BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

-06 e 07 janeiro -

Regressamos às competições oficiais, para 2018, ainda a meio gás, apenas com as nossas equipas de sub14, masculinas e feminina, bem como as sub19 femininas.

A equipa dos Sub14 masculinos 2005 recebeu o Núcleo Sportinguista de Estarreja onde obteve a sua primeira vitória do ano de 2018, por 68-56. O GICA entrou bem no jogo, a construir um jogo coletivo e a conseguir eliminar logo nos dois primeiros períodos a grande vantagem do adversário, que era a altura. Conseguimos defendê-los devidamente e a bloquear os jogadores para não tirarem partido do ressalto e com isto construímos uma vantagem confortável no marcador. Nos últimos dois períodos não estivemos tão bem, um pouco desconcentrados a nível defensivo o que permitiu a outra equipa reduzir a desvantagem a 10 pontos.

DSC_0387 DSC_0403 DSC_0470

Jogaram: Afonso Fernandes, Alexandre Fernandes, Diego Correia, Daniel Dobosh, Martim Santos, Rodrigo Santos, Santiago Henriques, Sebastião Santana, Guilherme Pereira, Rafael Paiva e Tiago Colaço.

Treinador: Jorge Moreira

A equipa de sub 14 masculinos A recebeu o Sangalhos, jogo onde revelamos muitas dificuldades. O GICA entrou no jogo a ganhar, muito agressivo, a tirar as linhas de passe e a conseguir finalizar com grande trabalho coletivo acabando assim o primeiro período a ganhar por 6 pontos. No segundo período a equipa já não esteve tão bem, acumulando muitas falhas a nível defensivo e muita dificuldade no capítulo dos ressaltos, o que permitiu a outra equipa ir para a frente do marcador ganhado o período por 1 ponto. Na vinda do intervalo pensávamos que iríamos estar melhor, mas não conseguimos dar a volta. Cometemos erros defensivos e acumulamos maus passes a nível ofensivo o que permitiu o Sangalhos aumentar a sua vantagem no marcador e ganhando mesmo o jogo. Temos de estar mais focados e ser mais agressivos a nível defensivo.

DSC_0002 DSC_0048 DSC_0058

Jogaram: André Mourão, André Leitão, João Rodrigues, Rodrigo Idanha, Ricardo Pinho, Tiago Colaço, Diogo Pereira, João Pereira, Martim Santos e Daniel Dobosh.

Treinador: Jorge Moreira e Ana Miguel

As Sub14 femininas regressaram à competição, em 2018, recebendo o líder da classificação, o CP Esgueira (GICA 43 – CP Esgueira 52). Regressamos à nossa montanha russa semanal, com uma exibição muito intensa por parte das nossas jogadoras, num jogo disputado a grande ritmo. Conseguimos manter grande agressividade defensiva durante todo o jogo, melhorando claramente na defesa da bola e das primeiras linhas de passe. Ofensivamente, apesar de procurarmos sempre o cesto não conseguimos criar lançamentos sem oposição, o que dificultou a nossa tarefa. A diferença no jogo esteve, claramente, nos erros que cometemos sucessivamente e que permitiam ao adversário finalizar mais facilmente como por exemplo perdas de bola, intersecções falhadas ou ressaltos ofensivos. Erros, fruto da nossa inexperiência, que nos custam a discussão dos jogos. A atitude que mantivemos deixam boas sensações para as semanas que se seguem, podendo colocar o nosso foco nos pequenos detalhes que podemos melhorar e nos permitem competir mais ainda. Vamos lá continuar a nossa montanha russa semanal.

DSC_0092 DSC_0115 DSC_0165

Jogaram: Bruna Prazeres, Madalena Picado, Rafaela Pinto, Cândida Henriques, Carolina Seixas, Cláudia Melo, Beatriz Seixas, Ana Jorge, Juliana Duarte, Carina Abdulsatarova, Mariana Mendes e Mafalda Lúcio.

Treinador: Luís Araújo

As Sub19 femininas fecharam o fim de semana competitivo. Após o regresso das férias, tínhamos pela frente um adversário difícil (GICA 60-67 Illiabum). Começamos mal o jogo permitindo cestos fáceis ao adversário e com alguns turnovers, fizeram um parcial de 0-8. Melhoramos a intensidade, fomos eficazes chegando ao final do 1.º período a perder 13-15. No 2.º período fomos mais fortes que o adversário, com uma defesa forte que forçou o Illiabum a errar chegamos ao intervalo na frente. No regresso do intervalo entramos nervosos, lentos, a falhar lançamentos contra zero o que levou o adversário a fugir no marcador. Na última parte voltamos a ser melhores mas já não fomos a tempo de recuperar. Para concluir merecíamos mais pelo que fizemos!

Jogaram: Bruna Alves; Sofia Santos; Filipa Santos; Mafalda Trindade; Rita Baptista; Catarina Castanheira; Alexandra Marques; Silvania Mendes; e Ana Silva.

Treinador: Nuno Hipólito