BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 18 e 19 de janeiro –

 

Mais um fim de semana de janeiro e mais equipas a terminarem as suas fases competitivas dos campeonatos distritais. Destaque para as sub14 femininas que, com a vitória em Ovar, garantiram o 3.º lugar do Grupo Nacional e o apuramento direto para a Fase Final Distrital. Os sub14 masculinos venceram o Sangalhos e carimbaram o acesso ao cruzamento para discutir uma das vagas para a sua Fase Final Distrital e as sub16 femininas, ao saírem derrotadas da deslocação ao Galitos terminam o Grupo Nacional e irão disputar ao Torneio Inter-Associações.

Este fim de semana temos de destacar, também, o início da participação da nossa equipa de sub13 mistos no Torneio do Futuro. A opção pela criação desta equipa tem sido de grande sucesso nos últimos 3 anos, lançando bases para os atletas que irão futuramente competir no escalão de sub14, ao mesmo tempo que estreamos sempre mais atletas pela primeira vez no basquetebol.

 

 

Os Sub14 Masculinos realizaram no passado sábado o último jogo da 2.ª Fase do Campeonato Distrital, defrontando a equipa do Sangalhos, em Anadia.

Começamos o jogo como pretendíamos, com uma boa pressão defensiva no portador da bola e saídas rápidas para o ataque, ganhando um bom balanço para o restante jogo, mas nos últimos minutos do 1.º período relaxámos defensivamente e principalmente muitas percas de bola no ataque, aproveitando o adversário para encostar no marcador.

No 2.º período, não aprendemos com os erros do período anterior e cometemos os mesmos erros, indo para o intervalo a vencer por apenas 6 pontos.

Após termos identificado os nossos erros ao intervalo e saber o que teríamos que fazer para alterar o rumo do jogo, a segunda parte foi uma fotocópia da primeira, ganhando balanço no marcador e de repente com más opções ofensivas, passes mal feitos e demasiada individualização dos ataques, aliado ao pouco empenho na defesa do 1×1, fomos dando esperança ao adversário que conseguiria vencer o jogo. Apesar do aperto, conseguimos levar de vencida a equipa do Sangalhos por 44-39.

Uma equipa que pretende vencer um jogo e que tem várias hipóteses de “matar” a partida, não pode ter 35 turnovers.

Jogaram: Pedro Ferreira, Santiago Henriques, Martim Santos, David Silva, João Matos, Afonso Seabra,  Afonso Branco, Rodrigo Santos, João Saraiva, Martim Henriques e André Monteiro.

Treinador: Nuno Brinco

Seccionista: Francisco Santos

 

 

As sub14 femininas do GiCA ao vencer em Ovar na última jornada do Grupo Nacional garantiram o 3.º lugar desta fase e o apuramento direto para a Fase Final Distrital. Foram 10 jornadas de bastante equilíbrio na competição e com algumas atribulações para a nossa equipa, com indisponibilidades e lesões, mas este foi um passo muito importante no progresso do grupo de trabalho, conseguindo bater todas as equipas da competição, Esgueira, Galitos, Beira-Mar e Ovarense, à excepção do 1.º classificado, a AD Sanjoanense. Com a AD Sanjoanense, que irá receber a Fase Final, encurtamos consideravelmente a diferença da 1.ª para a 2.ª volta. O Galitos é a outra equipa apurada automaticamente. As restantes irão disputar um cruzamento com as equipas do Grupo Distrital.

A equipa irá, concerteza, trabalhar afincadamente nas próximas duas semanas de forma consegui chegar o melhor possível a este ponto alto, que é sempre um momento importante para aprender competindo, dando sequência às presenças consecutivas do GiCA nas duas últimas épocas, 2017/2018 em Esgueira, e 2018/2019 no Galitos.

Jogaram: Ana Lucia, Ana Marta Neves, Anastacia Okhremenko, Camila Almeida, Madalena Picado, Margarida Silva, Maria Beatriz Dias,  Maria Luis Neves, Maria Morais, Sara Pereira, Sara Tavares

Treinadora: Leonor Silva

Seccionista: Inês Picado

 

 

A equipa Sub-16 Femininos terminou a sua participação no campeonato distrital, grupo nacional, no passado domingo com a deslocação ao pavilhão do Galitos (Galitos 71-60 GICA/Benetton).

Tivemos bons momentos defensivos, em especial ao nível coletivo, que nos permitiram discutir o jogo durante toda a primeira parte. Contudo alguma falta de rigor nos pormenores e clareza nas decisões para criar vantagem em passe ou drible para o cesto permitiram que o adversário se superiorizasse no decorrer do jogo.

Em género de balanço, a nossa participação ficou aquém dos nossos objetivos, das nossas expectativas, mas acima de tudo aquém do valor da nossa equipa. A parte boa é que este é apenas um momento competitivo, o nosso processo continua, tal como a nossa época. Por isso, agora é tempo de olharmos para o que não esteve tão bem e supera-lo.

Jogaram: Ana Cândida Henriques, Ana Jorge Silva, Bruna Prazeres, Carina Abdulsatarova, Carolina Seixas, Claudia Almeida, Mafalda Lucio, Mara Antunes, Mariana Mendes, Rafaela Pinto e Salomé Neves

Treinadora: Leonor Silva, Beatriz Melo

Seccionista: Sandrine Herculano

 

 

Este fim de semana, a equipa de sub-13 teve o seu primeiro jogo, com a estreia de alguns jogadores em jogos oficiais. Era um jogo que se esperava difícil, mas a nossa equipa mostrou-se com vontade de jogar e determinada a não facilitar o jogo ao adversário. Apesar da derrota por períodos (2-5), todos eles foram equilibrados em pontuação. Durante os vários períodos, tivemos várias jogadas coletivas muito interessantes, conseguindo roubar muitas bolas graças a uma boa defesa e não deixámos o adversário jogar confortável. Em certos aspetos estivemos inferiores, como a recuperação defensiva e as ajudas, devido à inexperiência de alguns jogadores, mas com treino, existe uma grande margem de evolução.

Jogaram: Tomás Santos, Leonor Rodrigues, Lara Marques, Afonso Seabra, Santiago Henriques, Inês Pinto, André Monteiro, Beatriz Fernandes, Martim Henriques, João Saraiva, José Santos

Treinadora: Ana Martins

Os comentários estão fechados.