Basquetebol | Resumo do fim de semana

– 12 a 14 de maio –

Numa altura em que algumas das nossas equipas se aproximam do final das suas competições tivemos mais um fim de semana carregado de atividades e emoção.

Esta semana foram novamente os sub18 masculinos a abrir as “hostilidades” com uma deslocação a casa do CP Esgueira, uma equipa que está na frente da classificação e que apresentou alguma superioridade. O jogo nem começou mal, mas revelamos dificuldades na transição defesa-ataque devido ao muito contacto, tendo conseguido estar a uma diferença de 10/12 pontos. No terceiro período, num momento de total desconcentração, o Esgueira alargou a sua vantagem, faltando-nos também alguma energia, apesar das trocas constantes que mantivemos. Temos de conseguir manter um maior volume de trabalho, que esta semana esteve condicionado pelos afazeres escolares. Jogaram: João Vidal, Gonçalo Costa, Jorge Framegas, João Fernandes, Ricardo Almeida, Miguel Colaço, Ricardo Sambú, João Cabral, Alexandre cruz

A cumprir a última jornada do Grupo Distrital e, em vésperas de disputar a Fase Final desta competição, a nossa equipa de sub16 femininas recebeu o ENESSE. Depois de uma semana de trabalho muito exigente este foi um jogo onde realizamos algumas experiencias e tentamos colocar em prática os conceitos introduzidos. Alteramos momentos muito interessantes com outros onde revelamos bastantes dificuldades, principalmente na finalização. Agora que conseguimos ter mais consistência nas presenças já começamos a ver alguma evolução no desempenho individual. É altura de acertar os últimos pormenores para permitir ao grupo de trabalho terminar a sua competição distrital com bons desempenhos. Jogaram: Alexandra Marques; Mafalda Trindade; Daniela Ribeiro; Ana Jorge Silva; Andreia Cunha; Catarina Castanheira; Beatriz Damâsio; Beatriz Pinto; Silvania Mendes; Catarina Vidal e Bárbara Gorgulho.

20170513_Sub14M

Os sub14 masculinos receberam este sábado a equipa do FC Gaia num jogo que teve duas partes completamente distintas e em que o resultado final foi GiCA 33 – FC Gaia ‘A’ 78. Durante a primeira parte demos uma boa réplica ao adversário, conseguindo nalguns momentos contrariar até a diferença de estatura existente. Na segunda parte entramos a facilitar, num ritmo baixo e muito desorganizados, o que levou a que rapidamente a equipa visitante se afastasse no marcador e gerido o resto do jogo. Pelo GiCA jogaram: Mário, Rafael, Diogo Marques, André balseiro, André Mourão, Diogo Pereira, Célio Teixeira, Joca Pereira, Tiago Colaço, João Rodrigues e André Leitão.

20170514_Sub13M

A equipa dos sub13 masculinos deslocou-se a Aveiro para defrontar o Beira-Mar. O GiCA entrou mal no encontro, com os jogadores bastantes desconcentrados, muitas dificuldades em dominar a bola, muitos passes falhados, defesa muito permeável sem capacidade de contrariar as ações ofensivas da equipa contrária e com níveis de concretização bastante baixos. A equipa teve, num ou outro jogador, uns rasgos de magia, mas em contrapartida teve outros jogadores que estiveram praticamente invisíveis toda a partida. Com o decorrer dos períodos, o jogo foi caindo de ritmo e a equipa do GICA teve algum espaço nos períodos finais para causar perigo com transições rápidas, mas faltou uma maior capacidade na tomada de decisão (o espaço era tanto que bastava uma boa definição de alguns lances, mas a mesma nunca existiu). O resultado final foi uma pesada derrota por 6-0 (em períodos), com total mérito da equipa contrária, face à passividade da equipa do GICA. Jogaram: Rafael Paiva, Diego Correia, Guilherme Pereira, Tiago Santos, Martim Pinto, João Rodrigues, Martim Santos, Daniel Dobosh, Bernardo Batista, Sebastião Sant’Ana, Alexandre Fernandes, Tiago Colaço.

Os Sub16 Masculino realizaram este Sábado em casa mais um jogo nesta 2ª Fase do Torneio Inter-Associações, contra o Fides, de Gondomar. Sabíamos que iria ser um jogo muito difícil, equilibrado e duro do início ao fim, por isso era muito importante entrarmos concentrados e eficazes, algo que conseguimos durante os primeiros 5 minutos, mas alguns turnovers e lançamentos falhados permitiu a equipa adversária ganhar uma vantagem de 8 pontos no final do período. Correndo atrás do prejuízo, com uma defesa bastante unida e aguerrida e muito mais agressivos no ataque, conseguimos atacar mais vezes o cesto com mais eficácia, assim como provocar mais faltas da equipa, conseguindo equilibrar o marcador, mas indo para intervalo em desvantagem por 4 pontos (30-34). O intervalo não nos desconcentrou e entrámos na 2a parte com a mesma garra e vontade de virar o jogo, com uma defesa sempre muito junta e solidária, assim como um ataque agressivo, sempre à procura da melhor solução colectiva e eficaz no ataque ao cesto. Conseguimos dar a voltar ao marcador apenas no último período e controlar o ritmo do jogo, levando a equipa do Fides 4 pontos (59-55). Demonstramos que quando todos trabalham para o mesmo objetivo e com o mesmo empenho, somos uma EQUIPA que vai à luta até ao fim. Jogaram: João Marçal, Jorge Framegas, Ricardo Almeida, Rúben Silva, João Vidal, Miguel Colaço, Gonçalo Costa, Simão Fragoso, Miguel Almeida, João Teles, Daniel Ribeiro e Joel Anjos.

Em sub13 femininos, o GiCA defrontou o Galitos num jogo em que entrámos mal, desconcentrados, o que nos levou a cometer uma serie de erros e a perder os dois primeiros períodos. Fomos melhorando ao longo da partida, a jogar mais 1×1 e a procurar melhores lançamentos, mas não fomos eficazes, demonstrando também bastantes dificuldades a defender (GiCA 2 – Galitos 4, por períodos). Temos de estar mais concentrados e trabalhar mais para conseguir os nossos objetivos. Jogaram: Carolina Seixas; Beatriz Seixas; Joana Cruz; Juliana Duarte; Rafaela Pinto; Matilde Picado; Bruna Prazeres; Inês Quintal; Mafalda Nunes; Madalena Picado; Cláudia Melo.

20170513_Sub19

No último jogo deste fim de semana, as sub19 receberam em casa o Académico, do Porto (GiCA 61 – Académico 40). Sabíamos que tínhamos pela frente um adversário muito complicado, que na primeira volta nos tinha ganho com alguma facilidade. Entrámos fortes a defender, bastante intensos mas com dificuldades a atacar tendo vencido o 1º período por 9-7. No 2º período continuamos fortes na defesa, não permitindo cestos fáceis ao Académico e melhoramos no ataque tendo ido para o intervalo a ganhar 28-15. Na 2ª parte voltamos  a entrar muito concentrados, com muito acerto no lançamento e com saídas rápidas no contra ataque fomos ampliando a vantagem. No último período, fruto de algum cansaço, cometemos alguns erros, mas acabamos por segurar a vantagem. A equipa poderá ter conseguido realizar o melhor jogo da época até ao momento. Jogaram: Alexandra Marques; Mafalda Trindade; Ana Silva; Bruna Alves; Sofia Santos; Daniela Ribeiro; Filipa Santos; Rita Baptista; Silvania Mendes.

Os comentários estão fechados.