BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 24 a 28 abril –

O regresso à competição após pausa letiva da Páscoa foi intenso, com um fim de semana competitivo bem prolongado, que se iniciou na noite de 4.ª feira, com as sub16 femininas a terminarem a participação na Taça Nacional com uma boa exibição em Esgueira, passando pelo feriado e culminando num sábado e domingo com muitos desafios. Destaque para os sub16 masculinos que mantiveram a invencibilidade no Torneio Inter-Associações, na recepção ao Ginásio Figueirense. Na mesma competição as sub19 femininas venceram a difícil equipa do Sangalhos, e os sub18 masculinos continuam a trabalhar para terminar da melhor forma, que venceram na deslocação ao Tondela. As sub14 “A” femininas tiveram dois jogos muito equilibrados, nas recepções ao Esgueira e Sporting Figueirense e a equipa “B” continuou a acumular experiências em dois jogos com as equipas mais evoluídas dos Atómicos e GD Gafanha. Por fim, os sub14 masculinos terminaram esta fase da Taça Distrital a vencer o SLB de Oliveira de Azeméis, num jogo bem conseguido pela equipa.

 

A equipa de Sub16 Femininos terminou a participação na Taça Nacional do escalão, com a deslocação a Esgueira, na noite de 4ª feira (CP Esgueira 46 – 41 GICA/Benetton). Um jogo em que conseguimos melhorar da primeira para a segunda parte, quer ao nível da nossa defesa coletiva, quer no momento de atacar ao cesto, o que nos permitiu “estar no jogo” até ao final do tempo regulamentar. Sentimos que fomos crescendo no nosso trabalho ao longo desta competição (nova para toda as atletas da equipa), onde fomos capazes de discutir os jogos com grande parte das equipas. Contudo, ainda temos um processo que (demora e) precisa de continuar a ser trabalhado com muita dedicação e vontade de superação e é sobre ele que nos vamos continuar a debruçar.

Jogaram: Ana Cândida, Ana Jorge Silva, Bruna Prazeres, Carina Abdulsatarova, Catarina Martins, Cláudia Almeida, Leonor Cabral, Maria Luís Rodrigues, Mariana Pina.

Treinadoras: Leonor Silva e Beatriz Melo

 

Os sub14 masculinos cumpriram a última jornada desta fase da Taça Distrital deslocando-se a Oliveira de Azeméis para defrontar a Casa do Benfica. Foi um jogo muito bem conseguido da nossa parte, revelando que quem tem sido assíduo e comprometido com o trabalho diário no treino tem vindo a crescer (SLB Oliveira de Azeméis 38 – GiCA 52). Esta fase, que definimos como de espaço de crescimento das responsabilidades individuais não foi bem conseguida como pretendíamos, mas de qualquer forma agora arranca já a seguir a próxima fase da Taça Distrital que representa um conjunto de jogos onde temos de definitivamente crescer individual e coletivamente. De destacar uma dupla vitória neste jogo, a estreia do Miguel.

Jogaram: Tiago Colaço, Bernardo Baptista, Martim Santos, Martim Pinto, Guilherme Pereira, João Matos, Miguel Costa, Afonso Seabra, Santiago Henriques e Alexandre Fernandes.

Treinador: Luís Araújo

 

Na passada quinta-feira as sub19 femininas receberam em nossa casa a equipa do Sangalhos, que sabíamos de antemão que nos iria causar imensas dificuldades. Começamos o jogo algo nervosos, sem conseguir aplicar o que trabalhamos, permitindo ao adversário ganhar um ligeiro ascendente no marcador. Com o decorrer do tempo fomos crescendo, na defesa muito bem a parar o 1×1, e a fechar as linhas de passe, no ataque fomos eficazes o que nos permitiu chegar ao intervalo à frente do marcador. Na segunda parte voltamos a não entrar muito bem permitindo ao adversário recuperar no marcador, mas mais uma vez voltamos a assentar o nosso jogo o que nos permitiu acabar o jogo na frente. De destacar o ótimo trabalho defensivo da nossa equipa que acabou o jogo com 36 pontos sofridos (GiCA/Benetton 50 – 36 Sangalhos).

Jogaram: Bruna Alves, Filipa Santos, Inês Quintal, Ana Silva, Catarina Castanheira, Mafalda Trindade, Silvania Mendes, Rita Baptista, Alexandra Marques.

Treinador: Nuno Hipólito

 

As sub14 “B” femininas, no dia da liberdade, e depois da pausa da Páscoa, deslocaram-se ao Atómicos. Num jogo que começamos a ganhar antes do apito inicial, pois estreamos três jogadoras de primeiro ano, mostrando assim que o futuro está assegurado. Durante o jogo tivemos momentos de grande apatia o que nos fez levar muitos contra ataques e perder muitas bola tanto em ressaltos como em drible. Contudo é de ressalvar que quando jogamos em coletivo conseguimos fazer boas transições e finalizar com boas decisões de lançamento (Atómicos 68 – 36 GiCA “B”).

Jogaram: Ana Marta, Maria Beatriz, Margarida Silva, Inês Cruz, Mara Antunes, Beatriz Antunes, Bárbara Pereira, Jeucimira, Carolina Coelho, Filipa, Joana Figueiredo e Ana Lúcia.

Também as sub14 “B” femininas no sábado receberam em casa o G.D. Gafanha para mais um jogo.  Apesar da nossa atitude ter melhorado bastante em relação ao jogo anterior, a nossa inexperiência falou mais alto, a falta de reação a bola e a ineficácia dos lançamentos levou-nos a ter desde cedo uma diferença muito grande no marcador. É de realçar que a atitude de todas as jogadoras dentro é fora de campo nunca baixou, o que mostra que queremos mais. Agora é arregaçar as mangas e trabalhar durante a semana para sermos cada vez melhores (GiCA “B” 10 – 71 GD Gafanha).

Jogaram: Ana Lúcia, Carolina Coelho, Jeucimira, Camila Almeida, Inês Cruz, Filipa, Bárbara Pereira, Mara Antunes e Beatriz Antunes.

Treinadora: Andreia Branco

 

Os sub16 masculinos receberam e venceram o Ginásio Figueirense, jogo em que conseguimos entrar dinâmicos a nível ofensivo e muito intenso a nível defensivo. Essa intensidade permitiu-nos roubar algumas bolas e realizar contra ataques e transições rápidas, que convertemos em pontos. Nem sempre tomamos as melhores decisões no 5×5 a nível ofensivo, mas temos que continuar a trabalhar para melhor. É importante continuarmos focados e aplicados (GiCA 77 –  43 Ginásio Figueirense).

Jogaram: João Pedro, Gustavo Dias, Rodrigo Idanha, Célio Teixeira, Telmo Tomás, Rafael Loureiro, André Mourão, André Leitão, João Rodrigues, João Valente, Diogo Marques e André Balseiro.

Treinador: Sérgio Silva

 

A equipa de Sub-14 Femininos teve mais um fim-de-semana em dose dupla a contar para a Taça Nacional do escalão, recebendo em casa o CP Esgueira no Sábado (GICA 48 – 55 CP Esgueira), e o Sporting Figueirense (GICA 41 – 42 Sporting Figueirense) no domingo. Foram dois jogos bem distintos, tanto na nossa maneira de os encarar, como na entrega que deixámos em campo. Frente ao CP Esgueira tivemos uma boa agressividade defensiva e fomos muito coletivas no ataque, o que nos permitiu estar na frente do marcador grande parte do jogo e a discuti-lo até ao fim. Assim, no sábado, jogámos um bom nível de basquete, com boas leituras, boa atividade, precisando no entanto de melhorar as saídas à ajuda e continuar a defender. Outro desfecho do jogo, seria totalmente merecido. No Domingo, no entanto, fomos mais passivas nas ações que impúnhamos dentro campo e a certa altura fomos também muito pouco objetivas com a bola na mão. Precisávamos de conseguir colocar muito mais energia (de que somos bem capazes) na nossa defesa coletiva, na luta das tabelas e também fazer a bola chegar ao cesto em vantagem, com mais assistências e passes extra.

 Jogaram: Ana Marta Neves, Anastácia Okhremenko, Beatriz Seixas, Carolina Seixas, Madalena Picado, Mara Antunes, Maria Beatriz Dias, Maria Luís Neves, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Salomé Neves.

Treinadoras: Leonor Silva e Andreia Branco

 

“Duas partes distintas, a mesma equipa”. Depois de uma longa interrupção, a nossa equipa de sub18 Masculinos deslocou-se a Tondela para defrontar a equipa local. Depois de uma primeira parte no qual não conseguimos imprimir a intensidade e o ritmo que queríamos, na segunda parte conseguimos fazer o nosso habitual e o resultado dilatou-se com naturalidade. Temos que aprender a lidar tão bem com o sucesso, como com o insucesso (ACER Tondela 36-73 GiCA).

Jogaram: Joel Anjos, Miguel Almeida, Miguel Colaço, Ricardo Almeida, Gustavo Dias, Gonçalo Costa, João Marçal João Pedro, Telmo Tomás, Célio Teixeira e Jorge Framegas.

Treinador: Luís Seixo

Os comentários estão fechados.