BASQUETEBOL| RESUMO DESPORTIVO

– 5 a 6 Janeiro –

As nossas equipas de formação regressaram à competição após a pausa natalícia num fim de semana que nos reservava jogos de bastante e emoção e de caráter decisivo em alguns casos. Os sub16 masculinos e as sub19 femininas, com vitórias, garantiram matematicamente o 1.º lugar dos seus grupos distritais enquanto que os sub18 masculinos estão neste momento na luta pelo 2.º lugar e pelo acesso ao Torneio Inter-Associações. Os sub14 masculinos continuam em bom plano na segunda volta do Grupo Distrital, levando de vencida o GD Gafanha. Menos felizes foram as sub16 femininas neste reinício tendo saído derrotadas na deslocação a Vagos, enquanto que as sub14 femininas fecharam o nosso fim de semana com uma vitória em Ovar, num jogo com muita emoção, após prolongamento.

 

A equipa de Sub-16 Femininos começou o ano com a deslocação a Vagos, jogo a contar para o Campeonato Distrital. O desafio era sermos capazes de acrescentar mais ao nosso jogo, fosse nas ações que cada uma realizasse em campo, fosse no trabalho coletivo que impuséssemos. Ficámos, no entanto, aquém do que nos propusemos. Se por um lado conseguimos ser coletivamente agressivas a defender e a criar boas situações de lançamento, fruto de uma partilha da bola e leituras com qualidade, por outro não estivemos lutadoras pelo ressalto fosse ele ofensivo ou defensivo e fomos muito pouco eficazes a meter a bola no cesto. Além disso, ficámos muito condicionadas com as faltas pessoais, porque estávamos a ser agerridas na defesa, mas ao mesmo tempo pouco esclarecidas nas regras a cumprir (Vagos 45 – 39 GICA/Benetton)

Não era de todo a forma que queriamos começar o ano, até porque uma vitória nos poderia colocar cativamente num lugar que, nos permitia ter certezas e aspirações competitivas futuras.

Para a nossa semana precisamos de ser mais, treino a treino e especialmente no próximo jogo.

Jogaram: Ana Cândida, Ana Jorge Silva, Catarina Martins, Claudia Almeida, Ema Braga, Inês Quintal, Juliana Duarte, Mafalda Lucio, Maria Luís Rodrigues, Mariana Pina, Matilde Picado.

Treinadoras: Leonor Silva, Beatriz Almeida

 

Os sub14 masculinos, na recepção ao GD Gafanha tiveram tarefa complicada perante um adversário muito combativo. Tendo liderado toda a primeira parte, o terceiro período foi menos conseguido, destacando-se apenas no marcador nos últimos minutos do jogo fruto de uma melhoria significativa na defesa que nos permitiu construir boas situações de contra-ataque. As falhas em pormenores técnicos no passe e na finalização penalizaram-nos bastante bem como alguma falta de agressividade na disputa das bolas perdidas. Rapidamente temos de regressar a um bom ritmo de treino durante a semana, que nos permita ser bem mais consistentes no fim de semana (GiCA 64 – Gafanha 57).

Jogaram: Tiago Colaço, Daniel Do Bosh, Alexandre Fernandes, João Rodrigues, Martim Pinto, Martim Santos, Sebastião Sant´Anna, Afonso Seabra, João Matos, Guilherme Ferreira, Bernardo Baptista e Rafael Paiva.

Treinador: Luís Araújo.

 

“Jogar um período, perder um jogo”.

Os sub18 masculinos num jogo que poderia ser decisivo para os objetivos da equipa, durante os três primeiros períodos não estivemos em campo. Muito desconcentrados na defesa e atabalhoados no ataque, no fim do terceiro período perdíamos por 18 pontos. No quarto período, como que se fôssemos uma equipa diferente, conseguimos encostar o jogo para os 3 pontos, mas falhámos lançamentos cruciais e nunca invertemos o resultado (GiCA 62 – Gafanha 68). Na próxima semana temos mais um jogo para jogar e… Para ganhar!

Jogaram: Joel Anjos, João Pedro, João Marçal, Miguel Colaço, Ricardo Almeida, Gustavo Dias, Gonçalo Costa, Leonardo Silva, Telmo Tomás, Simão Fragoso e Miguel Almeida.

Treinador: Luís Seixo.

 

Nesta manha de domingo os sub16 masculinos deslocaram-se até Sangalhos para defrontar a equipa local. Entramos mal no jogo permitindo à equipa adversária entrar no ressalto ofensivo e marcar alguns pontos sem oposição, mas com o decorrer do período conseguimos melhorar. No segundo período conseguimos ser melhores que o adversário, com muita pressão a campo inteiro conseguimos roubar bolas e fazer pontos fáceis. Fomos para intervalo a vencer por 9 pontos, vantagem essa que soubemos gerir ate final do jogo. Um jogo em que soubemos sofrer, estar a perder e não perder o foco no processo. Parabéns a todos (Sangalhos 48 – GiCA 57).

Jogaram: Diogo Pereira, André Balseiro, André Mourão, André Leitão, João Pereira, Telmo Tomás, Célio Teixeira, Rafael Loureiro, João Pedro Pereira, Gustavo Dias, Diogo Marques e Rodrigo Idanha.

Treinador: Sérgio Silva.

 

As sub19 femininas deslocaram-se a Oliveira de Azeméis para defrontar o ENESSE num jogo de sentido único. Com uma entrada muito forte da nossa equipa cedo marcamos a diferença, com 16-0 no 1.º período. Pressionamos bastante o adversário o que nos permitia sair rapidamente para finalizar em contra-ataque. Conseguimos movimentar a bola e atacar com boas decisões a defesa zona contrária e apenas alguma ineficácia não nos permitiu avolumar mais o resultado. Na segunda parte, nem sempre mantivemos a intensidade defensiva, o que provocou um desempenho com menos qualidade especialmente no 3.º período, no entanto fomos crescendo até ao final (ENESSE 17 – GiCA/Benetton 65).

Jogaram: Bruna Alves, Filipa Santos, Silvania Mendes, Catarina Castanheira, Matilde Picado, Alexandra Marques, Rita Baptista, Mafalda Trindade, Mafalda Lúcio e Inês Quintal.

Treinador: Luís Araújo.

A equipa de Sub-14 Femininas começou o ano com a deslocação a Ovar para mais um jogo da segunda volta do Campeonato Distrital (ADOvarense 44 – 48 GICA, após prolongamento).

Terminando o ano de 2018 e uma primeira fase da época, numa escalada crescente, semana após semana, heis que trouxemos esse “querer mais” diretamente para 2019. Colocámos em campo uma agressividade imensa a defender, tinhamos claro que precisamos de parar o adversário e ganhar a posse de bola, para sairmos a correr para o nosso cesto, em vantagem. Fomos, no entanto, muito penalizadas com falta pessoais que nos condicionou, desde a primeira parte. Contudo, não foi por isso que a Equipa baixou os braços e que todas sentiram que tinham um papel muito importante e que, o contributo de cada uma, era fundamental e essencial.
No ataque tivemos ainda boas leituras para encontrarmos a jogadora sozinha para lançar ao cesto, contrariando uma defesa adversária com muito (pouco) espaço.
Ter, novamente, a capacidade de disputar o prolongamento com uma boa intensidade, depois de 40 minutos muito guerreiros e com nervos à mistura, foi muito positivo. Melhor ainda é que desta vez, arrancámos um resultado a nosso favor, ao soar do apito final.
A forma como colocámos os pés em 2019 precisa, agora, de acrescentar uma motivação extra ao nosso processo, que muito tem melhorado. Manter em mente que “queremos mais” continua a ser tão essencial como até aqui. Por isso, vamos aspirar a nossa semana desta forma. Bom trabalho Equipa.


Jogaram: Ana Marta Neves, Anastacia Okhremenko, Beatriz Seixas, Camila Almeida, Érica Coelho, Maria Beatriz Dias, Maria Luís Neves, Mariana Mendes, Rafaela Pinto, Salomé Neves, Sara Pereira

Treinadoras: Leonor Silva e Andreia Branco

Os comentários estão fechados.