BASQUETEBOL| Sub14 Masculinos em 4.º lugar na Fase Final da Taça Distrital

– 22 e 23 de junho –

Os sub14 masculinos disputaram a Fase Final da Taça Distrital, começando a prova na meia-final com o CP Esgueira. Era um fim de semana que antevia jogos muito equilibrados entre todos as equipas que participavam já tinha ganho e perdido todos entre si. O Esgueira seria o adversário mais difícil pela agressividade que os caracterizava. A nossa equipa revelou uma atitude muito boa, sempre agressivos, a tentar igualar a intensidade do adversário e a discutir todas as posses de bola. Essa excelente atitude permitiu que estivessemos sempre perto no marcador, empatando nos derradeiros minutos do 4.º período, mas se a atitude foi boa, a mentalidade ainda ficou um pouco aquém. A capacidade de decisão e de superação nos momentos mais importantes não nos permitiu sermos totalmente competentes. Ao deixar de defender depois de dar uma ajuda, ao cometermos perdas de bola ingénuas ou termos receio na hora de lançar ao cestos demos pontos fáceis ao nosso adversário. O resultado final (CP Esgueira 59 – GiCA 49) não espelha aquilo que colocamos em campo.

No segundo dia defrontávamos os Atómicos. Depois da boa atitude da véspera o desafio era mantermos essa mesma atitude e melhorarmos a mentalidade com que íamos disputar o jogo. Conseguimos manter a atitude mas voltamos a falhar na mentalidade. Entramos no jogo com grande energia e muita supremacia ao chegar rapidamente ao ataque e a explorar bem as vantagens, marcamos 19 pontos logo no primeiro período. Infelizmente, não conseguimos manter o acerto e fomos deixando de cumprir a defender. A incapacidade de estar nas linhas de passe e de impedir com que fôssemos ultrapassados pelo jogador com bola penalizou-nos de sobremaneira aliado às perdas de bola inexplicáveis e má decisão na hora de finalizar. Foi faltando sempre mais um drible, mais um passe ou rodar o pulso na hora de lançar ao cesto. Apesar das dificuldades e limitados pelas faltas pessoais discutimos o resultado até ao apito final (GiCA 62 – Atómicos 64).

A equipa tinha pela frente um momento diferente, a oportunidade de competir de forma concentrada, com todos os jogadores envolvidos e podendo culminar de forma produtiva todo o trabalho desenvolvido. Individual e coletivamente colocamos nos dois jogos uma atitude que tem de deixar todos aqueles que nos acompanharam orgulhosos, no entanto a nossa mentalidade tem de crescer. A capacidade de decidir melhor e cumprir as indicações é decisiva para o sucesso individual e coletivo que todos procuram, e só com muitas horas de trabalho, compromisso contínuo, assiduidade e concentração em todos os momentos poderemos conseguir melhorar. E tudo isto sempre juntos, pois nem o gesso, nem os pés magoados impediram os colegas de estar a apoiar. O trabalho segue já no dia seguinte.

É de enaltecer ainda o apoio que tivemos das empresas, Padaria São José da Trofa e o restaurante Verde Alface de Águeda, pela oferta de T-Shirts alusivas a esta final. O nosso muito obrigado.

    Jogaram: João Rodrigues, Tiago Colaço, Daniel DuBosh, Guilherme Pereira, Miguel Costa, Alexandre Fernandes, Rafael Paiva, Martim Santos, Martim Pinto, Afonso Seabra e João Matos.

Treinador: Luís Araújo.

Os comentários estão fechados.