– 19 a 20 Janeiro –
Este fim de semana marcou o final da competição distrital para as equipas de sub16 que terminaram em grande estilo. Enquanto a equipa masculina manteve a sua invencibilidade, a equipa feminina “carimbou” o apuramento para uma competição nacional, a Taça Nacional. Este é um passo muito importante no caminho que as nossas equipas de formação têm vindo a trilhar, permitindo-nos competir num patamar competitivo superior, com muito mérito. As equipas de sub14 também terminaram as respetivas fases, enquanto que as raparigas garantiram o 5.º lugar do Grupo Nacional, os rapazes deram continuidade à boa segunda volta e com a vitória frente ao Esgueira garantem a oportunidade de jogar o apuramento à Fase Final Distrital, tal como as sub14 femininas. Destaque ainda para o regresso à competição dos sub13 mistos que iniciaram esta nova fase com uma boa exibição frente à Sanjoanense.
A equipa mista de sub-13 recebeu e venceu, no sábado, a equipa da Sanjoanense (4-3). Nos primeiros 2 períodos não estávamos a conseguir concretizar no ataque, em que forçámos muitas situações de 1×1 e a equipa adversária conseguiu-nos parar. Com o decorrer do jogo percebemos que tínhamos de jogar mais coletivamente e conseguimos finalizar após vários passes no ataque, cortes que desequilibraram a defesa, procurando a situação com mais vantagem. Nas situações defensivas 5×5 conseguimos parar o adversário, estivemos muito consistentes. No entanto, continuamos lentos na recuperação defensiva, permitindo contra-ataques.
Jogaram: Juliana Pinheiro, Camila Almeida, João Saraiva, João Matos, Martim Santos, Martim Pinto, Guilherme Ferreira, Rodrigo Santos, Afonso Seabra.
Treinadora: Ana Martins
A equipa de Sub-16 femininos terminou a sua participação no Campeonato Distrital, grupo Nacional, com a deslocação a Ovar, na tarde de Sábado. (AD Ovarense 40-47 GICA/Benetton)
Conscientes que era importante continuarmos o momento ascendente com que vínhamos (da boa prestação) da semana anterior, mantivemos os nossos três objetivos: atitude, boa defesa coletiva e meter a bola no cesto. Começámos o jogo a defender com qualidade, algo que foi transversal a quase todo o jogo, mas com alguma “dificuldade” na eficácia dos nossos lançamentos. Tal aconteceu, não porque não criássemos boas situações de lançamento (fosse a partir de contra-ataques ou no 5×5 a meio campo), mas por demasiado nervosismo e falta de confiança à mistura. A realidade é que terminámos o primeiro quarto com apenas 2 pontos marcados, sendo esse o único período que ficámos aquém do adversário (11-2). A partir daí melhorámos o momento de converter, aproveitando melhor as situações que o coletivo criava de lançamento exterior, fomos persistentes no 1×1 e não desperdiçámos as vantagens numéricas. Com isto, marcámos 16 pontos no segundo quarto (vs 10), 16 no terceiro (vs 8) e 13 no último quarto (vs 11). Para além da boa defesa coletiva, que fomos capazes de manter ao longo do jogo, realça-se também a atitude lutadora num jogo que (passado o primeiro quarto) foi equilibrado e com alternâncias no marcador, mas também o foco no jogo em si perante a agressividade adversária.
Foi uma boa forma de terminar esta fase da nossa caminhada (curiosamente com a mesma equipa com que começámos a participação no campeonato distrital), que nos deixa por uma lado uma sensação de que algo mais nos escapou (porque se tivéssemos sido mais consistentes, poderíamos ter-nos superado mais, mas por outro a vontade e motivação de agarrar o novo desafio, que conquistámos com mérito: a participação na Taça Nacional do escalão.
Jogaram: Ana Cândida, Ana Jorge Silva, Catarina Martins, Claudia Almeida, Inês Quintal, Juliana Duarte, Leonor Cabral, Mafalda Lucio, Maria Luís Rodrigues, Matilde Picado.
Treinadoras: Leonor Silva, Beatriz Almeida
Os sub14 masculinos, receberam o Esgueira, para a última jornada do Grupo Distrital. Depois de uma primeira volta pouco conseguida, com 1 vitória e 4 derrotas, reverteram da melhor forma na segunda volta, com 4 vitórias e 1 derrota, revelando significativas melhorias. Numa fase onde as lesões e doenças têm sido constantes, e esta semana não foi de todo exceção, conseguimos progressivamente uma maior contribuição da parte de todos os atletas. Neste jogo, apesar do equilíbrio no marcador, frente à equipa mais intensa que jogamos, estivemos sempre na liderança baseados numa grande entrega dos nossos atletas, que dominaram a tabela defensiva e saíram rapidamente em contra-ataque (GiCA 48 – Esgueira 41). Continuamos a revelar algumas debilidades técnicas básicas, nomeadamente na qualidade do passe, às quais temos de nos continuar a dedicar. Além disso foi notório à medida que os períodos decorrendo a nossa concentração e atenção foram diminuindo, e neste aspeto fundamental temos de ser mais constantes. Agora segue-se o apuramento para a Fase Final Distrital no próximo fim de semana, com mais dois jogos frente ao 4.º classificado do Grupo Nacional.
Jogaram: Daniel Do Bosh, Alexandre Fernandes, João Rodrigues, Martim Pinto, Tiago Colaço, Martim Santos, Afonso Seabra, João Matos, Guilherme Ferreira, Bernardo Baptista e Rafael Paiva.
Treinador: Luís Araújo.
A equipa de Sub-14 femininos, na última jornada desta segunda fase do Campeonato Distrital (Grupo Nacional) defrontou o atual primeiro classificado da prova, na tarde de Domingo. (GICA 44 – 74 C. Galitos)
Este tinha sido o outro jogo da primeira volta, em que tínhamos deixado muito pouco da nossa imagem em campo então, hoje queríamos mudar isso por completo. Feitas as contas face ao jogo anterior, fomos capazes de marcar mais 19 pontos, mas não conseguimos diminuir os cestos que sofremos (o adversário marcou mais 6). Tal ajuda a resumir um pouco o jogo, acrescentando que o podemos descrever com dois momentos bem distintos. Tivemos uma primeira parte muito equilibrada, com algumas alternâncias no marcador. Estivemos muito coletivas e especialmente bastante ativas no jogo a meio campo, que nos deu muito espaço para criar situações de lançamentos perto do cesto, de média distância e de 3 pontos que fomos convertendo com qualidade. Precisamos de correr muito para parar a transição ofensiva do adversário, tivemos uma boa coesão da defesa a meio campo e batemo-nos bem nas tabelas.
Depois tivemos uma segunda parte em que revelámos muita dificuldade em parar o 1×1 adversário e os cortes para o cesto, abalando muito a nossa confiança e consequentemente a levar-nos a fazer mais erros na decisão do Passe, do Drible e do Lançamento. Para além disso, fomos perdendo a chave do coletivo da primeira parte (o facto de estarmos muito ativas a criar espaço e linhas de passe) e as dificuldades em lançar em vantagem foram sendo maiores, contra uma defesa demasiado focada na jogadora com bola. Contudo, apesar de todo este segundo momento bem diferente do primeiro, nunca baixámos os braços, quisemos lutar por cada posse de bola e a Equipa manteve-se unida durante todo o tempo.
Olhamos para trás, para todo o percurso que fizemos até agora no Campeonato Distrital e só temos que estar orgulhosas com o nosso caminho, porque o terminamos muito melhor do que o começámos. A parte ainda melhor é que não vamos querer parar por aqui, podemos, conseguimos e queremos continuar a crescer. O trabalho diário vai manter-se determinante e a forma como o encaramos também. Com isto, queremos mais ainda e no próximo fim-de-semana vamos lutar pela conquista do nosso lugar na Final 6 do Campeonato Distrital.
Jogaram: Ana Marta Neves, Anastacia Okhremenko, Beatriz Seixas, Carolina Seixas, Madalena Picado, Maria Beatriz Dias, Maria Luís Neves, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Salomé Neves e Sara Pereira.
Treinadoras: Leonor Silva e Andreia Branco
Os nossos Sub16 receberam e venceram a equipa da Oliveirense. Um jogo com bons detalhes técnicos ofensivos, mas com períodos de pouca intensidade defensiva.
Poderíamos ter feito melhor em alguns momentos, pois nem sempre fomos esclarecidos no ataque e tivemos muitas falhas a nível de responsabilidades individuais e coletivas na defesa.
Temos os próximos treinos para continuar a trabalhar e nos prepararmos melhores para a nova fase competitiva (Gica 75- 48 Oliveirense).
Parabéns equipa.
Jogaram: João Valente, André Balseiro, André Mourão, André Leitão, João Pereira, Ricardo Pinho, Célio Teixeira, Rafael, Joca, Gustavo Dias, João Pedro, Diogo Marques.
Treinador: Sérgio Silva