BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 24 a 25 novembro –

Neste fim de semana em que todas as equipas de formação estiveram em competição destaque para os sub16 e sub18 masculinos e as sub19 femininas que ao vencerem Illiabum “B”, Esgueira e Sanjoanense respetivamente, mantêm a liderança dos respetivos Grupos Distritais à procura do acesso ao Torneio Inter-Associações. Além disso, as sub14 femininas deram seguimento às boas exibições, apesar das contrariedades por lesão, e venceram na recepção ao SC Beira Mar.

Os sub14 masculinos, receberam a forte equipa da Sanjoanense e registaram uma boa exibição, apesar da intermitência ao longo do jogo (GiCA 45 – Sanjoanense 50). O primeiro e quarto período, de grande eficácia, contrastaram com os restantes, onde tivemos dificuldades em finalizar. Apesar dessa irregularidade a nossa equipa revelou claras melhorias ao nível defensivo, conseguindo condicionar o portador da bola e preparar-se melhor no ressalto defensivo.

A nossa organização no ataque também registou melhorias, especialmente quando colocamos em prática uma boa ocupação dos corredores. Depois de algumas semanas com muitas ausências e exibições irregulares, esperamos dar seguimento à boa semana de treinos e a este fim de semana de forma a continuar a nossa evolução.

Jogaram: Santiago Henriques, Tiago Colaço, Rafael Paiva, Afonso Seabra, Alexandre Fernandes, Guilherme Ferreira, Bernardo Baptista, João Matos, Martim Santos, Guilherme Pereira e Sebastião Sant´Anna e João Rodrigues.

Treinador: Luís Araújo.

A equipa de Sub-16 Femininas continuou a participação no Campeonato Distrital com a deslocação ao pavilhão do Clube Galitos, na tarde de Sábado (C.Galitos 60 – 28 GICA/Benetton). Acusámos uma pressão tremenda ao pisar o campo, que se repercutiu em más decisões na saída de pressão que o adversário nos impôs, muitas decisões precipitadas de lançamentos ao cesto, inconsistência na defesa coletiva, falha no bloqueio defensivo e da luta nas tabelas, e uma falta de confiança geral.

O jogo de cada fim-de-semana deve ser encarada como o ponto alto da nossa semana. Deve ser, sempre, o momento mais esperado, depois do trabalho da equipa em cada treino. Assim, o jogo, contra qualquer adversário, tem que ser a adrenalina da nossa caminhada, que nos faz querer disputar cada bola, superar qualquer defesa e guerrear e celebrar como coletivo.

É urgente cada uma compreender que tem que colaborar para ajudar a equipa a ultrapassar o “sofrimento” e o “black out” com que encara cada jogo. O basquete é um desporto espectacular e cada jogo é a oportunidade que temos, como equipa, para o aproveitar ao máximo.

Jogaram: Ana Cândida Henriques, Ana Jorge Silva, Catarina Martins, Claudia Almeida, Inês Quintal, Joana Cruz, Juliana Duarte, Leonor Cabral, Mafalda Lucio, Maria Luís Rodrigues, Mariana Pina, Matilde Picado.

Treinadoras: Leonor Silva, Beatriz Almeida

Os nossos sub16 masculinos receberem e venceram a equipa do Illiabum “B”. Como equipa tínhamos assumido que queríamos desde início lutar pelo jogo e não jogar com os atletas mais influentes, dando assim minutos importantes aos atletas com menos tempo de jogo. Fomos sempre uma equipa unida e conseguimos exercer muita pressão na equipa adversaria, o que nos permitiu recuperar muitas bolas e fazer muitos pontos em contra-ataque. Importante continuarmos a trabalhar focados no processo (GiCA 64 –  Illiabum “B” 35).

Jogaram: André Mourão, André Balseiro, Diogo Pereira, Célio Teixeira, João Valente, Ricardo Pinho, Rodrigo Idanha, Telmo Tomás, André Leitão, Gustavo Dias, João Pedro e Rafael Loureiro.

Treinador: Sérgio Silva

As sub19 deslocaram-se ao pavilhão da Sanjoanense, num jogo que já se sabia difícil para nós. Começamos o jogo bem na nossa defesa, conseguindo que o adversário não lançasse ao cesto em várias situações, mas muito moles no ataque, sem velocidade e com dificuldades em finalizar. Apesar disto fomo-nos mantendo à frente do marcador, no segundo período a toada do jogo manteve-se, mas com alguns bons contra-ataques aumentamos a vantagem. Na segunda parte conseguimos chegar aos 15 pontos de diferença, mas com alguns erros permitimos ao adversário aproximar-se no marcador, no entanto sem nunca passar para a frente, chegando assim a nossa vitória no jogo. Bom trabalho da nossa equipa, ficando a ideia que temos de ser mais consistentes (Sanjoanense 57-60 GiCA/Benetton).

Jogaram: Bruna Alves; Filipa Santos; Silvania Mendes; Catarina Castanheira; Ana Silva; Alexandra Marques; Rita Baptista; Mafalda Trindade, Beatriz Pinto.

Treinador: Nuno Hipólito.

No domingo, a equipa sub13 deslocou-se a Aveiro para defrontar a equipa do Beira-Mar. Logo desde início sentimos muitas dificuldades na recuperação defensiva, já que a equipa do Beira-Mar era muito rápida a sair em contra-ataque. Esta foi uma luta constante durante todo o tempo de jogo que, apesar de em certos momentos do jogo conseguirmos parar o contra-ataque e, por vezes, recuperar a bola, foi um dos aspetos que nos custou o jogo. No ataque tivemos momentos de muito bom basquetebol, com boas jogadas coletivas, mudanças do lado da bola à procura da melhor situação de lançamento e conseguimos melhorar o aproveitamento do passe e corte, em que fazíamos cortes objetivos, com trabalho debaixo do cesto e com vários pontos convertidos após passe e corte (SC Beira-Mar 4 – GiCA 2).

Jogaram: Ana Lúcia Pereira, Sara Tavares, Juliana Pinheiro, Afonso Seabra, Santiago Henriques, João Matos, Guilherme Ferreira, Rodrigo Santos, Pedro Ferreira e Gonçalo Loureiro.

Treinadora: Ana Martins

A equipa de Sub-14 Femininos recebeu no domingo de tarde o Beira-Mar para mais uma jornada do Campeonato Distrital (GICA 57-45 Beira Mar).

Para este jogo queríamos continuar com a nossa energia lutadora, crescente nas últimas jornadas. Assim, a equipa soube ter essa atitude durante todo o jogo, conseguiu criar vantagens coletivas no ataque que deram boas situações de lançamento a partir do 1×1, foi bastante ativa e agressiva na defesa e guerreou-se na luta pelos ressaltos tanto ofensivos, como defensivos. Desta forma, após uma primeira parte mais equilibrada, tivemos a capacidade de estar na frente do marcador durante quase todo o jogo, em especial a partir do 3º quarto em que conseguimos criar uma vantagem de pontos maior.

Terminamos este jogo com a sensação (merecida) de termos feito um bom trabalho, mas também de termos conseguido ser superiores ao adversário. Agora é preciso mantermos o principio de “querer mais” aliado ao espírito positivo que temos vindo a construir e, claro, conseguir que as nossas colegas ainda lesionadas, recuperem bem e regressem rapidamente ao trabalho no campo com a Equipa.

Jogaram: Ana Marta Neves, Anastacia Okhremenko, Beatriz Seixas, Carolina Seixas, Érica Coelho, Madalena Picado, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Salomé Neves, Sara Pereira

Treinadoras: Leonor Silva e Andreia Branco

No último jogo do fim-de-semana, a equipa de sub18 masculinos recebeu o Esgueira, uma partida que se adivinhava tão fácil quanto o que déssemos em campo. Defensivamente estivemos bem, tínhamos bem delineado aquilo que íamos defender e como íamos defender, dessa forma as coisas fluíram de forma natural. Ofensivamente estivemos muito pouco claros, algo perdidos nos próprios movimentos coletivos e o facto de a equipa adversária jogar muito fechada na área restritiva ainda dificultou mais a nossa tarefa (GiCA 56 – CP Esgueira 36).

Jogaram: Joel Anjos, Miguel Colaço, João Pedro, João Marçal, Gonçalo Costa, Simão Fragoso, Gustavo Dias, Leonardo Silva, Miguel Almeida e Ricardo Almeida.

Treinador: Luís Seixo

Os comentários estão fechados.