BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 29 a 30 setembro –

Este fim de semana marcou, o início das competições oficiais para as nossas equipas de formação.

A equipa de Sub-16 Femininas começou a sua competição oficial no passado sábado, 29 de setembro, na deslocação ao pavilhão da Ovarense (Ovarense 34 – GICA 40). O jogo ficou marcado pelo equilíbrio constante, em que a nossa equipa foi capaz de impor uma grande agressividade defensiva durante os quatro quartos. Fomos ainda bastante competentes no controlo dos ritmos de jogo e criámos boas situações de tiro exterior fruto de boas leituras ofensivas. Revelámos ainda um bom nível de maturidade nos minutos finais em que o jogo esteve empatado o que possibilitou que fossemos eficazes nessa altura. Deixámos, então, em campo o espelho do bom momento de trabalho em que nos encontramos, mas não podemos deixar de estar conscientes que ainda existe um longo caminho a percorrer.

Jogaram: Ana Cândida Henriques, Ana Jorge Silva, Catarina Martins, Cláudia Almeida, Inês Quintal, Joana Cruz, Juliana Duarte, Leonor Cabral, Mafalda Lúcio, Maria Luís Rodrigues, Matilde Picado.

Treinadoras: Leonor Silva e Beatriz Almeida

Os Sub16 masculinos iniciaram o seu campeonato com uma sempre difícil deslocação a Ovar. Conseguimos entrar bem no jogo e ser esclarecidos nos processos ofensivos e bastante lutadores e cooperativos nos processos defensivos. Ao intervalo a Ovarense vencia por 7 pontos, após o descanso e entrando no terceiro período bastante motivados, conseguimos vencer o período por 7 pontos e levar o jogo para o quarto período empatado. No quarto período a Ovarense voltou a ser mais forte e venceu o jogo, pois conseguiu ser mais forte na luta do ressalto, e mais efetiva nos momentos de decisão (Ovarense 52 – GICA 41).

Jogaram: Célio Teixeira, André Leitão, João Pedro Pereira, Gustavo Dias, Rafael Loureiro, André Mourão, João Pereira, Diogo Marques, Diogo Pereira e Rodrigo Idanha.

Treinador: Sérgio Silva.

A equipa Sub-14 Femininos entrou na competição oficial este domingo com a deslocação ao pavilhão do Atómicos (Atómicos 24 – GICA 88). Num jogo pautado por um grande desnível entre as equipas, tínhamos como objetivo correr mais do que o adversário, quer fosse para sair para o ataque, como para recuperar e estar prontas para defender. Fomos capazes de cumprir e ainda de, ao longo do jogo, aumentar a agressividade nas nossas ações quer ofensivas, quer defensivas, conseguindo criar boas finalizações sozinhas. Precisamos continuar a trabalhar para nos mantermos focadas durante todo o tempo, nas ações que precisamos de cumprir e nas nossas regras coletivas, para além de termos como chave a agressividade em todos os instantes do jogo.

Jogaram: Ana Marta Neves, Anastacia Okhremenko, Beatriz Seixas, Carolina Seixas, Érica Coelho, Madalena Picado, Margarida Silva, Maria Beatriz Dias, Maria Luís Neves, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Salomé Neves.

Treinadoras: Leonor Silva e Andreia Branco

“A sorte alcança-se.” Os Sub 18 masculinos do GICA defrontavam a sua congénere do Brandoense naquele que foi o primeiro jogo oficial do ano. A ansiedade era muita e acompanhava a expectativa de ser importante começar bem a competição. No primeiro período nenhuma das equipas se conseguiu superiorizar à outra e a vantagem pendia para o nosso lado apenas por dois pontos. Ao longo do segundo período a equipa foi-se encontrando e chegou a ter uma vantagem de 7 pontos, vantagem essa que a equipa acabaria por perder nos últimos minutos fruto de uma boa defesa da equipa adversária, chegando o resultado empatado ao intervalo. A segunda parte ficou marcada pelo nosso domínio no marcador até meados do quarto período, altura em que uma enorme sequência de erros defensivos e ofensivos nos foram tirar a pequena vantagem que tínhamos. De referir que no último minuto, e quando estávamos à frente por três pontos, a equipa falhou três lances livres e duas passadas isoladas, lances que teriam sentenciado o jogo, que ficou resolvido para lá da buzina com uma ação individual de um dos jogadores do Brandoense (GRIB 50-49 GiCA). O resultado foi duro, a forma como perdemos também, mas o que tem que nos distinguir dos restantes é a capacidade em “cair”, para depois levantar. Pela frente há mais uma semana de trabalho.

Jogadores: Jorge Framegas, João Marçal, João Pedro, Gustavo Dias, Miguel Colaço, Ricardo Almeida, Gonçalo Costa, Simão Fragoso, Joel Anjos e Miguel Almeida.

Treinador: Luís Seixo.

Os Sub14 masculinos entraram na sua competição recebendo o Clube dos Galitos, um jogo em que deixaram boas indicações e o resultado final espelha a grande diferença que existiu na eficácia entre as duas equipas (GICA 39 – Galitos 63). Mantivemos o jogo sempre equilibrado à exceção da segunda metade do primeiro período em que o Galitos fugiu claramente no marcador (5-20). Revelamos dificuldades, além da eficácia, na reação ao ganho e perda da bola, e na saída para o ataque. Fomos bastante desastrados a colocar a bola em jogo, aspeto que deu pontos fáceis ao adversário. Apesar da diferença a equipa discutiu sempre o jogo, com entrega e ações muito positivas, não revelando medo de nos atirarmos, literalmente, para o chão. Limando erros, privilegiando o passe, e melhorando a eficácia iremos melhorar decisivamente.

Jogaram: Guilherme Pereira, Guilherme Ferreira, Tiago Colaço, Rafael Paiva, Santiago Henriques, Afonso Seabra, Alexandre Fernandes, Bernardo Baptista, Sebastião Sant’Anna, Daniel Du Bosh, Martim Santos e João Rodrigues.

Treinador: Luís Araújo.

No primeiro jogo da época das Sub19, deslocamo-nos a Ovar para defrontar um adversário que à partida sabíamos que nos ia criar muitas dificuldades. Começamos bem o jogo, no ataque conseguimos criar boas situações de lançamento que marcamos e na defesa fomos intensos, lutando pelas bolas todas,    apesar da dificuldade que a diferença de altura nos causou, chegando ao intervalo a ganhar por 35-38. Na segunda parte fruto de algum cansaço não fomos tão eficientes a pôr a bola no cesto, na defesa mantivemos a intensidade mas com mérito o adversário passou para frente. De realçar um bom jogo da nossa equipa (Ovarense 53 – GICA 44).

Jogaram: Bruna Alves, Mafalda Trindade, Silvania Mendes, Alexandra Marques, Inês Quintal, Ana Jorge, Rita Baptista, Catarina Castanheira.

Treinador: Nuno Hipólito.

Os comentários estão fechados.