeres.

Treinador: Sérgio Silva

Seccionista: Ana Rosa

 

 

A equipa de Sub-16 Femininos entrava em 2020 com um jogo importante, numa deslocação a São João da Madeira (ADS 55-50 GICA/Benetton), a contar para o Campeonato Distrital, grupo nacional. Depois de um bom trabalho durante as três semanas de interrupção letiva, a palavra de ordem era ter uma atitude de deixar tudo dentro de campo.

Efetivamente estivemos todo o jogo sem baixar os braços e com uma postura bastante coletiva, no entanto a má prestação defensiva penalizou a nossa prestação. Não fomos competentes na defesa coletiva do bloqueio direto, a parar a jogadora da bola e na alternância de fechar a linha de passe ou tirar espaço à bola. Por consequência, saímos muito poucas vezes a correr para o ataque (para marcarmos em vantagem) e a nossa confiança foi sendo abalada.

Por fim, realçar que após termos perdido a liderança no marcador (estivemos na frente mais de metade do jogo), fomos capazes de continuar a lutar por cada posse de bola, conseguindo o empate e de novo passar para a frente no marcador. Contudo, no último minuto de jogo não tivemos clareza do que era necessário cumprir e não arrancámos o ano a superar o adversário.

Sendo um sentimento amargo, a única coisa que podemos mudar é o que vem daqui para a frente: o próximo treino, o próximo jogo. Esse tem que ser o nosso foco e conscientes que é pelo caminho do trabalho que seremos sempre melhores.

Jogaram: Ana Cândida Henriques, Ana Jorge Silva, Beatriz Seixas, Bruna Prazeres, Carolina Seixas, Claudia Almeida, Mafalda Lucio, Mara Antunes, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Salomé Neves e Anastacia Okhremenko

Treinadora: Leonor Silva, Beatriz Melo

Seccionista: Sandrine Herculano

 

 

No passado domingo fomos até Sangalhos jogar o cruzamento com a equipa local, que à partida sabíamos que nós ia causar imensas dificuldades.

Começamos bem o 1º período onde conseguimos causar algumas dificuldades ao nosso adversário, com o passar do tempo e com os ajustes feitos pela equipa contrária fomos tendo mais dificuldades o que nos levou para o intervalo a perder por 12 pontos.

Entramos na segunda parte com vontade de recuperar, apesar de em alguns momentos termos estado bem, não foi suficiente o que ditou o resultado final (Sangalhos 53 – 36 GICA). Durante a semana teremos de trabalhar com afinco para estar melhor no próximo fim de semana.

Jogaram: Célio Teixeira, Andre Leitão, Tiago Colaço, João Pereira, Daniel Dobosch, João Rodrigues, Alexandre Fernandes, Diogo Pereira, Miguel Costa, Ricardo Pinho, Guilherme Pereira.

Treinador: Nuno Hipólito

Seccionista: Paulo Rodrigues

 

 

Os Sub14 Masculinos realizaram mais um jogo da 2ª fase do Campeonato Distrital, desta vez deslocando-se a Oliveira de Azeméis, defrontando a Oliveirense pela terceira vez esta época.

Apesar de termos entrado na partida com alguma concentração defensiva coletiva, criando dificuldades à equipa adversária, ofensivamente estivemos pouco agressivos, mas conseguindo equilibrar na mesma o jogo.

No 2º período foi precisamente o contrário defensivamente, com uma recuperação defensiva demasiado lenta e constantemente a ser batidos no 1×1, criando um fosso ao intervalo difícil de recuperar.

A segunda metade do jogo foi a fotocópia da primeira, com as mesmas dificuldades defensivas e pouca agressividade ofensiva, perdendo o jogo por 69-35.

Jogaram: Pedro Ferreira, Santiago Henriques, Martim Santos, João Matos, Afonso Seabra,  Afonso Branco, Rodrigo Santos, João Saraiva, Martim Henriques e André Monteiro.

Treinador: Nuno Brinco

Seccionista: Francisco Santos

 

A equipa de Sub-14 Femininos entrou o ano numa deslocação ao pavilhão do Galitos, para mais uma jornada da segunda volta do Campeonato Distrital, grupo nacional.

Num jogo marcado pelo equilíbrio no marcador, a nossa equipa soube manter-se muito focada e com muita vontade de melhorar, face ao ao confronto da primeira volta. Foi através da nossa defesa individual e coletiva, que conseguimos ir melhorando com o decorrer do jogo e virar o marcador que foi quase sempre desfavorável. Cometemos, ainda assim, alguns erros na defesa fora da bola e mesmo a parar a jogadora da bola, mas fomos fazendo esforço de ir melhorando com o decorrer do jogo.

Conseguimos, ainda, correr no todo o campo para chegar rápido ao nosso cesto e, quando, nos impunham jogar em meio campo tivemos bons momentos coletivas que nos deram lançamos sozinhas. Contudo ainda temos bastantes dificuldades a ocupar os espaços e nos timmings das linhas de passe e cortes para o cesto.

Seguimos para nova semana de trabalho que exige o empenho e a dedicação de todas sem exceção, afim de podermos melhorar ainda mais.

Jogaram: Ana Lucia Pereira, Ana Marta Neves, Anastacia Okhremenko, Camila Almeida, Filipa Cardoso, Joana Figueiredo, Madalena Picado, Maria Beatriz Dias, Maria Clara Marques, Maria Luis Neves, Maria Morais, Sara Pereira

Treinadora: Leonor Silva, Andreia Branco

Seccionista: Inês Picado

 

 

No domingo, para fechar o fim de semana competitivo, os Sub18 masculinos receberam o CP Esgueira para o primeiro jogo do cruzamento do Grupo Distrital. Foi um jogo abordado pela nossa equipa de forma “morna” com pouca dinâmica. Defensivamente fomos algo permissivos alternando com momentos em que ao sermos mais intensos construímos boas situações de contra-ataque. Ofensivamente também fomos de contrastes, boas situações tácticas a deixar alguém completamente sozinho para finalizar, e situações menos conseguidas com exagero do drible ou a passar em más decisões. Atingimos a vantagem máxima de 13 pontos, mas não a conseguimos manter de forma consistente (GiCA 55 – Esgueira 48). Para o segundo jogo, já na próxima 5.ª feira fica a expectativa de surgirmos bem mais agressivos, intensos e activos.

Jogaram: João Pereira, Gustavo Dias, Ricardo Almeida, André Balseiro, João Valente, Telmo Tomás, Gonçalo Costa, Guilherme, Leandro Padrão, Miguel Almeida, Diogo Marques e Simão Fragoso.

Treinador: João Anastácio

Seccionista: Alexandre Pereira

 

Os comentários estão fechados.