– 4 e 5 de março –
Este foi um final de semana cheio de atividade, quer das equipas, mas também dos nossos grupos de minibasket. Especialmente no nosso pavilhão foram muitos os jogos que despertaram interesse, com uma moldura humana fantástica. Os nossos jovens atletas corresponderam da melhor forma.
Os sub 18 masculinos deslocaram-se no sábado a ílhavo para defrontar o Illiabum. A equipa do GiCA entrou bem no jogo sempre com vantagem, com diferenças pequenas, mas sempre a ganhar o jogo. Tínhamos até ao intervalo rodado a equipa e todos os jogadores entraram com boa postura e vontade de participar no jogo. Após o intervalo tivemos momentos menos bons onde estivemos mesmo a perder por 8 pontos devido à baixa concretização, mas conseguimos dar a volta e fomos novamente para a frente do marcador. No final algumas más decisões e falhas nos lances livres deram origem à derrota no jogo por 6 pontos. Jogaram: Miguel Colaço, Miguel Almeida, Ricardo Almeida, Ismael Manafaca, Ricardo Sambú, João Marçal, Alexandre Cruz, Bernardo Tavares, João Cabral, Joao Fernandes
A nossa equipa de sub 14 masculina recebeu o Sampaense, num jogo que acabou com a vitória do GiCA por 69-52. Na primeira parte fomos superiores e, através duma boa defesa e intensidade alta, conseguimos uma vantagem a rondar os 20 pontos, no entanto, uma má entrada no 3º período permitiu à equipa visitante aproximar-se até 6 pontos de diferença. No 4º e último período voltámos a jogar num nível consistente com o nosso atual momento e recuperámos uma vantagem confortável.
Importa retirar deste jogo a lição que os jogos não podem ter altos e baixos tão grandes e que estar na frente ao intervalo não significa nada se não dermos continuidade na 2ª parte. De positivo salientar a intensidade que conseguimos colocar em determinados momentos do jogo, fruto da intensidade com que temos treinado e o facto de termos cada vez mais jogadores a contribuir nos diversos momentos do jogo. Pelo GiCA jogaram: André Balseiro, Mário Lourenço, Diogo Marques, João Pedro, Célio Teixeira, Ricardo Pinho, Daniel Borges, Joca Pereira, André Mourão, André Leitão, Diogo Pereira e João Rodrigues.
Ainda no sábado, as nossas sub16 femininas, numa semana muito afetada por azares, defrontaram o GRI Brandoense. Num jogo que se previa de grande dificuldade, as nossas atletas entraram muito concentradas e a executar perfeitamente. Muito atentas na defesa e com rápidas saídas para o ataque conseguimos concretizar 18 pontos no 1.º período. A partir daí, perante a recção do adversário tivemos muitas dificuldades em concretizar. O jogo foi sempre muito equilibrado, mas no final levamos a melhor (GiCA 42 – GRIB 40). Parabéns por este resultado, mas principalmente pela capacidade de sofrimento de todas. Jogaram: Alexandra Marques; Mafalda Trindade; Andreia Cunha; Ana Jorge Silva; Bruna Prazeres; Catarina Castanheira; Inês Quintal; Mariana Pina e Bárbara Gorgulho.
A equipa de Sub13 Masculinos garantiu a primeira vitória nesta fase ao vencer em casa a equipa do Esgueira por 4-2. Assistiu-se a um interessante e equilibrado jogo, em que o ascendente foi maioritariamente dos atletas do GICA. Os atletas dos sub13 entraram com tudo e, com uma exibição de grande qualidade, suplantaram a equipa adversária, tradicionalmente bastante forte. Uma sucessão de erros, decisões precipitadas e alguma desconcentração no 5.º e 6.º período, fizeram com que o adversário recuperasse alguma da desvantagem. No final do encontro, o técnico Filipe Magalhães estava muito satisfeito com o apoio do público e com o trabalho dos seus jogadores. Continuamos a dar sinais de nítido crescimento, resta-nos encarar o próximo desafio com a mesma ambição de vitória e espírito de equipa. Jogaram: Rafael Paiva, Diego Correia, Guilherme Pereira; Gonçalo Gomes; Tiago Colaço, Martim Pinto; João Rodrigues; Martim Santos, Daniel Dobosh; Alexandre Fernandes, Célio Teixeira; Sebastião Sant’Ana e Rodrigo Mesquita.
A equipa de Sub13 femininos recebeu o Galitos onde acabou o jogo com um empate. O GiCA entrou muito bem e ganhamos o primeiro período sem qualquer dificuldade fruto de boas concretizações quando a equipa estava a defender bem e muito concentrada. A segunda equipa que entrou teve mais dificuldades fruto também do segundo cinco do Galitos ser mais forte. Fomos para o intervalo a perder. Viemos do balneário e já entramos muito melhor, tendo conseguido criar boas situações e mantendo o jogo muito equilibrado. Nos últimos dois períodos fomos muito superiores e a equipa esteve mesmo muito bem a nível de finalização bem como defensivamente criando assim oportunidades de todas as jogadoras jogarem bastante tempo. Jogaram: Ana Cândida, Mafalda Lúcio, Rafaela Pinto, Matilde Picado, Beatriz Seixas, Carolina Seixas, Madalena Picado, Ana Júlia, Carina, Cláudia Melo, Joana Cruz, Ema Braga, Mariana Mendes.
Os sub16 masculinos realizaram este domingo o terceiro jogo no Torneio Inter-Associações contra o Bolacesto, pretendendo retomar ao ritmo competitivo após pausa do Carnaval. Não podíamos ter começado da melhor maneira o jogo, muito unidos defensivamente e ofensivamente solidários, terminando o 1º período com uma boa vantagem (20-4). Iludidos com as facilidades, entramos no 2º período muito relaxados. Com uma equipa adversária a entrar muito agressiva, com muito contacto físico, deixou-nos muito nervosos e receosos, não tomando as melhores opções no ataque, permitindo ao Bolacesto equilibrar o período. Fomos para intervalo com a vantagem de 13 pontos (29-16).
A segunda parte do jogo não foi muito diferente, com um jogo muito físico (quase violento), não conseguimos tomar as melhores decisões no ataque e quando conseguíamos ou falhávamos ou sofríamos constante faltas. Foi um jogo muito atípico da nossa parte, mas mesmo assim vencemos por 53-44. Jogaram: Miguel Almeida, João Marçal, João Teles, Ricardo Almeida, Rúben Silva, Daniel Ribeiro, João Vidal, Miguel Colaço, Gonçalo Costa, Simão Fragoso, João Pereira e Jorge Framegas.
As sub19 femininas receberam o Bolacesto “B” tendo conseguido uma vitória (GiCA 52 – Bolacesto 20). Tivemos uma entrada forte na partida com um parcial de 7-0, devido a uma defesa agressiva e a uma boa percentagem de lançamento, que se manteve durante toda a 1.ª parte. No terceiro período não fomos tão intensos o que permitiu ao adversário uma reação, mas rapidamente voltamos ao bom nível inicial. De destacar neste jogo termos conseguido uma série de contra ataques. Jogaram: Rita Baptista; Alexandra Marques; Tânia Costa; Filipa Santos; Mafalda Trindade; Bruna Alves; Mara Lourenço; Daniela Ribeiro.