– 17 a 18 de março –
Foram dois dias de intensa atividade para as nossas equipas com destaque para a dupla vitória dos Sub14 “A” e Sub14 “2005” contra os respetivos adversários do GD Gafanha e para a boa exibição das nossas Sub19 femininas em casa, com o Clube Camões.
O nosso fim-de-semana competitivo, iniciou-se sábado à tarde, com as Sub16 femininas. Deslocámo-nos a São João da Madeira para defrontar a equipa local, jogo que sabíamos que iria ser muito competitivo e que exigia a maior concentração e empenho possível, duas atitudes que faltou de todo nessa tarde. Começámos o jogo com alguns bons momentos ofensivos, mas com pouca eficácia, o que nos tornou inseguras e pouco concentradas no restante período, sofrendo um parcial de 14-1. No 2º período, começamos mais concentradas e assertivas nos momentos ofensivos, mas apenas por breve momentos, pois voltámos a ser demasiado permissivas defensivamente, a sermos batidas constantemente em situações de 1×1 e demasiado débeis nos ressaltos defensivos, permitindo 2 e 3 ataques adversários consecutivos, indo para intervalo a perder por 24-8. Após intervalo, continuámos no mesmo registo, pouco empenhadas e concentradas defensivamente, tal como pouco solidárias e demasiado complicadas nos momentos ofensivos, perdendo o jogo por 51-23. Após um fim-de-semana passado onde fomos extremamente competitivas e empenhadas, neste fomos completamente o oposto, ficando a ideia de não termos comparecido ao jogo com a Sanjoanense. Um jogo a não repetir, mas a ser relembrado.
Jogaram: Alexandra Marques, Leonor Cabral, Daniela Ribeiro, Joana Cruz, Maria Rodrigues, Matilde Picado, Bruna Prazeres, Mariana Pina, Inês Quintal e Catarina Castanheira.
Treinadores: Nuno Brinco e Andreia Branco
Este sábado, a equipa de sub-14 “2005” recebeu e venceu a equipa do Gafanha B (73-45). Foi um jogo que dominámos logo desde o início, não deixando o adversário jogar confortavelmente. Estivemos muito bem no ataque, em que muitos dos pontos foram depois de bons cortes que desequilibraram a defesa e, também, conseguimos fazer bastantes contra-ataques. Na defesa, melhoramos bastante, em relação a outros jogos, a defesa do 1×1, estando num nível mais baixo na defesa dos cortes dos adversários. Este jogo foi muito positivo, com situações de muito mérito dos nossos atletas, no entanto houve minutos menos bons, em que a concentração no jogo não estava a 100%, o que nos custou algumas bolas. Apesar de ter sido um grande jogo dos nossos atletas, temos de continuar a trabalhar nos treinos para sermos mais consistentes nos jogos.
Atletas: Alexandre Fernandes, Martim Santos, Rafael Paiva, Tiago Colaço, Afonso Fernandes, Daniel Dobosh, Santiago Henriques, Diego Correia, Martim Pinto
Treinadora: Ana Martins
Ainda no sábado a nossa equipa de Sub18 masculinos fazia o seu quarto jogo deste Inter-Associações, competição na qual começávamos a criar alguns objetivos a longo prazo, dados os objetivos alcançados jogo a jogo. Recebíamos o Olivais, equipa que tal como nós ainda não tinha perdido nenhum jogo e a expectativa era grande. Na primeira parte tivemos uma entrada algo frouxa e num jogo que se queria mais intenso, acabámos por nos irmos encontrando ao longo dos primeiros 20 minutos, tendo terminado a primeira parte 5 pontos à frente. Na segunda parte entrámos demasiado apáticos na defesa e sem conseguir marcar pontos no ataque. As situações eram criadas, mas não as conseguíamos concretizar, nem do ponto de vista das leituras, nem do ponto de vista dos pontos. Quando faltavam apenas dois minutos a equipa parecia estar algo por cima e poder recuperar a desvantagem de 6 pontos, mas uma lesão de um jogador do Olivais (que teve que ser assistido pelo INEM) acabou por quebrar demasiado o ritmo, algo que até fez com que o Olivais aumentasse a vantagem para 8 pontos. No geral, cometemos demasiados erros defensivos e no ataque não conseguimos disfarçar a falta de experiência que temos (GICA 53-61 Olivais). Mantemos os nossos objetivos, cientes de que os mesmos, quer a curto, quer a longo prazo são mais do que alcançáveis. Numa nota final, desejar em nome de toda a equipa as melhoras ao atleta do Olivais que teve que ser levado para o hospital.
Jogadores: Ricardo Almeida, Ricardo Sambu, Gustavo Dias, João Pedro Fernandes, João Pedro, João Marçal, Alexandre Cruz, Alexandre Morim, Leonardo Silva, Miguel Colaço, Daniel Ribeiro e Joel Anjos.
Treinador: Luís Seixo
Os Sub16 masculinos deslocaram-se a Figueira da Foz para jogar com a equipa local, desde cedo conseguimos impor o nosso jogo e ir aumentando a vantagem no marcador (Ginásio Figueirense B 25 – GICA 98). Muito mais importante que o resultado final foi ver em campo alguns detalhes técnicos que temos vindo a trabalhar. A boa aplicação desses detalhes técnicos aliados a boas tomadas de decisão, permitiram que existissem muitos e bons momentos de basquetebol.
Jogaram: Miguel Almeida, André Balseiro, Diogo Marques, Ricardo Almeida, João Pedro , Simão Fragoso, Gustavo Dias, Gonçalo Costa, Henrique Pereira.
Treinador: Sérgio Silva
A equipa de Sub14 “A” masculinos deslocou-se à Gafanha, onde ganhou por 65-39. O GICA começou o jogo a perder devido a uns erros defensivos, mas rapidamente passou para a frente do resultado, visto que a equipa jogou muito coletiva e procurou sempre o melhor lançamento o que permitiu acabar o período a ganhar por 6 pontos. No segundo período a equipa que entrou continuou com a mesma vontade de defender de querer aumentar ainda mais a vantagem é assim fomos para o intervalo com 15 pontos de diferença. Na vinda do intervalo continuamos fortes a nível defensivo e ofensivo com algumas dificuldades que fomos superando e assim conseguimos aumentar a vantagem. Foi muito bom termos conseguido esta vitória e temos de continuar o nosso bom trabalho.
Jogaram: João Rodrigues, João Pereira, André Leitão, Santiago Henriques, Martim Santos, Ricardo Pinho, Tiago Colaço, Diogo Pereira, André Mourão, Alexandre Fernandes e Daniel Dobosh.
Treinador: Jorge Moreira
As Sub14 femininas, na sua deslocação à Gafanha da Nazaré, registaram uma exibição pouco conseguida a partir do 3.º período, onde evidenciamos alguma falta esclarecimento nas nossas opções (GD Gafanha 34 – GICA 35). Num jogo difícil fruto do espaço concedido e do contacto perto do cesto ao finalizar, revelamos dificuldade na adaptação às caraterísticas do jogo, especialmente a partir de um 2.º período onde perdemos alguma coesão. Nesta fase competitiva definimos para a equipa como objetivos a melhoria ao nível da consistência das exibições ao longo do jogo, bem como a melhoria da gestão do jogo em si quando estamos na frente do marcador. Em ambos os aspetos não estivemos bem e fomos nós próprios o principal adversário no jogo. Aproxima-se o tão aguardado final do difícil período letivo já no próximo fim de semana com o último jogo antes da paragem da Páscoa.
Jogaram: Anastasia Okhmerenko, Madalena Picado, Cândida Henriques, Salomé Neves, Ana Jorge, Juliana Duarte, Carolina Seixas, Beatriz Seixas, Mariana Mendes, Cláudia Melo, Bruna Prazeres e Mafalda Lúcio.
Treinador: Luís Araújo e Beatriz Melo
As Sub19 femininas neste jogo encontraram uma equipa com pouca experiência na modalidade, o que nos permitiu ter um jogo mais fácil e controlado desde o início (GICA 99 – 28 Club Camões). Entramos bem e rapidamente ganhamos uma vantagem no marcador confortável, chegando ao intervalo 56-12. No resto do jogo continuamos bem o que levou ao desfecho final, aproveitando a equipa do GICA para dar muitos minutos a toda gente.
Jogaram: Bruna Alves, Rita Baptista, Sofia Santos, Filipa Santos, Catarina Castanheira, Alexandra Marques, Silvania Mendes, Ana Silva, Mafalda Trindade.