Basquetebol | Sub-16 femininos alcançam 2º lugar na Fase final

A nossa equipa de sub16 femininos competiu no passado fim de semana na Fase Final Distrital da 2.ª Divisão, que decorreu em Sangalhos, conjuntamente com a equipa da casa, Ovarense e Brandoense.

IMG_2450

Para a nossa equipa desde o primeiro dia de treinos que o objetivo fundamental era evoluir ao longo de todo o ano, passando pelas diversas fases da competição. Esta experiência de participação foi interessante e muito importante para nós pela forma como decorre, 3 jogos em 3 dias, defrontando todas as equipas. Uma equipa como a nossa que trabalha principalmente fundamentos técnicos e aspetos básicos a nível tático fica obrigada a ter de melhorar mentalmente na forma como encara o dia a dia da Fase Final. As jogadores têm de conseguir perceber e colocar em prática a forma de parar os pontos fortes do adversário (que são diferentes de jogo para jogo) e ao mesmo tempo tentar explorar os nossos pontos fortes. Por outro lado, fisicamente para nós foi extremamente exigente, jogar 3 jogos consecutivos, sempre contra defesas intensas em todo o campo, há uma altura em que começa a doer (e doeu). Foi uma missão cumprida, 3 jogos exigentes, perder no primeiro dia num jogo que podia ser decidido por um lançamento (a nossa maior dificuldade), jogar em dificuldades no segundo dia, conseguir terminar a vencer no último permitiu sorrir no final.

Infelizmente ainda não aprendemos a desfrutar dos jogos. Achamos que o sucesso ou insucesso está em ganhar ou perder o jogo, mas não é assim. Falta-nos a capacidade de conseguir avaliar de dia para dia os aspetos do jogo que conseguimos melhorar, defesa da bola, ressalto ofensivo, lançamento, lançamento livre, diminuir as perdas de bola, roubos de bola, entre outros. Até porque quando estamos a ganhar não mostramos que estamos felizes, e isso sim é importante estarmos felizes, desfrutar de jogar e de fazer coisas boas. O basket é um jogo onde é possível ser feliz dentro do campo ao fazermos/tentarmos fazer as coisas certas.

Terminar desta forma é um prémio muito justo pelo trabalho desenvolvido pelas nossas jogadoras, não só em 3 dias mas todo o ano, premiadas com jogos com bancadas cheias e vibrantes sempre a puxar pelas suas equipas. E a responsabilidade que as jogadoras devem sentir é mesmo com isso, com respeitar o apoio dos pais, famílias e amigos incansáveis do lado de fora. Nos dias de hoje é muito difícil encontrar uma bancada com o verdadeiro fair-play e respeito como aquela que tivemos todos os dias atrás de nós. Obrigado.

FotoEquipa IMG_1307 IMG_2423 IMG_2456