História

O Ginásio Clube de Águeda (GICA) foi fundado a 17 de março de 1909, por um grupo de homens dinâmicos e mobilizadores do associativismo da época.

O seu contexto inicial incidia nas atividades sociais, tendo no final da década de 60 a sua viragem histórica e de mobilização da atividade desportiva. Pioneiro da Ginástica, do Basquetebol, do Ténis de Mesa, da Canoagem e do Motocross na região, muito tem contribuído para a dinâmica desportiva do Concelho. Conquistou títulos Nacionais, teve atletas ao serviço das seleções Nacionais e proporcionou o crescimento desportivo e humano a muitas centenas de atletas.

Hoje em dia, o Basquetebol é a modalidade que movimenta mais praticantes e que se pretende assumir como referência do Concelho.

A Secção de Basket do GICA está atualmente a desenvolver um projeto, chamado de Projeto 20|20, que visa atingir 20 objetivos até ao ano de 2020, e que surgiu com a necessidade de desenvolver um trabalho a longo prazo transversal a todas as áreas do basquetebol do clube. O projeto caracteriza pois a política desportiva defendida pela Secção de Basket e norteará o rumo a ser seguido para desenvolver a modalidade no clube.