– 05 a 06 Maio –
Este fim de semana marcou o final da competição para grande parte das nossas equipas. Sub18 masculinos, Sub19 femininas, Sub16 masculinos e femininos terminaram a sua participação nos respetivos Torneios Interassociações, onde conseguiram prestações muito interessantes e em permanente crescendo. As sub14 femininas estão apuradas para a Fase Final do seu Torneio Interassociações (que decorre a 18 e 20 de maio) e as equipas “A” e “2005” de Sub14 continuam a sua participação na Taça Distrital. Por último os Sub13 mistos, saíram derrotados pela primeira vez neste 3.º período.
No último jogo oficial desta época deslocamo-nos até Gouveia para defrontar a equipa local. Jogo em que fomos superiores em todos os momentos, tal como na 1 volta, contra uma equipa que apesar das dificuldades merece o nosso reconhecimento, porque nunca deixou de lutar. Resultado final, Club Camões 21 – 76 GICA/Benetton.
Jogaram: Bruna Alves, Sofia Santos, Filipa Santos, Rita Baptista, Silvania Mendes, Ana Silva, Catarina Castanheira, Alexandra Marques, Inês Quintal
Treinador: Nuno Hipólito
No passado sábado a nossa equipa de sub18 masculinos deslocou-se a Coimbra para jogar a última jornada do torneio Inter-Associações. O objetivo era ganhar, pois só a vitória nos poderia dar o apuramento para a fase final da competição, mas uma entrada absolutamente desastrada, fez com que fizéssemos um parcial de 19-4 nos primeiros 5 minutos, a favor do Olivais. A partir daí a equipa foi-se encontrando e conseguimos pouco a pouco ir recuperando no resultado, chegando ao intervalo a perder apenas por 2 pontos, mas na segunda parte uma nova má entrada fez com que não conseguíssemos passar para a frente do resultado. A partir dos 5 minutos da segunda parte a equipa de arbitragem não esteve à altura do jogo e por duas vezes na qual a nossa equipa encostou no resultado, parou o jogo para conferir regras, cometer erros técnicos e errar no juízo de jogadas de ambas as equipas, o que muito nos afetou por quebrar o nosso ritmo. O jogo esteve parado mais de meia hora, dividido por 3 períodos de tempo. O resultado final não foi o desejado, mas a equipa esteve bem e lutou sempre contra tudo e contra todos. Há que dar os parabéns aos jogadores pelo excelente jogo e pela excelente competição.
Jogadores: Joel Anjos, João Marçal, João Pedro Fernandes, João Pedro, Ricardo Almeida, Ricardo Sambu, João Cabral, João Vidal, Leonardo Silva e Miguel Colaço.
Treinador: Luís Seixo
Este fim de semana, os Sub-14 “2005” jogaram contra a AD Sanjoanense, jogo este muito difícil, mas com situações muito positivas da nossa equipa. Na primeira parte, sentimos muitas dificuldades, principalmente no ataque, pois estávamos a insistir em situações muito individuais, em vez de rodarmos a bola até encontrar as vantagens para lançamentos fáceis (resultado ao intervalo: 15-43). Na segunda parte, entrámos mais fortes e confiantes, construindo situações coletivas muito boas e melhorando a dinâmica defensiva. Apesar do jogo já se prever difícil e da primeira parte não ter corrido como desejávamos, os nossos atletas não baixaram a cabeça e não desistiram do jogo, mesmo com a equipa adversária sempre na frente (GICA 47 – Sanjoanense “B” 78).
Atletas: Alexandre Fernandes, Martim Santos, Tiago Colaço, Afonso Fernandes, Daniel Dobosh, Santiago Henriques, Guilherme Pereira, Rodrigo Santos.
Treinadora: Ana Martins.
Com muito público presente, o GICA Sub13 defrontou a equipa masculina de Sub13 do Benfica (de Oliveira de Azeméis), tendo sido uma partida equilibrada e bem jogada (GICA 2 – Casa do Benfica 4). Foi mais um excelente desafio para os nossos atletas, que puderam defrontar adversários com outros atributos físicos e com quem nunca tinham jogado. Os nossos atletas jogaram com grande intensidade e empenho, tendo sido este mais um passo importante para o sucesso em desafios futuros. Realce para a boa estreia da Margarida, enorme na atitude e espírito competitivo. No intervalo do jogo, numa bonita ação da secção de basquetebol, todos os atletas puderam homenagear as suas mães, chamando-as para o campo e entregando-lhes uma rosa e um beijo.
Jogaram: Martim Santos, Santiago, Beatriz, Ana Marta, Margarida, João Pedro, João Tomás, Guilherme, Pedro e Rodrigo.
Treinador: Filipe Magalhães.
A equipa de Sub14 masculinos deslocou-se a Oliveira do Bairro para defrontar os Atómicos onde saiu derrotada por 63-53. A nossa equipa não entrou muito bem no jogo, estávamos com algumas dificuldades a nível defensivo que corrigimos e melhoramos, mas mesmo assim a outra equipa esteve sempre a frente com diferenças mínimas. A nossa grande dificuldade foi a concretização nos primeiros períodos, mesmo assim tentamos dar sempre a volta. Na vinda do intervalo, fizemos o melhor período em todo o jogo, onde conseguimos ter uma boa postura defensiva e no ataque as pequenas coisas que fazíamos, estavam a correr bem. Levamos o jogo até ao fim tentando sempre passar para a frente, mas não estávamos no nosso melhor, tendo à partida alguns atletas doentes e lesionados… lutamos. Até ao final tentamos dar o nosso melhor. Agora temos jornada dupla no fim de semana, por isso há que trabalhar muito durante a semana para sermos mais fortes.
Atletas: João Rodrigues, Daniel Dobosh, Diogo Pereira, Tiago Colaço, André Leitão, André Mourão, Ricardo Pinho, Célio Teixeira, Alexandre Fernandes e Guilherme Pereira.
Treinador: Jorge Moreira.
As Sub14 femininas, com o apuramento para a Fase Final do Torneio Interassociações já confirmado, receberam nesta última jornada o GD Gafanha, num regresso a jogar em casa quase 2 meses depois. Com algumas alterações no 1.º período revelamos algumas dificuldades a entrar no jogo, chegando ao final do 1.º parcial a perder por 8-6. Revelamo-nos lentas, pouco esclarecidas no ataque e pouco agressivas na defesa. A partir do 2.º período a nossa defesa aumentou a sua intensidade não permitindo ao adversário jogar, e conseguimos marcar uma diferença significativa no marcador que aumentou até ao final. Foram 30 minutos de boa qualidade e muita entrega das nossas jogadoras que nos permitiu fechar esta fase da competição da melhor forma (GICA 63 – Gafanha 24). Vamos colocar mãos (e cabeça) à obra de forma a preparar mais um momento alto desta nossa época, que tem sido bastante enriquecedora para este grupo. Parabéns.
Jogaram: Mafalda Lúcio, Salomé Neves, Ana Jorge, Juliana Duarte, Carolina Seixas, Beatriz Seixas, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Bruna Prazeres, Anastasia Okhmerenko e Cláudia Melo.
Treinador: Luís Araújo e Beatriz Melo.
Os Sub16 masculinos receberam a equipa “B” do Ginásio Figueirense, um jogo sem história. Desde inicio conseguimos impor o nosso ritmo de jogo e desde cedo ganhar uma vantagem que ao longo do tempo foi aumentando (GICA 92 – 30 Ginásio Figueirense). Estes jogos não são benéficos para nenhuma das equipas. É importante para nós perceber que os jogos oficiais acabaram, mas temos muito trabalho pela frente.
Jogaram: Ricardo Almeida, João Pedro, Gonçalo Costa, Gustavo Dias, Diogo Marques, André Balseiro, João Valente, Miguel Almeida, Simão Fragoso, Rafael e Henrique.
Treinador: Sérgio Silva.
As Sub16 Femininas receberam este Domingo a equipa da Sanjoanense, num jogo onde tivemos muitas ausências, mas quem esteve em campo foram guerreiras em atitude e empenho. A 1ª parte do jogo foi pautada pela boa coesão defensiva nos primeiros ataques adversários, mas não estando concentradas nos bloqueios e ressaltos defensivos, permitimos segundos e terceiros ataques, tendo mais hipóteses de concretização, saindo para intervalo a perder por 14-32. Entrámos na segunda parte mais fortes defensivamente, forçando vários turnovers adversários e conseguindo alguns contra-ataques, tal como movimentos ofensivos no 5×5 a meio campo bem conseguidos, equilibrando a partida. Mas no último período, com vontade de encurtar distâncias no marcador, entrámos em ataques demasiado curtos e individuais, com lançamentos precipitados e desiquilíbrados, voltando a ceder distância no marcador, perdendo o jogo por 28-56.
Jogaram: Alexandra Marques, Ana Júlia Coelho, Daniela Ribeiro, Maria Rodrigues, Inês Quintal, Leonor Cabral, Beatriz Pinto, Joana Cruz e Catarina Castanheira.
Treinador: Nuno Brinco