– 12 a 13 janeiro –
Este fim de semana marcou o final da competição distrital para os sub18 masculinos e sub19 femininas, com ambas as equipas a terminarem esta fase em bom plano. Os primeiros receberam, venceram e convenceram na recepção ao Brandoense, enquanto que as segundas mantiveram a sua invencibilidade contra o Illiabum, seguindo as duas agora para o Torneio Inter-Associações. As equipas de sub14 masculina e feminina não foram felizes nas suas deslocações à Sanjoanense e Beira-Mar respetivamente, enquanto que as sub16 femininas registaram uma boa exibição numa derrota em jogo equilibrado com o Galitos, e os sub16 masculinos mantiveram a sua invencibilidade em Ílhavo com o Illiabum “B”.
A equipa de sub-16 femininos recebeu o Clube Galitos para mais um jogo a contar para o Campeonato Distrital. (GICA/Benetton 40 – 53 C. Galitos). A história da nossa equipa tem sido uma verdadeira montanha russa e, desta feita, subimos bem alto nela. Tínhamos três objetivos: cabeça, linha (posicionamento defensivo) e meter a bola no cesto. Entrámos no jogo a marcar primeiro, mas isso não nos deu confiança suficiente para termos mais certezas no ataque nos primeiros minutos. Fomos melhorando à medida que ganhávamos a posse de bola, partilhámos a bola e tivemos capacidade de criar boas situações de lançamentos em vantagem que, desta vez, foram mais eficazes. Defensivamente tivemos sempre muito claro aquilo que queríamos. Tirámos espaço ao adversário, provocando situações de lançamento em cima dos 24s e conseguimos mesmo provocar a violação de tempo. Lutamos nas tabelas e fomos bastante agressivas em todas as ações. O marcador revelou sempre a nossa capacidade de competir, com uma equipa (que ocupa os lugares cimeiros do campeonato) que na primeira volta perdemos por 32 pontos. Falamos que empatámos o 3° período, perdemos o 2° e 4° períodos por 2 e 3 pontos e, possivelmente, uma entrada melhor em jogo, em que ficamos 7 pontos aquém, nos teria permitido passar de competir a superiorizar. Revelámos, assim, uma garra, entrega, união e trabalho em equipa que já tínhamos desvendado em outros momentos, bem como que somos capazes de competir com qualquer equipa. Fizemos um bom trabalho e o nosso desafio agora é sermos capazes de manter toda esta bagagem, partir daqui para acrescentar “mais” e ficarmos no topo da montanha. Focamo-nos em: Ser Mais.
Jogaram: Ana Cândida, Ana Jorge Silva, Catarina Martins, Cláudia Almeida, Inês Quintal, Joana Cruz, Juliana Duarte, Leonor Cabral, Mafalda Lúcio, Maria Luís Rodrigues, Mariana Pina, Matilde Picado.
Treinadoras: Leonor Silva, Beatriz Almeida
Na última jornada das competições distritais a equipa de sub18 masculinos, o GICA recebia a formação do GRIB, num jogo que decidia a segunda posição da grelha classificativa. O GRIB, como já era esperado, entrou com uma defesa zona que desde cedo percebeu que não iria dar frutos, dada a excelente entrada dos nossos jogadores em campo (no primeiro período a equipa já levava quase 20 pontos de vantagem). A partir daí e até ao intervalo, ambas as equipas mantiveram essa distância pontual, sem grandes incidentes de maior. Na segunda parte, o cenário mudou e fica difícil compreender se estivemos bem ou não, já que o jogo ficou marcado por vários incidentes que em nada favorecem a modalidade, tendo os nossos rapazes mantido uma postura e lealdade absolutamente irrepreensíveis. O objetivo foi cumprido e isso é o mais importante (GiCA 73 – GRIB 26).
Jogaram: Joel Anjos, João Pedro, João Marçal, Miguel Colaço, Ricardo Almeida, Gustavo Dias, Gonçalo Costa, Leonardo Silva, Telmo Tomás, Simão Fragoso, Jorge Framegas e Miguel Almeida.
Treinador: Luís Seixo.
A equipa de Sub-14 femininos continua a sua caminhada pelo Campeonato Distrital e desta feita deslocou-se ao pavilhão do Beira-Mar logo (bem) pela manhã de Domingo.
Para este jogo queríamos continuar a melhorar o nosso processo, mais ainda depois de no fim de semana passado nos termos superado muito. Contudo não foi esse o rumo do jogo. Desresponsabilizamo-nos nas ações defensivas (quem têm sido chave no nosso crescimento), entrámos pouco confiantes a assumir a subida da bola para o ataque e falhámos muitos cestos em vantagem. Efetivamente melhoramos na segunda parte na forma e postura de encarar o jogo e a nível ofensivo também, onde no último período fomos capazes de converter 21 pontos (mais do que a primeira parte toda junta). Contudo ficámos muito aquém da nossa capacidade de impedir o ataque do adversário.
É também com estes momentos (menos bons) que crescemos como Equipa, revelando as nossas (ainda) fragilidades que precisamos trabalhar melhor e a consciência de que se “queremos mais” temos que entrar e estar em campo sempre no limite e constantemente a superarmo-nos.
Jogaram: Ana Marta Neves, Anastacia Okhremenko, Beatriz Seixas, Carolina Seixas, Érica Coelho, Maria Beatriz Dias, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Salomé Neves, Sara Tavares e Sara Pereira.
Treinadoras: Leonor Silva e Andreia Branco
As sub19 femininas recebiam o Illiabum para a última jornada do Grupo Distrital. Numa exibição intermitente foi na defesa e nas transições rápidas que evidenciamos a nossa superioridade. Sempre com uma boa atitude coletiva e especialmente defensiva, limitamos muito os pontos fortes adversários. Ofensivamente tivemos algumas dificuldades em tomar as melhores decisões quando jogamos 5×5 em meio campo (GiCA/Benetton 64 – Illiabum 47). Conquistamos com mérito e empenho a nona vitória em nove jogos, o que espelha a evolução e seriedade da equipa, seguindo-se agora o Torneio Inter-Associações onde esperamos acumular mais experiências.
Jogaram: Bruna Alves, Filipa Santos, Silvania Mendes, Catarina Castanheira, Ana Jorge Silva, Alexandra Marques, Rita Baptista, Mafalda Trindade, Mafalda Lúcio e Inês Quintal.
Treinador: Luís Araújo.
Os sub16 masculinos deslocaram-se a Ílhavo para defrontar o illiabum “B”. Dado o resultado da primeira volta sabíamos que era um jogo em que podíamos utilizar por mais tempo os jogadores com menos tempo de jogo, minutos esses importantes para continuar a fazer evoluir os jogadores e a equipa. Importante continuarmos a trabalhar com o mesmo empenho para continuarmos a evoluir (Illiabum “B” 34 – GiCA 72).
Jogaram: Gustavo Dias, João Pedro, Ricardo Pinho, Rafael Loureiro, Célio Teixeira, André Mourão, André Balseiro, André Leitão, Rodrigo Idanha, Diogo Pereira, Telmo Tomás e João Pereira.
Treinador: Sérgio Silva.
Os sub14 masculinos, em mais um fim de semana de contrariedades por doença tiveram muitas dificuldades na deslocação a São João da Madeira. Uma entrada com muitos erros deu confiança ao adversário e só após o intervalo conseguimos reagir. Melhoramos claramente na defesa e na capacidade de construir transições rápidas, mas fundamentalmente fomos mais cumpridores na execução das nossas tarefas. Conseguimos uma diferença mínima de 13 pontos no 3.º período mas as dificuldades na execução técnica, principalmente no passe, fizerem avolumar o resultado (Sanjoanense 66 – GiCA 37).
Jogaram: Daniel Do Bosh, Alexandre Fernandes, João Rodrigues, Martim Pinto, Rodrigo Santos, Afonso Seabra, João Matos, Guilherme Ferreira, Bernardo Baptista e Rafael Paiva.
Treinador: Luís Araújo.